6 Coisas que você posta no Facebook e mostram que você tem baixa autoestima

6 Coisas que você posta no Facebook e mostram que você tem baixa autoestima

O que você faz nas redes sociais é um reflexo de quem você é. Às vezes, mostramos características muito curiosas de nossa personalidade. Desta vez, vamos ver o que você posta no Facebook que mostra que você tem baixa autoestima.

O que é baixa autoestima?

A baixa autoestima é a opinião negativa de si mesmo. Pessoas com baixa autoestima vão acreditar que são seres que não valem a pena, não acreditam que são boas o suficiente e precisam da opinião de outras pessoas para se valorizarem.

Em outras palavras, uma pessoa com essa autoestima constrói sua opinião sobre si mesma por meio do que os outros pensam.

Tudo isso faz com que uma pessoa com baixa autoestima precise da aprovação constante dos outros. Procuram ser apreciados e valorizados, pois eles próprios não se valorizam.

Eles tendem a criar relacionamentos baseados na dependência. Eles precisam ter alguém por perto para lhes dar a segurança que eles não têm.

Querem ser admirados

“O princípio mais profundo do caráter humano é o desejo de ser admirado” – William James

Todos nós temos um profundo desejo de ser apreciados. As redes sociais fomentou esse desejo, pois nos permite estar conectados a outras pessoas a qualquer momento.

Os “gostos” se tornaram então o reflexo de que é apreciado pela sua rede de amigos. Quando isso se torna uma necessidade, surgem comportamentos tóxicos.

6 Sinais de baixa autoestima no Facebook

Existem pessoas que são como um livro aberto nas redes sociais. Eles mostram ao mundo toda a sua vida. Aqui estão alguns exemplos de coisas que as pessoas fazem no Facebook e o que significam:

1. Publicar constantemente o que fazem.

“Sofá e filme para esta noite”, “Agora vou ler (com uma foto do livro)” e “Treinar pesado” são comportamentos de busca de aprovação claros.

Eles vão mostrar tudo o que fazer e procurarão estar sempre ocupados. Claro, tudo o que eles fazem deve ser fotografado. Se não for para o Facebook é como se não existisse.

2. Publicar selfies, especialmente se forem retocadas com Photoshop.

Isso já tem um nome: “a síndrome de Selfie”. Os especialistas demonstraram que esses são comportamentos claros de insegurança. 

Quanto mais você sobe, mais você precisa ter uma boa aparência (e ser visto pelos outros). Além disso, fique atento para não ser pego usando o Photoshop, como esse pobre garoto fez:

erro photoshop facebook

3. Fazer postagens de suas realizações.

Se você postou 87 fotos de quando correu uma maratona ou precisa de outras pessoas para ver o que será admirado.

4. Pedir opiniões sobre algo pessoal.

Isso pode significar duas coisas: ou você não sabe tomar decisões ou você tenta exibir algo “sutilmente”. Quem não viu a foto de um amigo pedindo uma opinião sobre seu novo corte de cabelo, mas dá para perceber que ele está posando para ficar bonito?

5. Publicar tudo o que você compra.

Postar que comprou o último livro do seu autor favorito ou o presente que lhe deram de aniversário são apenas alguns exemplos. A necessidade de mostrar o que você tem é um comportamento que indica baixa autoestima.

6. Fotos de cada festa a que você vai.

Algumas pessoas vão à festa para mostrar aos outros que elas se divertem. Eles sorriem para a foto, mas não estão se divertindo de verdade.

Se você precisa ter uma foto de todas as noites que sai, precisa que outras pessoas a vejam. Se você precisa gravar um show com seu celular em vez de curtir o momento, sua autoestima está baixa.

Em última análise, não são as postagens em si, mas a intenção com a qual são enviadas. Se subirem para mostrar, fingir ou se exibir, é sinal de que você precisa que os outros se sintam bem.

Uma pessoa com uma autoestima elevada e saudável não precisa da opinião dos outros…

As pessoas com baixa autoestima precisam que o mundo dê uma boa opinião sobre elas.

Deixe uma resposta