Baratas em casa? Essas 5 plantas podem ser a solução

Os insetos fazem parte do equilíbrio natural do meio ambiente. Moscas, mosquitos e baratas desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar. No entanto, a sua presença nas residências pode revelar um problema de saúde, uma vez que funcionam como vetores de agentes patogénicos, o que pode afetar a qualidade dos alimentos e até mesmo a saúde de quem ali vive.

Existem cerca de 45 patógenos que podem ser transmitidos de forma mecânica e natural, principalmente bactérias, fungos protozoários, helmintos e vírus.

O manjericão é uma das plantas aromáticas que tem diversas finalidades. Entre eles, mantenha as baratas afastadas, pois seu cheiro intenso incomoda. Veja abaixo outras plantas que vão manter as baratas bem longe de sua casa.

Plantas que funcionam como inseticidas naturais

1. Manjericão

O clássico da cozinha também possui propriedades em sua composição que ajudam a afastar as baratas de casa. O manjericão, que é sensível ao frio e precisa de muito sol, é um dos preferidos para começar uma horta caseira, pois não requer muitos cuidados, além de regas constantes. Mas poucos sabem que funciona como inseticida natural. Seu cheiro espanta as baratas.

Para tornar a sua utilização mais eficaz, é recomendado colocar perto de portas, janelas e da cozinha. Lugares onde normalmente entram baratas.

2. Hortelã

Assim como o manjericão, a hortelã funciona como inseticida devido ao seu odor característico, que, embora atraente para o homem, pode incomodar insetos, incluindo baratas e formigas.

Esta planta, que necessita de rega abundante (sem alagamento) e exposição ao sol, é outra planta essencial se gosta de cheiros aromáticos e quer aproveitar as suas propriedades para decorar a sua casa, utilizá-la em receitas e combater baratas. Tanto em jardins como em interiores é de fácil manutenção.

3. Lavanda

Chamando a atenção pelas flores violetas e pelo cheiro intenso, a lavanda é uma das plantas que podem ser cultivadas tanto industrialmente quanto ornamentalmente. Para o lar, traz múltiplos benefícios. 

Segundo o Ministério da Saúde, seus caules com folhas e flores são utilizados no combate a distúrbios nervosos como insônia, palpitações e dores reumáticas como os sintomas gerados por laringites, bronquites e resfriados devido à sua ação balsâmica.

4. Alecrim

Assim como a lavanda, o alecrim não é apenas uma planta aromática e bonita, mas também lhe são atribuídas propriedades antiinflamatórias, diuréticas, antioxidantes, bactericidas, antisépticas e cicatrizantes.

Quanto aos cuidados, requer muito sol, mas pouca água; dependendo das condições climáticas, pode ser regado de duas a três vezes por semana. Porém, fique de olho no seu estado, procure ter cuidado com a umidade, garanta uma boa drenagem. Pode ser plantada ao ar livre ou dentro de casa.

5. Crisântemo

Um dos pesos pesados ​​contra as baratas são os crisântemos. Essa planta, que produz flores amarelas, laranja, vermelhas, brancas e rosas, tem vantagem entre as espécies que funcionam como inseticidas naturais.

Esta planta é ideal tanto para exterior como para interior. É resistente, mas não é recomendado expor ao sol direto. Necessita de regas frequentes, embora seja necessário ter cuidado com o excesso de água.

Deixe um comentário