É sempre uma questão de debate, mesmo entre os profissionais, quão rigorosamente os pais devem disciplinar seus filhos. Agora, no entanto, de acordo com uma abordagem científica, filhos de pais mais rígidos são mais propensos a se tornarem adultos bem-sucedidos, então pode valer a pena segurar um pouco mais essa rédea.
O estudo sobre isso foi preparado em 2015 pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas, cuja chefe era a professora Ericka Rascon-Ramirez, que trabalha na Middlesex University.
A pesquisa foi realizada entre 2004 e 2010, envolvendo 15.500 escolares com idades entre 13 e 14 anos.
Os especialistas descobriram que as meninas que foram criadas com mais rigor tinham maior autoconfiança e eram mais emocionalmente maduras e, de fato, entre elas, havia 4% menos chance de engravidar precocemente, pois estavam mais bem preparadas para evitar gravidez indesejada desde o início. Além disso, as filhas de pais mais rígidos eram mais propensas a terminar a escola, ir para a universidade e depois encontrar um emprego bem remunerado.
A pesquisa provou que uma educação mais rigorosa tem um efeito sobre o desenvolvimento de uma criança. Os especialistas descobriram que, com certo grau de rigor, a criança realmente tem mais chances de se tornar um adulto bem-sucedido.
Segundo a psicoterapeuta Philippa Perry, é fundamental ter regras na hora de criar os filhos. Se essas regras forem rígidas, pode acontecer que a criança que comete uma transgressão minta para evitar a punição, mas o pai deve sempre tentar equilibrar que a criança saiba que o que fizer terá consequências.
Por outro lado, é importante que a educação não seja baseada no medo, o pai deve fortalecer sua autoridade, mas isso deve ser alcançado por meio da comunicação, empatia, consistência e amor.
Um pai que baseia sua educação no medo pode esperar tais consequências:
- desenvolve um relacionamento entre pais e filhos que carece de empatia mútua;
- a criança será rebelde, contrária, voluntariosa;
- este método de educação encoraja a criança a mentir e zombar dos outros;
Durante a educação, os pais devem ensinar seus filhos, as crianças aprendem melhor com seus pais. Com carinho, amor e atenção, toda criança pode se tornar um adulto de sucesso.