Um estudo foi realizado na Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, que examinou o papel e a extensão dos avós no desenvolvimento das crianças. A pesquisa confirmou que os avós podem melhorar muito a sensação de felicidade e satisfação das crianças.
“Estávamos interessados em saber a importância que os avós têm para as crianças, por isso, durante a investigação, fizemos muitas perguntas relacionadas com a proximidade emocional associada aos avós”.
Disse um dos líderes do estudo, Jeremy Yorgason.
No estudo, pouco mais de 400 crianças da quinta série, de 10 a 11 anos, foram questionadas sobre seu relacionamento com os avós, incluindo se recebem conselhos deles em uma situação de tomada de decisão, e os pesquisadores também estavam interessados em saber se, se surgir algum problema na vida da criança, se ela compartilha com os avós.
Após avaliação dos questionários, os especialistas concluíram que o vínculo afetivo entre avós e netos têm grande impacto no desenvolvimento psicológico, social e até acadêmico dos filhos.
Foi demonstrado que se os avós estiverem ativamente envolvidos na vida dos netos, a grande maioria das crianças torna-se mais comprometida com os estudos. Além disso, uma relação próxima entre avós e netos também ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como empatia ou carinho.
Avós e avôs são, portanto, “recursos” importantes. Graças ao fato de as crianças do ensino fundamental estarem em contato com outros adultos que não os pais, elas podem absorver mais facilmente o mundo ao seu redor.
Uma relação boa e amorosa entre avós e netos não depende da situação financeira, nem de os pais do neto estarem juntos ou divorciados. Não importa se a criança mora com os avós, na verdade, geralmente se desenvolve um vínculo mais forte entre as partes se não morarem na mesma casa!
De acordo com o estudo, a razão para isto pode ser que, vivendo em famílias separadas, há muito menos mensagens restritivas e disciplinadoras dos avós e, durante o tempo que passam juntos, ambas as partes se concentram mais nas qualidades positivas do outro.
Isto é especialmente importante no início da adolescência, “Nestes tempos, os netos veem os avós como confidentes e aliados”. Yorgason disse.
As crianças que são próximas dos avós têm mais autoconfiança porque têm segurança emocional dos avós além dos pais.
E qual é a lição? Ambas as partes podem se beneficiar muito com um relacionamento próximo entre avós e netos, pois podem tornar a vida um do outro mais bonita. Vamos passar muito tempo com nossos netos!