5 Filmes para melhorar a autoestima das crianças

5 Filmes para melhorar a autoestima das crianças

Descubra os benefícios dos filmes infantis, para melhorar e desenvolver a autoestima dos mais pequenos da casa.

O cinema nos oferece recursos educativos e formativos, podemos encontrar diferentes produções que nos permitem reforçar a autoestima das crianças. Isso nos mostra que as crianças também podem encontrar mais do que entretenimento por meio do celular.

Um filme tem a capacidade de estimular nossas emoções. Isso porque as histórias que contam ainda são um reflexo da própria vida e é justamente daí que vem sua força formativa.

Sendo as crianças “pequenas esponjas” que absorvem todo tipo de conhecimento, é importante fazer uma boa seleção de filmes que as ajudem a se conhecerem melhor, a ganharem autoconfiança e a se desenvolverem como pessoas felizes e afetuosas.

5 Filmes para melhorar a autoestima das crianças

Apresentamos uma lista de filmes que o ajudarão a trabalhar a autoestima infantil que muitos professores já usam com seus alunos:

1. Ratatouille, 2007

Ratatouille conta a história de um rato com uma habilidade especial para cozinhar e sonha em ser um grande cozinheiro. Isso é desaprovado por sua família, porém ele não desiste e dá um jeito de continuar lutando por seu sonho.

Este filme permite que as crianças descubram que não há limites para seus talentos potenciais. Se eles realmente têm uma habilidade e um sonho, sempre terão a possibilidade de lutar por eles e adaptá-los às suas possibilidades.

2. Procurando Nemo, 2003

Este popular filme de Andrew Stanton e Lee Unkrich tem muitas mensagens para encorajar o autoaperfeiçoamento. Ele nos apresenta o pequeno Nemo, um peixe-palhaço que tem uma barbatana menor que a outra, e Marlin, o pai de Nemo que, após Nemo desaparecer, parte em sua busca pelo oceano.

Ambos demonstram o amor que existe entre pais e filhos e que não importa os obstáculos que surjam, devemos ter o nosso objetivo claro de nunca desistir.

3. Wall-E, 2008

Em uma lista de filmes para trabalhar a autoestima infantil, Wall-E não pode faltar. Esta maravilhosa obra de ficção científica da Disney e da Pixar nos apresenta a história de um robô de limpeza, que após vários séculos se passaram desde que os humanos deixaram o planeta, e ele ainda está operacional.

Este filme nos permite extrair várias lições interessantes, como a conservação do meio ambiente através da gestão adequada dos resíduos. Também nos apresenta os efeitos nocivos que a tecnologia pode causar se não limitarmos seu uso e nos tornarmos dependentes dela.

A importância da comunicação pessoal. E também nos convida a conhecer a linguagem corporal e o significado dos sons para saber se comunicar com eficiência.

4. Divertida Mente, 2015

É mais um dos grandes sucessos do trabalho conjunto Disney e Pixar em que o trânsito das emoções é mostrado quando uma criança passa pela puberdade, a forma como vê as coisas e como as afetam.

Desgosto, raiva, medo, tristeza e alegria nos acompanham nesta história nostálgica. Isso o ajudará a entender como sua mente e emoções funcionam e como tendem a se refletir.

Muito do trabalho que se faz com os jovens é para que aprendam a cuidar da sua autoestima e isso tem a ver com as suas próprias emoções. Não é que aprendam a manuseá-los, mas sim a compreendê-los.

5. Como treinar seu dragão, 2010

Para finalizar nossa lista de filmes para trabalhar a autoestima infantil, apresentamos mais um excelente longa, que se desdobra na história de um jovem que desenvolve uma bela amizade com um dragão.

O contraditório é que todo o seu povo se dedica a caçar dragões, visto que são classificados como criaturas cruéis e perigosas. Mas Soluço refuta todos os mitos sobre essas criaturas e enfrenta as antigas tradições de seu povo.

Priorizando a autoconfiança sobre o medo. Priorizando a vida dos dragões sobre os costumes infundados de terror e medos.Eles podem decidir entre qualquer uma dessas recomendações para começar a trabalhar com seus filhos sobre a autoestima, para que, à medida que cresçam, possam funcionar sozinhos e desenvolver todo tipo de habilidades sem medo.

Deixe uma resposta