ᐈ 10 Frases que os pais nunca devem dizer aos seus filhos

equipe mundo perdido

Updated on:

Você se sente identificado com alguma das frases? Todos os pais querem dar a seus filhos a melhor educação, mas ninguém tem a receita mágica para isso e, em algumas ocasiões, mais do que gostaríamos, caímos no erro de dizer coisas que podem desmotivá-los ou atrapalhar nosso relacionamento com eles. 

De acordo com especialistas, estas são as frases que você deve evitar ao se comunicar com seus filhos:

1. “Aprenda com seu irmão”

As comparações são sempre desagradáveis, não apenas para adultos, mas também para as crianças. É muito fácil cair nas comparações quando se tem vários filhos, mas é preciso ter cuidado porque isso “gera rivalidades na família e são muito prejudiciais a longo prazo”. 

A criança percebe seu irmão como um modelo que nunca poderá alcançar e isso afeta sua autoestima, visto que seus pais gostariam que ele fosse diferente.

2. “Você vai me deixar louco”

Esta afirmação pode ser verdadeira em muitas ocasiões e você se vê no limite da sanidade, mas não precisa compartilhar isso com seu filho. 

Usar a culpa para motivar não é o melhor método para mudar o comportamento deles. Além disso, pode ter um impacto negativo em nosso relacionamento com eles. 

Estamos transmitindo a eles a ideia de que nossos problemas são culpa deles e isso pode gerar grande ansiedade.

3. “Você não tem vergonha de se comportar assim?”

Assim como a expressão anterior promoveu culpa, está incentiva a vergonha. Alguns pais tentam impor a disciplina dessa forma, principalmente na frente de outras pessoas, mas é melhor evitar críticas que não sejam construtivas ou isso só vai te humilhar e destruir a autoestima.

4. “Se você não fizer isso, vai ficar de castigo”

As ameaças, por outro lado, usam o medo e podem destruir a confiança que os filhos depositam em seus pais. 

Outras vezes, esse estilo comunicativo é usado para chantagear emocionalmente as crianças: “Se você se comportar bem, comprarei uma barra de chocolate para você”. Corre-se assim o risco de a criança não saber porque tem de fazer o que lhe foi pedido, mas sim para obter um fim determinado.

5. “Estou cansado de você”

Quando um pai usa essa expressão, vítima de estresse, não pretende magoar o filho, longe disso, mas devemos estar atentos que esse comentário, fruto do exagero, pode fazer com que o filho acredite que é real e permanente e ter um impacto negativo sobre eles. 

O amor de um pai por um filho é incondicional, e isso é algo que devemos fazer com que eles saibam o tempo todo.

6. “Você é um menino mau”

É um erro dizer a uma criança que ela é má porque ela vai pensar: “Tudo bem, eu sou assim e não posso fazer nada para mudar isso’”. 

Os especialistas aconselham ser específicos ao explicar o que fizeram de errado e censurar suas ações. Ao dizer a eles que eles são ruins, passamos a eles a ideia de que eles estão com defeito. Portanto, é melhor focar no que eles podem mudar no futuro para alcançar um resultado mais positivo. 

É mais construtivo usar outras expressões como: “Não gosto quando você faz…” para explicar por que o comportamento deles não é aceitável e oferecer alternativas.

7. “Porque eu disse… ponto final”

Os adultos tendem a pensar que sempre temos a verdade absoluta se nosso interlocutor for uma criança. E quando chega um ponto da discussão em que estamos cansados ​​de discutir, recorremos a essa frase para considerá-la resolvida.

Mas eles precisam de uma explicação para entender o que está acontecendo.

8. “Não chore, não é tão ruim assim”

Muitas vezes tendemos a subestimar os sentimentos de nossos filhos. Eles podem ter brigado com um amigo na escola e embora isso não seja importante para nós, é importante para eles e não devemos tirar isso. 

Também é comum usar essa frase com o intuito de distraí-los do que os machuca para que se sintam melhor, mas essa não é a forma adequada de ajudá-los. É melhor apoiá-los e confortá-los para que saibam que quando algo mal acontecer com eles vamos entendê-los e estaremos lá para ajudar..

9. “Você não pode fazer isso, eu já falei”

A mensagem que é lançada quando esta expressão é usada é clara: “Você não poderá fazer isso.” E se os pais acreditarem, a criança também acreditará, então a criança chega à seguinte conclusão: “O que farei na próxima vez?”

Além disso, dessa forma o impedimos de aprender por si mesmo, tornando uma pessoa dependente e insegura. Outras frases semelhantes a esta são “você não sabe fazer nada” ou “não sei quando você vai aprender”, afirmações não muito construtivas que “não valorizam o esforço, mas o resultado que é obtido”.

10. “Você é preguiçoso e por isso não vai chegar a lugar nenhum na vida”

Estudos e notas baixas são um dos principais problemas quando se trata de filhos adolescentes. A intenção dos pais é que percebam que um futuro promissor não os espera se não fizerem o que se espera deles e que chegará um momento em que se arrependerão de ter tomado as decisões erradas, mas essas frases prejudicam a relação paterno-filial e provocam nos jovens a frustração e o desinteresse.

Deixe um comentário