As pessoas sempre dizem para ser legal com os outros. Mas eles esquecem de mencionar que por causa da bondade excessiva, muitas vezes temos que sofrer.
Há sempre o risco de outros tirarem vantagem de sua natureza gentil. Além disso, se você está constantemente tentando ajudar os outros, pode esquecer de cuidar adequadamente de si mesmo, negligenciar suas próprias necessidades.
Para aprender a dizer não e manter o equilíbrio entre fazer os outros felizes e cuidar de si mesmo, primeiro você precisa entender por que ser legal demais pode ser perigoso.
1. As pessoas se aproveitam da sua gentileza
Se as pessoas em seu círculo de conhecidos o chamam de bondoso, é fácil para elas tirar proveito de sua generosidade. Se eles precisarem de um favor, eles virão até você primeiro.
E tudo isso porque eles sabem que você não recusará ajudar. Mas se você dá tudo aos outros, você não tem mais nada.
2. As pessoas esperam que você sempre faça o que elas mandam
Neste mundo cínico, a bondade é geralmente interpretada como um sinal de fraqueza. Portanto, quando alguém mostra bondade excessiva, as pessoas automaticamente assumem que essa pessoa é facilmente manipulada. E se eles te veem assim, eles esperam que você sempre se submeta à vontade deles, porque eles te veem apenas como uma marionete que pode ser facilmente controlada.
3. Você atrai as pessoas erradas
De acordo com a regra de que os opostos se atraem, as pessoas boas geralmente atraem as pessoas erradas.
Se você se vê cercado por pessoas tóxicas, pode ser porque você tem a mente muito aberta. Do ponto de vista deles, você é uma pessoa fácil de tirar vantagem porque é legal demais para recusar alguém.
4. Você esquece de si mesmo
Se você constantemente coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar, acaba negligenciando a si mesmo.
Há uma dose saudável de egoísmo que não se encaixa no seu conceito de bondade, mas às vezes você só precisa se colocar em primeiro lugar. Caso contrário, as pessoas vão se acostumar a ser uma prioridade e esperar que você faça o mesmo.
5. Você perde o respeito dos outros
Se você deixá-los abusar de sua bondade, eles não terão motivos para te respeitar. Se você não vê a diferença entre bondade e conscientemente deixar os outros tirarem vantagem de seu altruísmo, você nunca ganhará o respeito deles.
6. Você não é bom consigo mesmo
Ao fazer tudo pelos outros, você esquece como é importante ser gentil consigo mesmo. Você está sempre focado em ajudar os outros e, portanto, não vê suas próprias necessidades.
É por isso que você simplesmente não vê que merece compaixão da mesma forma.
7. As pessoas pensam que você não está sendo honesto
Hoje em dia, é extremamente difícil conhecer pessoas realmente legais com alta inteligência emocional. Portanto, é possível que algumas pessoas pensem que sua empatia seja apenas uma máscara. Eles pensam que você não é sincero e que no fundo você tem más intenções.
8. Você nunca tem tempo suficiente para si mesmo
Se às vezes você quer descansar e se cuidar, não pode porque sempre há alguém que precisa de sua ajuda e você não pode dizer não.
Mas, infelizmente, enquanto você tenta agradar a todos, você não tem tempo para cuidar de si mesmo.
9. Você está emocionalmente esgotado
Agradar constantemente os outros e realizar seus desejos pode levar ao desgaste emocional frequente. Você gosta de fazer os outros felizes, mas isso o enche de ansiedade e preocupação insuportáveis. Isso realmente vale a pena?
10. Seu coração está cheio de ódio
Se as pessoas continuarem esperando que você venha em seu auxílio sempre que precisarem de você, mais cedo ou mais tarde você se cansa de ser tratado assim. Você sente que está fazendo todo o possível por eles e que merece ser tratado com respeito.
Mas, na realidade, nem sempre funciona assim porque as pessoas não dão valor à sua bondade. E isso desperta raiva e ódio em você.
Compartilhe esse post com seus amigos para que eles também aprendam que ser bonzinho demais, nem sempre é vantajoso!