8 Coisas valiosas que podemos aprender com as crianças

8 Coisas valiosas que podemos aprender com as crianças

Como adulto, você pode facilmente ficar tentado a se colocar “acima” das crianças. Afinal de contas, nós somos “os grandes“, os mais experientes, os que sabem mais.

Muitas vezes podemos cometer o erro de subestimar as crianças e julgar mal seus pontos fortes. Mas, podemos descobrir que as crianças, apesar das circunstâncias mais adversas, dispõem de muitos recursos e mecanismos de proteção que infelizmente nós, adultos, muitas vezes perdemos.

Podemos realmente aprender mais com as crianças do que pensamos e, neste artigo, tentaremos destacar alguns dos pontos mais importantes.

1. Crianças vivem aqui e agora

As crianças às vezes vivem momentos com tal intensidade que podem esquecer tudo ao seu redor. Eles enfrentam o futuro sem medo e com uma curiosidade que às vezes preocupa os adultos.

Eles podem até esquecer experiências difíceis e tristes por horas. Seu mundo emocional está fortemente ligado ao aqui e agora. Portanto, as crianças muitas vezes não ficam ressentidas por muito tempo.

2. As crianças mostram seus sentimentos imediatamente

Às vezes, as crianças expressam seus sentimentos de forma tão direta que, quando vistas de fora, fica imediatamente claro como se sentem.

Em crianças mais novas, as emoções muitas vezes se transferem diretamente para o comportamento: a decepção se transforma em um acesso de raiva violento, a raiva se transforma em um golpe, a alegria em aplausos, etc…

As crianças devem aprender a classificar todos esses sentimentos corretamente e mostrar reações adaptadas.

Infelizmente, muitas vezes eles acabam aprendendo que mostrar seus sentimentos é errado, ou aprendem a reprimi-los tão fortemente que em algum momento, como adultos, eles não têm mais acesso às suas emoções…

3. As crianças têm senso de humor e podem rir alto sem problemas

As crianças riem dos menores eventos e podem rir de si mesmas.

Você já observou como as crianças podem rir de quase tudo?

Ou você já percebeu que as crianças (quando crescem em um ambiente saudável) riem com muito mais frequência e muito mais cedo do que os adultos?

Se você sabe como o riso é curador, deve começar a se perguntar por que muitos adultos não têm do que rir…

4. As crianças são incrivelmente corajosas

As crianças enfrentam novos desafios e situações desconhecidas todos os dias.

Quando pensamos em quantas novas situações as crianças enfrentam todos os dias, é incrível quanta coragem e bravura elas dominam todos os dias. Seja na escola, em casa ou em qualquer nova atividade em que estejam envolvidas.

5. As crianças querem saber de tudo e são muito curiosas

As crianças fazem dezenas de perguntas por dia; eles olham para o mundo com grandes olhos curiosos.

Eles também fazem muitas perguntas para as quais muitas vezes não temos respostas e que nos confrontam como adultos devido às nossas limitações.

Às vezes, ao crescer perdemos o hábito de nos fazer essas perguntas e tentar respondê-las, e você simplesmente aceita as coisas. “É assim mesmo.”

Às vezes, é assustador como os adultos falam com as crianças ou com que frequência eles simplesmente presumem que as crianças não entenderiam alguma coisa.

6. As crianças têm uma forte vontade própria

Se uma criança tem algo em mente, ela pode fazer todo o possível para impor essa vontade. As crianças às vezes mostram esforço físico completo: gritos, brigas, choro…

Todas as crianças (saudáveis) têm uma vontade incrivelmente forte.

A maioria dos pais passa por isso repetidamente e acha isso cansativo e desafiador. No entanto, parece que nos esquecemos facilmente do potencial positivo dessa teimosia.

É precisamente essa vontade que torna as crianças independentes, curiosas, de mente aberta e fortes.

7. Crianças são persistentes

As crianças podem se agarrar a algo que desejam obstinadamente e por muito tempo.

Com uma ambição incrível, eles praticam novas etapas de desenvolvimento continuamente. Essa força para buscar o que eles querem é inata e constitui o princípio de perseguir um objetivo até que seja alcançado, o que vemos então na vida adulta.

8. As crianças são criativas por natureza

Os jogos infantis são muito mais do que apenas “jogos infantis” irrelevantes e sem sentido.

Por meio da brincadeira, as crianças processam experiências, praticam novos papéis e comportamentos e se familiarizam cada vez mais com o mundo.

Nas encenações, as crianças costumam escolher papéis que desejam no dia a dia ou que ainda não dominam bem, para que possam ganhar novas experiências, desenvolver um novo sentimento e fortalecer sua autoestima. É muito mais do que uma brincadeira de criança, é uma ferramenta de trabalho incrivelmente valiosa.

Deixe uma resposta