Estou errado se disser que o mundo moderno esqueceu o que é a bondade real? Provavelmente não.
Parece que vivemos em uma sociedade cruel em que todos cuidam de suas próprias necessidades sempre se esforçando para ser melhor do que todos os outros.
Portanto, não é uma surpresa que todos nós nos concentremos apenas em nós mesmos, em vez de estarmos lá para os outros que precisam de nossa ajuda.
Se você concorda com isso e acha que há espaço para melhorias, dê uma olhada na seguinte lista de conselhos sobre como ser gentil. Juntos podemos construir um mundo melhor.
1. Ajude um estranho na rua
Quantas vezes você viu uma pessoa deitada no chão enquanto centenas de pessoas passavam como se nada estivesse acontecendo?
Mesmo que entendamos que todos devem estar pensando: “É melhor deixar lá, ele deve estar bêbado”, já que na maioria das vezes é esse o caso, não podemos nos permitir ser tão egoístas e fechar os olhos aos problemas de outras pessoas.
Imaginem que a pessoa deitada no chão não é um homem bêbado, mas o avô de alguém que acabou de sofrer um derrame?
Um pensamento horrível, não é? É verdade, mas talvez nos faça pensar e agir de maneira diferente da próxima vez que testemunharmos algo assim.
Perguntar a essa pessoa se está tudo bem é um pequeno ato de bondade que levará um minuto ou dois, mas certamente pode tornar o mundo um lugar melhor e até mesmo salvar a vida de alguém.
2. Doe suas roupas velhas
Você não precisa ser rico para participar de trabalhos de caridade – se você quer ser gentil com os outros, sempre há um caminho.
Por exemplo, em vez de acumular todas as suas roupas velhas, ofereça-as de presente para um abrigo em sua vizinhança.
Ou, se você tem centenas de livros antigos que você realmente não precisa mais, você sempre pode doar para a biblioteca ou qualquer outra instituição, como hospitais e lares de terceira idade.
Finalmente, é bom saber que seu pequeno ato de gentileza colocará um sorriso no rosto de alguém.
3. Se torne um tutor
Ser gentil com os outros e ajudar não está necessariamente relacionado apenas às coisas materiais, já que os melhores presentes de todos são geralmente espirituais. Então, se você não tem um monte de roupas velhas ou livros, talvez você possa compartilhar algo com os outros – o seu conhecimento.
Existem muitos cursos incríveis financiados pelo governo, concebidos com o objetivo de ensinar as pessoas sobre cuidados infantis e outros tópicos semelhantes.
E mesmo que você não seja professor de profissão, não se preocupe, quando há vontade, existe um jeito.
4. Ensine bondade aos seus filhos
Uma vez que você tenha percebido a importância da bondade no mundo, você deve passar esse conhecimento para seus filhos e ensiná-los a ser generosos.
A maneira mais fácil de fazer isso é ser um bom modelo.
Deixe-os ver que você está coletando roupas para um abrigo no seu bairro e você pode inspirá-los a fazer o mesmo.
Dessa forma, eles perceberão que as coisas materiais não são as mais importantes e aprendem a apreciar os pequenos atos de bondade.
Lembre-se de que, se quisermos que o mundo se torne um lugar melhor, temos que incutir os valores corretos em nossos filhos desde o início.
Como você pode ver, ser gentil não é tão difícil assim.
Você só precisa parar de pensar em suas próprias necessidades por um momento e considerar o que você pode fazer pelos outros. Levará um pouco de esforço, mas significará um mundo para alguém.