O assunto amor é complicado para qualquer pessoa, muitas vezes ouvimos: “Ele não é a pessoa certa para mim”, como desculpa para uma separação inesperada. É muito provável que você ou seus amigos tenham dito isso em algum momento.
É por isso que o famoso psicólogo Jed Diamond, após 40 anos de pesquisa clínica, chegou à conclusão de que a maioria das pessoas encontra sua cara-metade, só que muitas não suportam os 5 estágios de um relacionamento e param no terceiro.
1. Paixão
Durante esta fase você se sente extasiado pelos hormônios da felicidade, neste momento você projeta todos os seus desejos e esperanças no parceiro.
Seu parceiro se torna uma pessoa basicamente perfeita, sem falhas, e assim você acredita que ele sempre realizará qualquer desejo seu, você acredita em cada palavra e sonho de amor eterno e rejeita as dúvidas.
2. Início oficial do relacionamento
Durante esta fase, o amor se torna mais forte, eles não têm mais encontros, mas oficialmente começam a viver juntos. Dessa forma, eles passam a se conhecer melhor e a influenciar todos os aspectos da vida de cada um.
É provável que nesta fase você tenha os filhos pelos quais ansiava, o que os fortalece como casal, que se sentem amados e protegidos e que ninguém no mundo pode separá-los.
3. Decepção
Neste momento, todas as esperanças estão destruídas. Você começa a sentir que os sentimentos estão sumindo e o comportamento do seu parceiro se torna muito previsível e começa a te irritar.
Finalmente você decide dar um tempo no relacionamento ou pode até aceitar que “nunca foi a pessoa certa”, você se pergunta por que torturar a si mesmo e à pessoa com quem você era feliz há muito…
4. Superar a crise e se transferir para o amor verdadeiro
Se você conseguir superar a etapa anterior, certamente alcançará a seguinte; Na sua frente você encontra uma pessoa que não é aquela que você imaginou e queria ter ao seu lado, mas sim uma pessoa real.
Desta forma, você aceita e acima de tudo compreende todas as suas desvantagens, eles se curam e passam para a fase do amor verdadeiro.
5. Usando o potencial de ambos para mudar o mundo
Graças ao entendimento que aprenderam a superar todas as suas diferenças e incompreensões, para que encontrem uma conexão profunda e forte no relacionamento, chega o entendimento de que ambos têm força para mudar algo neste mundo.
Não apenas morando juntos, mas morando juntos por um propósito. Então vocês vão começar a trabalhar e pensar como um só, e depois de passar todas as etapas, vocês serão capazes de dizer com segurança “é minha pessoa”.
Você concorda com essas 5 fases do amor?