Trabalho, problemas pessoais ou uma má noite de sono podem levar a sonolência, fadiga e cansaço. No entanto, quando você se sente cansado o tempo todo e por um período prolongado, há certas causas físicas, psicológicas ou comportamentais por trás da exaustão.

Embora estar permanentemente cansado possa parecer um normal para quem tem uma vida agitada, mas a exaustão perpétua pode ser um sintoma da síndrome da fadiga crônica ou de outras condições subjacentes. É essencial identificar as razões pelas quais você sente esse sentimento cansaço constante; portanto, listamos abaixo as mais comuns.

17 Motivos pelos quais você sente cansaço

1. Anemia: É causada por uma deficiência de ferro e reduz o fluxo de oxigênio para o corpo, causando tonturas, frio e dores de cabeça. Segundo dados da OMS, 1620 milhões de pessoas sofrem em todo o mundo, o que corresponde a 24,8% da população. 

A maior prevalência ocorre em crianças pré-escolares, embora o grupo populacional com as pessoas mais afetadas seja o de mulheres não grávidas.

2. Doença celíaca: Se você sofre de doença celíaca, uma condição causada por danos no revestimento do intestino delgado que provém de uma reação à ingestão de glúten, a fadiga é um dos sintomas extraintestinais da doença, aos quais se juntam outros, como dores musculares ou das articulações, dor de cabeça e depressão.

3. Síndrome da fadiga crônica: Essa síndrome afeta milhões de pessoas, também conhecida como “doença sistêmica devido à intolerância ao esforço”. 

Suas causas são desconhecidas, embora existam muitas teorias, variando de infecções virais a estresse psicológico. Independentemente da causa, é essencial consultar um profissional médico.

4. Diabetes: Se você tem níveis elevados de açúcar no sangue, seu corpo é menos eficiente na entrega de nutrientes e oxigênio aos tecidos musculares e sistemas orgânicos. Sem os recursos de que precisam, eles podem fazer com que você se sinta mais lento e cansado.

5. Obesidade: Se você estiver acima do peso, existem várias razões pelas quais você pode sentir fadiga excessiva. Além disso, o risco de sofrer síndrome metabólica e as condições correspondentes, como diabetes, é maior.

6. Infecção do trato urinário: Uma infecção do trato urinário, como cistite, pode causar fadiga, dor e irritabilidade, além de causar falta de sono. Geralmente é tratado com antibióticos e os sintomas desaparecem dentro de alguns dias.

7. Doença cardíaca: Quando sua saúde cardiovascular é comprometida, a respiração fica mais agitada e o esforço físico é mais difícil, levando à exaustão.

8. Febre glandular: Também conhecida como mononucleose infecciosa, é uma doença comum em adolescentes e adultos jovens, cuja recuperação leva algumas semanas. Se você sofrer com isso, um dos principais efeitos colaterais é a fadiga crônica, que geralmente pode durar até seis meses após o diagnóstico original, mesmo após o tratamento. Portanto, é importante consultar um médico. 

9. Gravidez: Carregar peso extra e sofrer alterações hormonais e físicas da gravidez pode ser cansativo. No entanto, você não deve se preocupar, já que é um sintoma normal de uma gravidez saudável, seu corpo está simplesmente exigindo mais descanso. A maioria das mulheres tem esse sintoma no primeiro e terceiro trimestres da gravidez.

10. Hipotireoidismo: O cansaço no paciente com hipotireoidismo é a manifestação mais marcante da alteração do sistema muscular, constituindo o principal sintoma que nos alerta sobre a condição. As estatísticas revelam que mais de 90% das pessoas com hipotireoidismo se sentem cansadas, muito cansadas ou extremamente cansadas.

11. Apneia do sono: A apneia do sono é um problema de saúde em que a pessoa passa de um sono profundo a um sono leve quando há uma pausa na respiração ou quando a respiração se torna superficial. O sono é interrompido e de baixa qualidade, além de mal reparado, o que afeta a fadiga da manhã ou a fadiga ao longo do dia.

12. Ansiedade: Se você tem um alto nível de hormônios do estresse no corpo, como cortisol ou adrenalina, é mais difícil para o corpo relaxar e se reparar, o que causa dificuldades para dormir e equilibrar os níveis de energia. Ansiedade e distúrbios nervosos são algumas das principais causas de cansaço o tempo todo.

13. Depressão: Embora caracterizada por diferentes sintomas, fadiga, exaustão, tanto física quanto mental, são constantes na depressão, manifestada no sentimento permanente de apatia e fadiga mental que o impede de realizar tarefas diárias normalmente. Mesmo se você quiser dormir o dia todo, a insônia geralmente pode se manifestar como um sintoma secundário.

14. Estilo de vida sedentário: As escolhas de estilo de vida também podem ser a causa de sua exaustão, pois uma dieta pobre, uso excessivo de álcool ou drogas, instabilidade no horário ou falta de rotina podem levar a períodos prolongados de cansaço.

15. Abuso de álcool: Se você consumir álcool regularmente, seu corpo precisará de mais tempo para eliminar toxinas e se recuperar de um abuso de fígado. Como resultado, esse problema pode causar sentimentos de exaustão e falta de foco cognitivo.

16. Dieta pobre: Se você não comer adequadamente, seu corpo não terá os recursos necessários para funcionar adequadamente, o que pode levar a deficiências nutricionais ou a uma falta básica de energia para tarefas normais. 

17. Maus hábitos de sono: Se você está sempre cansado, seu sono pode ser um desastre. Para evitar cansaço prolongado ao longo do dia, recomendamos que você estabeleça um horário de sono, evite a tecnologia antes de dormir e use seu quarto apenas para dormir, optando por um ambiente organizado, limpo, silencioso, seco e ininterrupto.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.