9 Dicas para parar de se preocupar com o que você não pode controlar

9 Dicas para parar de se preocupar com o que você não pode controlar

Você é o tipo de pessoa que sempre se preocupa com o que as pessoas pensam de você ou de suas ações? 

Você sempre pensa sobre seus erros do passado e coisas que você poderia ter feito de forma diferente? 

Se estressar com essas coisas é normal. Na verdade, todo mundo tem a tendência de se preocupar com coisas sobre as quais não têm controle e é mais fácil falar do que fazer para parar.

No entanto, esse hábito só vai causar estresse, ansiedade e depressão. É por isso que você precisa se ajudar a quebrar esse hábito. É difícil fazer, mas é possível. Aqui estão algumas maneiras eficazes de você praticar para parar de se preocupar com as coisas que não pode controlar.

1. Aprenda a se deixar levar.

A principal fonte de frustração e infelicidade é não ser capaz de desistir. Claro, deixar ir é sempre difícil, mas lembre-se de que sempre há coisas que você não pode mudar. 

Chegou tarde? Você fez algo que machucou alguém? Isso acontece com todo mundo! Você não pode voltar no tempo. O que você pode fazer é aceitar a consequência e deixá-la ir. Só então você pode seguir em frente e se concentrar no que fazer a seguir.

2. Concentre-se nas coisas que você PODE controlar.

Como regra geral, você deve olhar para dentro em vez de para fora para encontrar as coisas sobre as quais tem controle. Se você errou no passado, pense nas coisas que pode fazer agora para corrigir.

Se há coisas que você não pode controlar, também há muitas coisas que você ainda pode mudar. Portanto, escolha o que vale seu tempo e esforço.

3. Saia da sua zona de conforto.

Outra forma de parar de se preocupar é ter coragem de fazer algo diferente. Abra-se para o mundo. Conheça pessoas, experimente coisas novas, mantenha sua cabeça erguida e se surpreenda com as coisas que você realmente é capaz de fazer. 

Sair da sua zona de conforto pode certamente fazer a diferença na maneira como você vê as coisas.

4. Se esforce para se tornar uma pessoa melhor.

Em vez de se concentrar em coisas que você não pode controlar, como agradar a todos, tente se tornar uma pessoa melhor, não para ninguém, mas para você mesmo. Aprenda com seus erros do passado. 

Você pode não ter controle sobre suas decisões anteriores ou quem pode ficar e sair de sua vida, mas você sempre tem a oportunidade de fazer melhor e se tornar uma pessoa melhor.

5. Cerque-se de pessoas positivas.

Positividade e felicidade são contagiosas. Você já entrou em uma sala cheia de pessoas vibrantes, felizes e sorridentes e se sentiu imediatamente positivo? 

Da mesma forma, você já se viu cercado por um grupo de pessoas negativas, infelizes e fartos? Você vai descobrir que as emoções das outras pessoas vão passar para você e terá um impacto sobre a maneira como você se sente.

Escolha a companhia de pessoas felizes, positivas e motivadas e você não pode deixar de absorver um pouco dessa positividade!

6. Esteja aberto a mudanças.

Quando estamos abertos a mudanças, construímos confiança. Estar aberto a mudanças não significa que iremos mudar definitivamente, ao contrário, significa que estamos dispostos a comparar uma crença atual com uma nova e determinar qual é a verdadeira.

Se decidirmos aceitar a nova crença, ficaremos felizes e confiantes com nossa escolha.

7. Evite culpar a si mesmo

Algumas coisas estão além do nosso controle, então não se culpe inteiramente.

Você pode ter feito algo imaturo no passado, mas ainda tem a chance de aplicar as lições que aprendeu. Culpar a si mesmo não fará nenhum bem. 

Não seja muito duro consigo mesmo. Em vez disso, inspire-se em pessoas que passaram por muita coisa. Acredite que você também pode melhorar.

8. Pratique a atenção plena.

Tente fechar os olhos. Respirar. Para meditar. Manter o foco. Adquira o hábito de meditar por 5-10 minutos todos os dias. Assim que fizer parte da sua rotina, você perceberá como é benéfico para você.

9. Experimente um estilo de vida saudável.

Seu estilo de vida pode ser a fonte de seus próprios problemas. Por exemplo, você está preocupado em ganhar tanto peso, mas não está fazendo nada a respeito. 

Que tal dar alguns pequenos passos? Tente fazer exercícios todos os dias. Evite comer muito fast food. Beba mais água. Durma o suficiente. Às vezes você pensa que não pode fazer isso, mas seu verdadeiro inimigo é você. Então, comece a se reconciliar consigo mesmo.

Deixe uma resposta