Como levar um estilo de vida minimalista? 8 Dicas para viver melhor com menos!

Como levar um estilo de vida minimalista? 8 Dicas para viver melhor com menos!

Você já ouviu falar sobre o estilo de vida minimalista?

Certamente sim, já que esse estilo de vida ganhou um boom vertiginoso em todo o mundo, especialmente porque todos os dias estamos mais expostos a excessos ou estímulos sociais extremistas, que acabam nos dominando dramaticamente.

Se você está se sentindo estressado, sobrecarregado ou atordoado por tanta pressão da sociedade, levar um estilo de vida minimalista pode significar uma alternativa interessante.

Quando você leva uma vida minimalista, descobre que não precisa de muito para se sentir pleno e realizado, também perde esse apego ao material que causa tanto dano que não permite que você viva o presente com prazer.

Talvez os primeiros passos sejam um pouco difíceis porque implicam que você faça mudanças radicais na sua maneira de pensar e agir.

No entanto, você verá que, ao adotar o estilo de vida minimalista, se sentirá mais confortável e confiante.

Aqui deixamos algumas dicas úteis e práticas que permitirão que você viva o minimalismo em sua vida. É sua decisão colocar em prática e, assim, se transformar.

1. Se livre do desnecessário:

O estilo de vida minimalista convida você a se livrar dos excessos do mundo ao seu redor.

Isso inclui os excessos do consumismo, da acumulação de bens, de ter muito o que fazer, ou muitas distrações, ou até muito barulho ou dívidas.

O minimalismo ensina você a se distanciar do não essencial, a fim de se concentrar no que é verdadeiramente transcendental, que nada mais é do que o que dá sentido, alegria e valor à sua vida.

2. Não acumule coisas:

Aqueles que levam um estilo de vida minimalista entenderam que economizar é sinônimo de leveza.

Quanto menos você acumular roupas, sapatos, bens, produtos e tudo o que puder imaginar, menos dinheiro terá para gastar em manutenção ou cuidados.

Esse modo de vida será como um novo despertar, porque seu apego ao material começará a desaparecer e, muito rapidamente, você terá o poder de equilibrar suas finanças e usar seu dinheiro com sabedoria.

3. Seja organizado:

O estilo de vida minimalista está intimamente relacionado à ordem e isso ajuda a garantir que quanto menos coisas você tiver, mais fácil será manter seus espaços e sua vida organizados.

Por exemplo, se em casa você tem o que é preciso para viver e se sentir satisfeito e feliz, verá que não esquecerá mais onde colocou as chaves, em que gaveta guardou o casaco ou em qual poltrona deixou os óculos de leitura.

Se você é minimalista, colocará tudo em seu lugar sem que isso pareça uma imposição chata; isto é, a organização fará você se sentir bem e você a respeitará com o melhor gosto do mundo.

4. Reciclar:

Crie espaço para poder vislumbrar seu crescimento pessoal com mais clareza. Uma boa ideia é reciclar tudo o que puder: desde os recipientes dos alimentos que você come, os lençóis velhos ou anotações da sua escola ou trabalho.

5. Se liberte:

Deixe de lado tudo o que te distrai para criar experiências incríveis. Se liberte das obrigações que o prendem a elementos que o distraem e que impedem a construção de memórias e o compartilhamento de tempo de qualidade com as pessoas que você ama.

Se liberte do barulho externo e interno que não lhe permite pensar com clareza, nem valoriza sua espiritualidade e sua paz interior.

O resultado é que você terá a liberdade de viver e apreciar o que infla seu peito com amor, orgulho, inspiração e devoção, porque no final você terá espaço para isso removendo o que não era importante.

6. Doe o que você não usa mais:

Limpe sua casa, escritório, gavetas, garagem, porão, seu carro e até sua bolsa e selecione todas as roupas que você não usa mais ou o equipamento que você não usa, bem como tudo o que não lhe é mais útil e doe.

Você não precisa jogar fora, de maneira alguma, certifique-se de ajudar os outros, fornecendo aquilo que para você não é mais realmente valioso ou importante, e você estará fazendo o bem.

7. Não consuma tanta informação:

Não se assuste, você não precisa se desconectar das notícias para adotar um estilo de vida minimalista, mas aloque suas horas para crescer, evoluir e viver o agora com plena plenitude e felicidade, em vez de passar o dia inteiro imerso em seu smartphone, computador ou tablet.

Consuma menos informações ou conteúdo nas redes sociais, assista menos televisão e se concentre em compartilhar seu tempo com seus entes queridos ou em executar ações que permitam que você se sinta livre.

8. Meditar:

Calma, para meditar, você não precisa sentar de pernas cruzadas em um cobertor ou ouvir áudios com sons de animais ou da natureza. A meditação é um estado de consciência e, de fato, você pode praticar onde e quando quiser.

Essa técnica de relaxamento permitirá que você esteja em sintonia com seu ser interior, com sua força e sua paz, o que é essencial para fazer suas energias fluírem e se livrar de encargos psicológicos ou emocionais que você não pode controlar ou mudar, mas que também o sobrecarregam.

Este post tem um comentário

  1. Silvia Regina Bianchi

    Estou adotando esse estilo minimalista e descobri que tinha roupas para 10 pessoas. Estou doando tudo e será muito melhor pra mim 🙏

Deixe uma resposta