20 Lições do livro “Pai Rico, Pai Pobre” de que você precisa aprender se quiser ficar rico

20 Lições do livro “Pai Rico, Pai Pobre” de que você precisa aprender se quiser ficar rico

“Pai Rico, Pai Pobre” é um livro indispensável para aprender sobre finanças pessoais, pois explica maneiras inteligentes de escapar desse ciclo vicioso, no qual as pessoas trabalham arduamente por toda a vida, mas ainda assim não conseguem concluir seus objetivos. O autor chama essa situação de “corrida de ratos”.

Portanto, vamos compartilhar algumas das lições mais importantes para você se tornar financeiramente independente.

1. Os ricos não trabalham por dinheiro, o dinheiro trabalha para eles.

A maioria das pessoas trabalha para sobreviver; se tiver problemas financeiros, espera ou pede um aumento; Ou então, procuram outro emprego com um salário maior, têm outro emprego, trabalham mais duro, pensando que apenas o salário vai resolver seus problemas.

Os pobres geralmente estudam para tirar boas notas e encontrar um emprego seguro em uma grande empresa. O pobre procura segurança por medo de não conseguir pagar suas contas, medo de ser demitido, medo de não ter dinheiro suficiente, medo de recomeçar.

Em vez disso, os ricos “ganham dinheiro” e não trabalham para ganhá-lo. Ou seja, eles adquirem ativos que são o que geram renda.

2. A maior riqueza é a sua educação (financeira).

Se as pessoas estiverem preparadas para ser flexíveis, manter a mente aberta e aprender, elas ficarão mais ricas. Se eles pensam que o dinheiro resolverá seus problemas, temo que essas pessoas terão problemas no futuro. A inteligência resolve problemas e produz dinheiro. Dinheiro sem inteligência financeira é perdido rapidamente, Robert Kiyosaki nos diz.

Aprenda tudo sobre contabilidade, investimentos, mercados, leis, negócios, marketing, liderança, redação, falar em público e comunicação. Aprenda também tudo que lhe interessa.

3. Trabalhe para aprender, não para ganhar dinheiro.

Encontre um emprego onde possa aprender as habilidades acima.

4. Você deve saber a diferença entre um ativo e um passivo e deve adquirir ativos.

Um ativo é algo que coloca dinheiro no bolso.

Um passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.

Os ricos adquirem ativos (títulos e investimentos) e os pobres adquirem passivos (compromissos e obrigações).

5. Reduza suas despesas ao máximo

Reduza suas responsabilidades. 

6. Crie seu próprio negócio.

A maioria das pessoas trabalha para os outros, e não para si mesmas. Muitas pessoas acabam não tendo nada no final de sua fase ativa. Portanto, construa seu negócio. 

De acordo com Kiyosaki, um bom negócio é aquele que não requer a sua presença. Eles são caracterizados porque você é o proprietário, mas é dirigido ou gerenciado por um terceiro. Se você tem que trabalhar lá, não é seu negócio, é seu trabalho.

7. Reinvestir seus ganhos.

O retorno gerado por seus ativos deve ser investido novamente em outros ativos. Não pense em como obter mais receita, mas procure ativos mais valiosos, então você deve repetir o ciclo. 

8. Luxos são a última coisa em que você deve gastar.

Um verdadeiro luxo é uma recompensa que surge como resultado de ter adquirido e desenvolvido um verdadeiro investimento.

9. Não deixe seu dinheiro apenas para um consultor.

Aprenda a investir, pois ninguém pode fazer isso melhor do que você.

10. Você se torna o que você estuda.

Escolha seu material de estudo com cuidado e leia muito.

11. Não existe nenhum homem rico que em algum momento não tenha perdido dinheiro.

Você tem medo de investir por medo de perder seu dinheiro. Portanto, muitas vezes os pobres nunca perdem nada, porque não arriscam nada.

Significa que os ricos investem e aprendem a lidar com o medo de perder. Além do mais, o fracasso os inspira, não os derrota. Não tenha medo de perder, apenas esteja preparado para admitir e aprender com o fracasso. Nada é perfeito.  

12. Controle suas emoções.

Não deixe que os medos ou opiniões das pessoas influenciem suas ações.

13. Faça muitas ofertas.

É raro o preço ser inferior ao valor de um ativo. Se você oferecer, poderá encontrar uma pechincha. Muitas pessoas desesperadas aceitam quase tudo.

14. Cerque-se de vencedores.

Se reúna com pessoas mais inteligentes do que você e você poderá aprender com elas.

15. Dizer “Não tenho dinheiro para isso” desliga seu cérebro.

Melhor se perguntar “Como posso pagar por isso?”, isso abre seu cérebro. 

16. Invista primeiro.

A cada mês, primeiro invista uma certa quantia de dinheiro de sua renda para gerar ativos e, em seguida, pague suas dívidas. Ter pouco dinheiro pode ser uma boa estratégia para ficar alerta. 

17. Sonhe grande, seja claro sobre seus objetivos.

Responda a perguntas como: “Por que você quer ganhar mais dinheiro? Porque não quero trabalhar minha vida inteira. Quero ter controle sobre como posso usar meu tempo. Além disso, quero apoiar financeiramente meus pais porque eles me ajudaram por toda a minha vida.

18. Desenvolva suas habilidades de escuta.

Ouvir é mais importante do que falar. Não discuta, é melhor perguntar, obtenha todo o conhecimento que puder dos outros.

19. No mercado: não siga a multidão e não tente cronometrar o mercado.

20. Os lucros são obtidos quando você compra, não quando você vende.

Deixe uma resposta