8 Rotinas matinais que vão te ajudar a ser mais produtivo

8 Rotinas matinais que vão te ajudar a ser mais produtivo

O tempo é um dos recursos mais escassos e cobiçados que quase todo mundo quer. Portanto, maximizar períodos de tempo durante o dia através de uma rotina produtiva é crucial.

É quando você acorda de manhã, o período mais importante do seu dia. O que você faz a partir do momento em que acorda pode fazer a diferença entre um dia produtivo ou não

Ações como atrasar o despertador para ficar mais tempo do que o planejado na cama, não tomar um café da manhã saudável com alimentos energéticos ou já começar conectado à tecnologia, podem reduzir toda a produtividade do seu dia.

Mesmo que você não seja uma pessoa da manhã, nada o impede de começar com uma boa rotina que o ajuda a encarar o dia com mais energia e alegria. 

Abaixo apresentarei 8 hábitos matinais que prolongarão a produtividade do seu dia!

1. Acorde com calma e sem pressa

Começar o dia com um pé esquerdo é a pior coisa que pode acontecer com você. Se você já começa com muita atividade, tudo o que terá é estresse. 

Coisas como um despertador alto demais, tomar café da manhã rápido demais ou sair atrasado para ir ao trabalho, fazem seu corpo liberar um composto químico chamado cortisol.

A liberação desse composto significa que, além de aumentar sua ansiedade, sua energia é reduzida. 

Faça da sua manhã o seu ritual: acorde com sons suaves, relaxe, medite, se exercite e tome calmamente seu café da manhã.

Pode parecer complicado no mundo em que vivemos, mas, caso contrário, você será o único prejudicado. Elimine a pressa para que o cortisol não retire toda a força de vontade que você está adquirindo com seus hábitos matinais.

2. Beba água

A maioria do nosso corpo é composto de água. A ingestão de água é vital para qualquer ser vivo. Acordar com sede é um sintoma claro de que seu corpo ficou desidratado durante a noite.

Durante a noite, enquanto você dorme, o corpo trabalha reparando células, fazendo limpeza interna, etc. Começar o dia com um copo de água ajudará seu corpo a:

  • Eliminar toxinas e substâncias que nosso corpo não precisa.
  • Ativar o metabolismo, fazendo com que o corpo comece a trabalhar o mais rápido possível.
  • Ajuda o sistema linfático, se defendendo contra infecções, ajuda a controlar o cortisol (lembre-se de que ele é a causa do estresse).

3. Evite o celular

Vivemos em uma sociedade em que parece ser quase uma obrigação estar conectado o tempo todo. O celular causa a maior fonte de distrações digitais ao longo do dia.

Você acorda de manhã, liga o celular e encontra notificações de todos os tipos: WhatsApp, redes sociais, e-mails etc. Instintivamente, você tende a acompanhar todos eles. Grande erro

Ao olhar para o seu celular assim que acordar, você estará sujeitando seu cérebro a um estresse desnecessário.

Que não são as agendas de outras pessoas que orientam sua rotina matinal. Como eu disse, você tem que seguir seu ritual da manhã.

4. Meditar

Muitas pessoas pensam que, para meditar, você precisa gastar pelo menos 45 a 60 minutos. Nada está mais longe da realidade. 

Estudos mostram que após meditar 2 ou 3 dias por 10 minutos, você pode obter vários benefícios: redução do estresse, aumento de energia ou fazer com que seu cérebro se concentre melhor em suas tarefas.

Encontre um lugar onde você possa se sentir confortável, com uma luz suave (a luz do amanhecer é ideal).

Depois de um tempo, você maximizará sua produtividade e perceberá que o curso do dia passará em um ritmo mais calmo.

5. Fazer exercício

É inegável que o exercício é benéfico, não apenas para sua saúde física, mas também para sua saúde mental e emocional. Ajuda a manter a forma e reduzir ou prevenir o estresse.

No entanto, muitos dizem que não têm tempo, estão cansados ​​quando chegam do trabalho, faz frio, etc. Aqui estão quatro razões pelas quais você deve exercitar de manhã:

  • Queima de calorias: seu metabolismo age mais rápido quanto mais cedo você ativa. Você pode acelerar por horas, portanto, treinar por um tempo pela manhã produz queima de calorias durante o dia.
  • Melhora da acuidade mental: o exercício matinal melhora a atividade mental até várias horas após isso.
  • Ótima injeção de energia: carrega suas baterias o dia inteiro. Além disso, você terá um melhor descanso e qualidade do sono.

De manhã, sua energia é baixa, portanto, o nível de atividade deve ser médio-baixo. Você pode se exercitar em casa, passear, correr, nadar ou andar de bicicleta. 

15 a 20 minutos são suficientes para ativar; portanto, não há desculpas para não o fazer.

6. Alongar

Se você é um daqueles que passa a maior parte do dia sentado em uma cadeira, já terá percebido a importância que isso pode trazer em sua vida diária.

Muito tempo quase imóvel na cadeira faz as pernas adormecerem, a parte superior das costas e os ombros estão carregados, etc. Faça alongamentos suaves para dar mais flexibilidade ao corpo.

Você não apenas sentirá um enorme alívio no corpo, mas também limpará sua mente

7. Tenha um café da manhã saudável

A primeira refeição do dia deve ser a mais importante. Depende se você começa o seu dia ou não. Ainda mais se queremos manter nossa força de vontade o mais estável possível.

Você pode equilibrar os alimentos que escolhe no café da manhã. Por exemplo:

  • Proteínas: ovos, carnes ou peixe magro.
  • Fruta: de preferência fresca e não seca, que contém mais açúcares. Bananas, maçãs ou frutas vermelhas são boas opções.
  • Nozes: em particular, aquelas com uma abundância de ácidos graxos ômega-3.
  • Legumes: praticamente todos são válidos, principalmente tubérculos.

Se você conseguir trazer esses alimentos para o café da manhã, sua digestão terá que trabalhar mais, minimizando o sono e aumentando sua energia.

8. Comece a manhã na noite anterior

Pode ser complicado de entender com este título, mas você verá que é muito simples.

Antes de dormir, você sabe exatamente o que deve fazer no dia seguinte: estudar, trabalhar, levar as crianças para a escola etc. 

Por que não passar alguns minutos na noite anterior para deixar tudo pronto? Preparar essas coisas da noite para o dia, além de economizar tempo pela manhã, tornará essas tarefas menos estressantes. 

Coisas como deixar suas roupas de trabalho ou mala prontas são exemplos disso.

Outra questão muito importante no que diz respeito à produtividade pessoal é saber quais tarefas fará no dia seguinte. Qualquer que seja o sistema de planejamento usado, você deve saber quais metas definiu para o dia seguinte

Essa prática economizará o tempo de planejamento do dia seguinte.

Deixe uma resposta