A tendência a fazer birras, ansiedade, esconder emoções e baixa autoestima são, em muitos casos, um legado familiar e, se não lidarmos com esses problemas, eles são facilmente transmitidos de geração em geração.
Para se sentir melhor consigo mesmo no mundo e viver uma vida plena, você deve primeiro encontrar a raiz de seus medos, só então poderá superá-los.
Os 8 sinais a seguir indicam que você foi criado em um ambiente tóxico!
1. Você tem medo de que eles o manipulem!
Em uma família tóxica, muitas vezes acontece que a criança é usada e aproveitada para atingir determinados objetivos.
Esse comportamento leva ao terror mental, como resultado do qual uma perda de confiança e uma falta patológica de autoconfiança podem se desenvolver facilmente. E como você não poderá mais confiar em ninguém, evitará relacionamentos humanos.
2. Você tem dificuldades nas relações humanas porque não pode confiar em ninguém!
Se alguém cresce em uma família tóxica, eles são subordinados a todos, vivem em constante decepção e quase completamente carecem de honestidade em suas vidas.
Ele prefere varrer os problemas para debaixo do tapete, apenas para evitar qualquer conflito. Tal pessoa não sabe como é um relacionamento humano saudável, pois nunca teve um.
3. Você tem dificuldade em superar falhas
As crianças que crescem em famílias tóxicas sentem constantemente que não são boas o suficiente, que nunca podem corresponder às expectativas de seus pais, mesmo quando adultas.
Se os seus pais sempre te bombardeiam com exigências excessivas, e você sempre tinha que dar o máximo, elogios ou compreensão eram desconhecidos na família. É por isso que você luta com a baixa autoestima, você enlouquece rapidamente com o menor problema, você se culpa por tudo.
4. Sua auto-imagem está prejudicada!
Uma das condições básicas para o desenvolvimento de uma auto-imagem saudável é um ambiente familiar positivo e amoroso. Se a relação entre a criança e os pais não for muito equilibrada, uma autoimagem patológica e falta de autoconfiança podem facilmente se desenvolver. Isso pode mais tarde desencadear ansiedade e depressão.
5. Você se critica demais!
Como resultado da baixa autoestima desenvolvida devido aos pais tóxicos, ainda mais tarde na idade adulta, você pode sentir que não é bom o suficiente, que é estúpido e que não é capaz de nada. A autocrítica excessiva deixa você inseguro e duvidoso em pouco tempo.
6. Você não mostra seus sentimentos!
Pais abusivos físicos ou verbais sempre escondem seus sentimentos de seus filhos. Além disso, se a criança começa a falar sobre seus sentimentos, ela é apenas ridicularizada e proibida de fazer novamente. Nesse ambiente, será natural que a criança nunca mais demonstre seus sentimentos e, como adulto, prefere reprimi-los.
7. Você se sente como uma criança indefesa
Seus pais não deixaram você prevalecer, na verdade, eles fizeram tudo por você, já que você não conseguiria fazer de qualquer jeito, segundo eles. Eles te suprimiram completamente, praticamente nem ouviram suas ideias.
Quando adulta, essa criança tem muita dificuldade em se adaptar a novas situações, fica completamente desesperada, tímida e incapaz de se virar sozinha.
8. Muitas vezes você se sente inquieto!
Crianças que vêm de famílias tóxicas muitas vezes lutam contra a ansiedade. Isso decorre principalmente de um histórico familiar instável e imprevisível e da falta de segurança.
A ansiedade também pode ser acompanhada por problemas de concentração, irritabilidade, inquietação, preocupação e tensão.
Eu passo por isso a 39 anos da minha vida , tem o tempo que a filha deles nasceu