Eu odeio dizer isso, mas eu tenho que dizer: sim, seu filho é mimado. Quando ele quer algo e não consegue, ele começa a chorar, fazer birras e gritar.
Eu sei que você quer ser um bom pai e uma boa mãe. Isso provavelmente se deve ao fato de que seus pais não prestavam muita atenção em você e, às vezes, nem sabiam onde você estava com seus amigos.
Seu pai provavelmente nem sabia com que média você se formou na escola. Sua mãe também trabalhava muito e, quando chegava em casa do trabalho, descansava imediatamente e, à noite, tinha algum tempo para você.
Você não é como eles. Você vive sua vida de forma diferente, você cria seu filho de forma diferente.
Você faz de tudo para deixar a menina dos seus olhos feliz e quer saber tudo sobre isso. Você quer que seu filho se sinta especial e importante, que possa opinar nas decisões. Você nunca se atrasa quando tem que ir para a escola, você faz mil perguntas sobre o que ele estudou hoje ou se ele almoçou.
Você quer que seja o melhor e não decepcione você, a maneira como você se sente sobre si mesmo.
Mas isso leva ao fato de que a criança sentirá que tudo gira em torno dela e, assim, se tornará mimada.
Que erros cometemos?
Pechinchar!
Se a criança quer alguma coisa, então começa a barganha: “Se eu te comprar isso, você vai arrumar sua cama todo dia de manhã, pegar seus brinquedos, tirar o lixo”. E se ele não fizer, você lhe dá outra chance. Isso faz com que a criança não te leve a sério.
Nós arrumamos seu quarto
Quando o quarto da criança parece que uma bomba explodiu, nós nos controlamos e arrumamos. A criança interpreta isso como significando que ela pode fazer o que quiser, porque um dos pais fará o trabalho para ela de qualquer maneira. E isso a deixa confortável.
Quando perguntamos o que quer comer no jantar
Eu realmente não me lembro de quando eu era criança, nunca me perguntavam o que eu queria para o almoço e o jantar. A criança deve se acostumar a comer o que sua mãe prepara. E pronto!
Queremos que a criança seja feliz a todo custo
Claro, é isso que todo pai quer, não precisa haver um equilíbrio sobre isso, mas também está tudo bem se tudo não sair do jeito que a criança imagina. Para que algo dê certo, ela também tem que trabalhar para isso. E essa é a única maneira de aprender a ter responsabilidade.
Sem desculpas
É um grande erro se constantemente desculpamos a criança de seus deveres dizendo que ela está triste, cansada e não tem vontade. Se ficarmos aceitando isso por muito tempo, uma criança mimada ficará sentada no sofá por muitos e muitos anos.