10 Fenômenos naturais incríveis que existem em nosso planeta

10 Fenômenos naturais incríveis que existem em nosso planeta

A natureza é linda, incrível e inesperada. Fenômenos únicos foram encontrados no planeta Terra que despertaram o interesse não só de cientistas, mas de todo o mundo ao longo da história. De luzes no céu, pedras estranhas, objetos que se movem sozinhos, desertos infinitos, etc., tudo isso se tornou algo especial.

Você não será capaz de acreditar que esses fenômenos naturais realmente existem e estão acontecendo neste exato momento em nosso planeta.

1. Cachoeira subaquática

Cachoeira subaquática

Se você visitar a ilha da República de Maurício, se afastar da costa o fará testemunhar uma das paisagens marítimas mais maravilhosas e aterrorizantes que você poderia imaginar, já que uma drástica imersão nas profundezas do oceano cria uma ilusão chamada de “cachoeira subaquática”. 

A ilha está localizada a 900 quilômetros de Madagascar. A areia da área, junto com os depósitos de sedimentos que fluem ao redor e flutuam na cor da água, fazem com que pareça uma cachoeira que leva a lugar nenhum.

2. Ondas brilhantes

Ondas brilhantes

A ilha de Vaadhoo, nas Maldivas, tem uma praia que se parece com qualquer outro lugar, mas à noite ela se torna uma visão, já que suas ondas se iluminam com um brilho neon azul elétrico.

Essa visão é produto da bioluminescência produzida pelo plâncton, que emite luz quando perturbado, isso ocorre quando as ondas batem na areia da praia.

3. Migração do caranguejo vermelho

migração de caranguejo

Perto da Austrália e da Indonésia fica a Ilha do Natal, uma atração turística durante os meses de outubro e novembro, quando ocorre a migração anual dos caranguejos vermelhos.

No início da estação das chuvas, estimulada pelas fases da lua, a migração traz milhões de caranguejos vermelhos à ilha para criar e desovar no mar, viajando 15 quilômetros das densas florestas montanhosas até o litoral.

4. Raios vulcânicos

relâmpago vulcânico

Acredita-se que o efeito causado pela interação de partículas carregadas na nuvem de cinzas e na parte inferior das nuvens normais dê lugar a raios vulcânicos. O relâmpago é essencialmente uma grande corrente elétrica que pode ser muito perigosa se você estiver perto dele.

5. Porta para o inferno

porta para o inferno

No coração do deserto de Karakum, no Turcomenistão, há uma cratera em chamas do tamanho de um campo de futebol que está em chamas há mais de 50 anos. Os habitantes locais a chamam de Portal do Inferno, oficialmente conhecida como cratera de gás Darvaza.

Foi causado por um grupo de soviéticos que perfurou o local em 1971 e danificou uma caverna de gás natural, fazendo com que o solo desabasse deixando um buraco de mais de 70 metros de diâmetro. Temendo que o buraco levasse à liberação de gases tóxicos, a equipe decidiu queimá-lo para ser consumido em alguns dias, mas, até hoje, permanece exatamente o mesmo.

6. Lava azul

lava azul

O vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, parece expelir lava azul misteriosa.

As erupções deste vulcão incluem quantidades incomuns de gás sulfúrico de alta pressão aquecido a temperaturas superiores a 600 graus Celsius, que quando exposto ao oxigênio do ar, a lava os inflama em brilhantes chamas azuis.

7. Cascata de fogo

cachoeira de fogo

A cachoeira de fogo natural é um dos espetáculos mais incríveis do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Por volta da segunda semana de fevereiro, o pôr do sol nasce no ângulo certo para iluminar o curso superior da cachoeira. E quando as condições são perfeitas, a cachoeira brilha em laranja e vermelho ao pôr do sol.

Mas, para que isso aconteça, deve haver neve suficiente acumulada no topo, a temperatura deve ser muito alta para derreter e cair nas formações rochosas, e o sol deve estar claro para que a luz reflita na água e refletir na cachoeira.

8. Arco-íris branco

arco-íris branco

Também chamado de fogbow, é um arco-íris produzido pelas minúsculas gotas de água na névoa, que têm cores muito fracas, que produzem esse efeito branco.

Como arco-íris normais, eles podem ser vistos quando o sol está nas suas costas.

9. Grande Buraco Azul de Belize

grande buraco azul

O misterioso Belize Hole é um enorme poço subaquático ao largo da costa, localizado a 100 quilômetros do Lighthouse Reef. É formada por um sistema de cavernas calcárias do último período glacial, quando o nível do mar era muito mais baixo que o atual, mas que, devido ao aumento do nível do mar, estavam sendo submersas.

10. Montanhas do arco-íris

Montanhas arco-íris

Essas formações rochosas fazem parte do Parque Geológico Zhangye Danxia, ​​na China. Camadas de arenito de diferentes cores e minerais vêm se formando há 24 milhões de anos.

As formações e cores únicas dessas montanhas são a combinação de deserto de longa duração, degelo contínuo e erosão do vento e da água, o que a tornou uma paisagem a ser contemplada.

Deixe uma resposta