O sal é um elemento básico na natureza, essencial na cozinha e muito importante para a humanidade. Como curiosidade, podemos citar que este é o tempero que mais é citado na Bíblia.
Mas, também é visto como uma fonte de infortúnio. Aqui estão algumas superstições sobre o sal.
Superstições e significados espirituais sobre derramar o sal
Em algumas partes do mundo é considerado um símbolo de boa sorte. Na tradição chinesa, é o melhor item para espantar fantasmas e em alguns países orientais é símbolo de hospitalidade e é usado como presente para expressar amizade.
Há também crenças que dizem que nunca deve faltar sal em casa, porque “enquanto houver sal, dinheiro não falta”.
Possivelmente essa crença é devido ao costume romano de pagar funcionários com sal. Esse pagamento recebeu o nome de salarium, de onde vem a palavra atual ‘salário’.
Outra superstição ligada à anterior é que a primeira coisa que deve entrar em uma nova casa ou negócio é o sal, para garantir a prosperidade.
Mas, por outro lado, existem muitas lendas e mitos bastante negativos sobre o sal. Por exemplo, derramar, doar ou passar o sal de mão em mão na mesa enquanto comem, dizem que traz azar.
Existe até um ditado que diz: “Se derramado no vinho, é boa sorte; derramar sal no chão é um mau sinal”, para invocar ainda mais a natureza catastrófica de derramar esse ingrediente.
Mas além das superstições, tradições e mitos, nunca foi provado que derramar sal ou qualquer outra coisa realmente traga azar.
O SAL LIMPA AS DNERGIAS RUINS! TANTO QUE TOMAR BANHO COM SAL GROSSO É ÓTIMO!
No meu caso toda vida que derramo sem querer sal normal no chão acontece algo ruim.