A maioria das pessoas pensa que a única maneira de o casamento funcionar é “viver felizes para sempre”. Mas os caminhos da vida são inescrutáveis, e às vezes as coisas não saem como planejamos.
Nenhum relacionamento é igual, mas há características que estão presentes em todo divórcio:
O divórcio acontece em etapas.
Como o pior círculo vicioso, carrega os seguintes sentimentos negativos: negação, raiva, depressão, aceitação. Os sentimentos se alternam nessa ordem, e quando você pensa que superou um, outro vem e te derruba logo de cara.
O divórcio traz muitas lágrimas.
Realmente… Ter um lugar onde nos sentimos seguros para conversar sobre nossa dor com um amigo pode ajudar muito. Precisamos falar sobre nossos sentimentos, e um amigo que tenha paciência para envergonhar os psicólogos pode ajudar melhor com isso.
As razões para divórcios podem ser multifacetadas.
Existem muitos gatilhos para alguém se divorciar, mas os advogados de divórcio mencionam os seguintes problemas com mais frequência: distância emocional, divórcio causado por problemas financeiros, perda de intimidade do relacionamento, problemas de antecedentes familiares, problemas decorrentes da perda da individualidade.
O divórcio lhe dá a oportunidade de se recuperar.
Isso pode parecer assustador e emocionante ao mesmo tempo, podemos nos encontrar passando do sentimento de nós para o sentimento de mim.
O divórcio vem com responsabilidades.
Especialmente se os filhos já nasceram do relacionamento. O mais importante é apoiá-los emocionalmente constantemente, não devemos deixá-los vivenciar o divórcio dos pais sozinhos. Temos que garantir a eles a cada minuto que não há nada de errado, mamãe e papai sempre estarão lá para eles.
É preciso muita perseverança e um coração endurecido para superar um divórcio, mas se for a única solução para seus problemas, não desanime.