10 Dicas para desbloquear a sua criatividade e ter ideias geniais

10 Dicas para desbloquear a sua criatividade e ter ideias geniais

Algumas pessoas trabalham em atividades que exigem diretamente a exibição de sua criatividade, como músicos, escritores, artistas visuais e designers gráficos. Outros não precisam disso, mas ainda é bom saber como desbloquear a criatividade quando você precisar.

Os bloqueios criativos são comuns nos dois casos: nos que deles dependem e na inspiração para o dia-a-dia; e naqueles que de repente desejam iniciar uma atividade artística ou realizar uma ideia que tiveram há muito tempo e se encontram com a mente em branco diante do papel ou da tela. 

Essas dicas irão te ajudar a enfrentar um bloqueio criativo e aproveitar o potencial que todos nós temos dentro de nós.

1. Preencha uma folha em branco

Os artistas falam da síndrome da folha em branco para se referir à ansiedade que surge ao começar a escrever, ao fazer um desenho, ou ao começar do zero com o desenvolvimento de qualquer nova ideia. 

Pode ter ocorrido a você que começar a escrever a primeira frase de um texto lhe custou muito trabalho, mas você começou a escrever sem parar. O mesmo pode acontecer ao iniciar qualquer atividade. 

Para superar o “medo da folha em branco”, preencha-a com o que você tiver em mãos. Se você tiver que escrever, escreva palavras individuais que vêm à mente, você pode até escrever os nomes dos objetos que estão ao seu redor. 

Se você tiver que desenhar ou fazer um design, comece a partir de qualquer imagem, que pode ser apenas uma figura. Trabalhar a partir de qualquer palavra, forma ou som e começar a modificá-lo é sempre mais fácil do que inventar do zero.

2. Fale sobre sua ideia

A melhor maneira de dar vida a uma ideia é compartilhá-la com outras pessoas. Se você tem uma ideia básica para um projeto, mas não sabe como iniciá-lo, diga a um amigo do que se trata. Em vez disso, se você precisa de uma ideia, de trabalho, por exemplo, mas não consegue pensar em nada, converse sobre o problema. 

Se você começar a explicar o seu problema, verá que aos poucos as ideias se ordenarão e começarão a surgir.

3. Seja positivo

Parece muito básico, mas muitas vezes para desbloquear a criatividade o que você precisa é se convencer. 

Afaste os pensamentos negativos e o medo de não conseguir chegar a tempo ou de que nada te ocorra, pois esse medo é o único impedimento para que os pensamentos fluam. 

4. Medite por um minuto

Você já chegou ao ponto de pensar que deveria reiniciar seu cérebro como se fosse um computador? Meditar é a maneira de fazer isso. Com um simples exercício de meditação de um minuto, você pode limpar sua mente de todas as ideias que o estão pesando, deixando espaço para que novas surjam. 

Mesmo que você gaste 5 ou 10 minutos em meditação, será muito menos tempo do que você gastaria se continuasse tentando sem descansar sua mente, e o benefício será imediato.

4. Tire fotos

Tirar fotos é um ótimo exercício para despertar a criatividade, pois vai te ajudar a ver o mundo de uma forma diferente e encontrar novos detalhes que você nunca havia notado antes. 

Tire fotos da sua casa, do seu bairro ou saia com sua câmera para uma caminhada. Isso o ajudará a se surpreender novamente com o mundo ao seu redor, e isso o tornará mais criativo.

5. Olhe para coisas bonitas

Dizem que a beleza gera beleza. Quando você sentir que não consegue ter nenhuma ideia, encontre pinturas de seu artista favorito e dê uma olhada nelas, ou pegue seu livro favorito e leia duas páginas ao acaso. Você também pode ouvir um álbum que não ouve há mais de um ano. 

Se você prestar atenção à arte e pensar no que mais gosta em seus artistas favoritos, começará a ter ideias para aplicar no que está fazendo.

6. Mantenha um diário de ideias

Talvez aconteça com você que, ao pensar em grandes ideias, você tem certeza de que se lembrará delas mais tarde, mas elas não aparecem quando você realmente precisa delas. 

Isso deixaria de acontecer com você se adquirir o hábito de carregar um pequeno caderno com você para usar como um diário de ideias. Anote tudo o que lhe ocorrer durante seus picos criativos, mesmo que esteja na rua, dormindo ou até mesmo em uma festa. Esses são os momentos de maior criatividade.

Quando estiver sentado à sua mesa, basta revisar o caderno e encontrará suas ideias prontas para serem colocadas em prática.

7. Olhe ao seu redor

Tudo ao seu redor pode lhe dar uma ideia, mas você pode não estar prestando atenção a ela. 

Feche os olhos e se levante ou se vire na cadeira. Em seguida, abra-os. O que está na sua frente? Talvez você abra os olhos e veja uma xícara que está lá desde a manhã, uma mancha na parede, os cabos que conectam o computador, uma planta que está crescendo ou uma revista que está sobre a mesa. Concentre-se em qualquer um desses objetos e pergunte-se: alguma ideia pode vir daqui?

8. Faça um calendário de coisas divertidas

Se a falta de criatividade o ataca com frequência, o que você precisa não é um exercício para se desbloquear em um determinado momento, mas para começar a pensar no seu dia a dia de uma forma mais criativa. 

Pense em 7 coisas divertidas que você deseja fazer há muito tempo: plantar uma árvore, começar a ler um novo livro, tirar fotos em um parque, visitar uma nova livraria que você ainda não visitou… faça um plano para fazer uma dessas coisas todos os dias, por uma semana. 

Com certeza você chegará na segunda-feira seguinte com sua criatividade muito mais desperta!

9. Visite um lugar que você não conhece

Quando viajamos e vamos a novos lugares, nossa criatividade é despertada. Mas você não precisa tirar férias: procure espaços públicos na sua cidade que você não conhece ou simplesmente pegue o trem e desça em uma estação que você nunca esteve e dê um passeio por aquele bairro. Você voltará renovado, mesmo que tenha viajado apenas meia hora de casa.

10. Abra um livro em qualquer página

Este divertido exercício vai te surpreender: quando você tiver um problema que não sabe resolver ou quando precisar de uma ideia e não a tiver, pegue qualquer livro da biblioteca, se concentre na resposta de que precisa e abra em uma página aleatória. 

Leia a primeira frase que aparece diante de seus olhos. Muitas vezes o resultado irá te surpreender, e você sentirá que a ideia que estava procurando veio até você.

Deixe uma resposta