A Fábula da casa imperfeita – Uma história surpreendente para refletir

A Fábula da casa imperfeita – Uma história surpreendente para refletir

Você concorda que a vida é um projeto de sua própria construção? Eu diria que sim, que a atitude e as decisões que tomamos hoje se tornam os alicerces que sustentam nossa casa amanhã.

Acho que muitas vezes não prestamos atenção ao dia a dia, abraçamos a rotina e não dedicamos o mínimo esforço ao que estamos construindo.

E o que acontece é que no dia a dia não temos consciência das suas repercussões, mas chega o momento em que disparam alarmes por todo o lado e percebemos a vida que construímos sem querer e que não há viagem ao passado para começar do zero.

Algo semelhante aconteceu com o carpinteiro da fábula, se ele soubesse que o resultado de seu trabalho seria para a alegria dele e de sua família, certamente teria agido de outra forma.

A fábula da casa imperfeita…

Um velho carpinteiro decidiu se aposentar para poder curtir a família e contou ao chefe. Mesmo com saudades do salário mensal, acreditava que havia chegado o momento de deixar o negócio e viver uma vida mais agradável com seus entes queridos.

O chefe que estimava muito o velho carpinteiro lamentou ouvir suas palavras, mas sabia que era inevitável que ele partisse. Ele só pediu um favor pessoal, para construir a última casa para ele antes de deixar tudo.

O velho carpinteiro não hesitou em aceitar a proposta e começou a trabalhar; Mas, à medida que avançava com o seu trabalho, percebeu que o que fazia não enchia o seu coração, sentia que não estava colocando o esforço e a dedicação que sempre teve e de certa forma se arrependeu de ter aceitado aquele último favor.

Para a construção utilizou materiais de qualidade inferior, e tanto seu trabalho, quanto o de seus auxiliares, acabou sendo ruim. No momento em que terminou o trabalho, o patrão se aproximou da obra para conferir de novo que grande carpinteiro era e para o surpreender: entregou-lhe as chaves da sua nova casa. Ele entregou a ele as chaves e disse: “Esta é sua nova casa. É o meu presente para você e sua família pelo magnífico trabalho que vocês realizaram ao longo dos anos”.

Então o carpinteiro desmoronou, se soubesse que a casa que estava construindo seria seu futuro lar, ele teria colocado todo o seu coração nela. Agora não havia possibilidade de voltar, ele teria que morar na casa imperfeita!

O que você acha? Isso já aconteceu com você? Você deve ter em mente que sua vida, seu lar, é o resultado de suas atitudes e de suas decisões. Você decide como vai construí-lo, mas seja consistente com o resultado e tem que estar ciente que não há como voltar ao passado, o que podemos fazer é aprender com esses erros e corrigi-los no presente para construir um futuro melhor.

Deixe uma resposta