10 Dicas para controlar a raiva quando as coisas saem do controle

10 Dicas para controlar a raiva quando as coisas saem do controle

A raiva é uma emoção humana natural. Embora às vezes possa ser um ótimo combustível que o impulsiona a fazer mudanças positivas e alcançar coisas novas, você raramente toma boas decisões quando vê o mundo com raiva.

Somente quando você se acalma o suficiente para ver com clareza e canalizar sua raiva de maneira positiva, isso o faz bem. Ser capaz de controlar sua raiva, em vez de permitir que ela o controle, é vital.

A raiva só perde tempo que você poderia usar para corrigir a situação que a causou. Embora seja bom desabafar e expressar suas emoções, os acessos de raiva raramente ajudam alguém e devem ser deixados para as crianças.

Com isso em mente, é importante ter alguns truques na manga, aos quais você possa recorrer quando sentir a raiva aumentando.

Esses truques podem evitar que a raiva se apodere de você e o leve a um estado mental mais racional, no qual você possa tomar decisões sensatas.

10 Dicas para controlar a raiva:

1. Respire

É incrível como é fácil esquecer de fazer algo tão simples e instintivo como respirar quando você fica com raiva. 

Concentre-se em respirar profundamente, inspirar e expirar, sentindo o peito subir e descer. Isso significa que você não pode se concentrar totalmente no que está deixando você com raiva.

Encha os pulmões até a borda e, em seguida, esvazie lentamente e repita pelo tempo que for necessário.

Isso ajuda a combater a tensão em seu corpo quando você está com raiva. Isso dá ao seu cérebro algo mais para fazer, em vez de repetir os eventos em sua mente indefinidamente.

2. Reconheça sua raiva como uma emoção passageira

Lembre-se sempre de que, por mais fortes que sejam as emoções que você está experimentando agora, elas passarão. Eles não definem você.

Lembre-se de que você pode dominar e controlar sua raiva. Você está no controle de sua mente e de suas emoções; elas não estão no controle de você.

3. Se afaste da situação

Saia ou vá para outro ambiente. Basta colocar um espaço entre você e a pessoa que o deixou com raiva.

Se puder, dê uma volta no quarteirão ou no parque. É surpreendente a diferença que uma pequena mudança de cenário ou ambiente pode fazer.

4. Tire isso de seu peito

Suprimir sua frustração nunca é saudável, então certifique-se de expressar como você se sente de alguma forma.

Ligue para um amigo, seu parceiro ou até mesmo sua mãe para discutir a situação. Se preferir guarde para você, escreva.

Você descobrirá que verbalizar exatamente o que está sentindo é essencial para colocar as coisas em perspectiva.

Se você decidir compartilhar com alguém, tente não levantar a voz, mas explique as coisas o mais calmamente possível.

5. Ouça música

A música pode ter um efeito fenomenal em nosso humor, especialmente quando nossas emoções são intensas. 

Seu corpo pode entrar em sintonia com o ritmo da música, relaxando automaticamente quando uma música suave toca e enchendo você de energia quando o ritmo aumenta. 

As músicas também podem ser catárticas, fortalecedoras, edificantes ou o que você precisar no momento. Usar a música para relaxar o corpo e a mente pode ser muito eficaz e fácil. Saiba mais sobre como usar a música para aliviar o estresse.

6. Alongue, dance, faça exercícios…

O exercício é ótimo para a raiva. Coloque seus tênis de corrida e vá para o chão, ou faça 10 minutos de ioga. Qualquer coisa física ajudará a dissipar seus sentimentos.

É difícil ficar com raiva durante o exercício, e você pode se lembrar de seu próprio poder e capacidades.

Dançar é uma maneira particularmente boa de se refrescar, especialmente se você não tem tempo para um treino completo.

Basta colocar sua música favorita e dançar pela sala, de preferência cantando em voz alta.

É uma distração maravilhosa que lhe dá a chance de se acalmar.

7. Contagem regressiva até 100

Às vezes, você precisa dar ao seu cérebro outra tarefa em que se concentrar para dar ao seu corpo uma chance de se acalmar.

Contar de 0 até 100 ocupará seu cérebro por quase dois minutos. Dois minutos de paz. Conte em voz alta ou apenas sussurre.

8. Visualize seu lugar feliz

Algumas pessoas acham que a maneira mais eficaz de se acalmar é invocar a lembrança de algum lugar tranquilo. Em algum lugar você estava feliz.

Feche os olhos e visualize aquele lugar, seja o topo de uma montanha ou uma praia deserta ou apenas invente sua paisagem ideal, adicionando os pequenos detalhes à medida que avança até a cor das flores. A paisagem natural é sempre a melhor para o acalmar.

9. Evite falar sem pensar

Quando você está com raiva, é muito tentador ver tudo em preto e branco, mas não adianta. Quando você tiver um monólogo interior ou desabafar com outra pessoa, lembre-se de ver as coisas em tons de cinza.

Claro, às vezes a vida é injusta e outras vezes as pessoas fazem coisas ruins, mas as palavras “sempre” e “nunca” não vão te ajudar.

Pare cada vez que as disser, para não acabar se convencendo de que a situação é pior do que realmente é.

10. Mude seu foco mentalmente

Depois que você começar a acalmar seu corpo por meio de exercícios respiratórios, visualizações, atividade física ou outros meios, mudar o seu foco pode te ajudar a relaxar ainda mais a sua mente e permitir que você aborde as coisas de um estado de espírito diferente. Existem algumas maneiras diferentes de alterar:

  • Você pode se concentrar no que você aprecia em sua vida; Manter um diário de gratidão é ótimo para isso!
  • Você pode tentar ver as coisas de uma perspectiva diferente, usando técnicas como reenquadramento cognitivo.
  • Fale com um bom amigo em quem você confia ou com um terapeuta que possa lhe oferecer outra perspectiva.

Qual método você usa para se acalmar?

Deixe uma resposta