11 Dicas fantásticas para aproveitar ao máximo sua própria companhia

11 Dicas fantásticas para aproveitar ao máximo sua própria companhia

Há uma grande diferença entre estar sozinho e se sentir solitário. A solidão é um sentimento negativo de isolamento, tristeza e carência geral. Mas, ser solteiro não significa que você deva se sentir só, pelo contrário! 

O tempo sozinho pode ser cultivado e se tornar algo agradável e tranquilo. Você pode transformar as horas gastas sozinho em um tempo de recarga e crescimento, em vez de esperar que “algo” aconteça.

Essas 11 dicas sobre como aproveitar ao máximo seu tempo sozinho irão te inspirar a criar momentos espetaculares em sua própria companhia.

1. Mude a narrativa

Como sociedade, estamos condicionados a valorizar a socialização. Ter amigos e estar com eles é um sinal de que você é alguém… bem, vale a pena ter amigos. 

Não quero subestimar as amizades, apenas ressaltar que querer passar um tempo sozinho é perfeitamente normal e necessário

2. Programe o horário

Para algumas pessoas, a agenda lotada de compromissos diários simplesmente não tem espaço suficiente para acrescentar um tempo de qualidade. 

Se for esse o caso, você pode adicioná-lo à agenda, como faria em um almoço com um amigo. Dessa forma, você dá ao seu tempo sozinho um lugar de importância, e não apenas um preenchimento entre eventos. É uma escolha consciente que você está fazendo para o seu próprio bem-estar.

3. Fique longe das redes sociais

Um dos maiores assassinos de humor (e desperdícios de tempo), quando você relaxa sozinho, são as redes sociais. Ver o que outras pessoas estão fazendo ou verificar e-mails pode perturbar sua tranquilidade.
Se você já reservou um tempo para desfrutar da sua própria companhia, estaria fazendo um favor a si mesmo ao desligar o telefone.

4. Seja criativo

Estar sozinho é o momento perfeito para deixar seus pensamentos vagarem. Raramente temos a capacidade de pensar livremente sem interrupções externas. Dê vazão aos seus pensamentos e ideias, praticando seu campo criativo de escolha. Pode ser um diário, pintar, cozinhar, tocar um instrumento ou até mesmo pequenos reparos domésticos. Ser criativo é um dos sentimentos mais gratificantes que existem.

5. Fale e ouça a si mesmo

O tempo que você gasta só lhe dá a oportunidade de processar coisas que aconteceram enquanto você estava no mundo social. 

Preste atenção aos pensamentos e emoções que surgem e que você pode não ter notado antes. Essa consciência também pode fazer você se sentir mais presente e envolvido em suas próximas interações sociais.

6. Planeje com antecedência

Planeje seu dia, semana ou ano. Talvez até sua próxima viagem. Descubra quais são seus objetivos pessoais e como você deseja alcançá-los. 

Cuide primeiro dos objetivos de curto prazo e, em seguida, certifique-se de que está no caminho certo para os objetivos de longo prazo.

7. Saia

Há algo muito libertador e especial em fazer algo que você normalmente faria com outras pessoas, sozinho. Vá ao cinema, saia para jantar ou visite um museu. Ninguém vai pedir “um pouco” de suas batatas fritas ou discutir sobre qual filme assistir. 

Pode ser assustador no início, e alguns de nós podem perceber que estamos em espaços públicos por conta própria. Pode ser útil lembrar que as pessoas não estão tão comprometidas com você quanto você pensa. Eles estão apenas fazendo suas coisas, assim como você.

8. Observe

Se você decidiu sair e tomar um café, ou qualquer outra atividade “externa”, não pegue seu telefone ou tablet e finja que está ocupado. Olhe ao seu redor, olhe para as pessoas, olhe para o céu e para a rua. Você ficará surpreso com as coisas que verá.

9. Aprenda algo novo

Todos nós precisamos descansar às vezes, mas evite gastar todo o seu tempo sozinhos no ócio. Você sempre quis aprender um idioma ou tocar um instrumento? Não há melhor momento para começar! Usar seu tempo sozinho para aprender uma nova habilidade é gratificante e importante. 

10. Faça coisas malucas

Faça todas as coisas que provavelmente não faria com alguém ao seu redor. Cante, dance, ande sem calça em casa. A melhor coisa de morar sozinho, ou pelo menos passar uma noite sozinho, é ter essa liberdade.

11. Perceba que você é autossuficiente

Um dos maiores benefícios de estar confortável consigo mesmo é que isso o torna mais atraente para os outros! Aprender a confiar em si mesmo leva a um sentimento de independência e confiança. 

Não há nada de errado em confiar em seus entes queridos quando você precisa, mas confiar em si mesmo é uma habilidade inestimável.

Deixe uma resposta