Os beijos, sejam de amizade ou de amor, fazem parte da vida de praticamente todas as pessoas. Mas, o que realmente sabemos sobre beijos? Como você verá neste artigo, eles têm muito mais benefícios para a nossa saúde do que podemos imaginar!
1. Lábios, o caminho para beijos
Os seres humanos têm lábios únicos. Nenhuma outra espécie tem lábios como os nossos. Além disso, é nessa área do corpo que se encontra a maior concentração de células nervosas. Dessa forma, na hora do beijo, eles podem enviar uma grande quantidade de informações ao nosso cérebro.
2. Beijar é bom
Beijar alguém, especialmente pela primeira vez, traz dopamina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental no desejo e no prazer, para a cena. Além disso, o beijo estimula adrenalina, o que explica por que sempre queremos mais beijos.
3. Os homens preferem com a língua
De acordo com um estudo publicado em 2007 na revista Evolutionary Psychology, os homens preferem beijar com a língua. Na verdade, quando você “dá um beijo de língua”, você transfere um pouco de saliva para o seu parceiro. E essa saliva contém testosterona. Esse hormônio, a longo prazo, pode ajudar a aumentar a libido da mulher.
4. Muitas bactérias!
Quando você beija alguém com a língua por cerca de 10 segundos, ocorre uma transferência de cerca de 80 milhões de bactérias entre as duas bocas, de acordo com um estudo publicado na Holanda em 2014, no jornal Microbiome. É verdade que a saliva, por si só, contém muitas bactérias. Pelo menos 100 milhões de bactérias podem ser encontradas em um mililitro de saliva!
5. Beijar faz bem à saúde!
Você sabia que beijar seu parceiro pode te ajudar a construir seu sistema imunológico? Melhor ainda, um estudo de 2010 publicado na revista Medical Hypotheses concluiu que os pais que beijavam regularmente durante a gravidez poderiam proteger seu filho ainda não nascido de uma infecção que poderia causar cegueira em crianças.
6. Beijar previne cáries
Beijar o seu parceiro com frequência não a impedirá de ir ao dentista para o check-up anual, mas certamente ajudará você a ter uma melhor higiene dental. Na verdade, quando você beija alguém, mais saliva é produzida, o que ajuda a remover a placa que pode causar cáries.
7. Beijar reduz o estresse
O estresse é um dos flagelos de nossa sociedade moderna. Felizmente, existem maneiras fáceis de se livrar disso, como beijar! Na verdade, de acordo com um estudo americano de 2009, beijar na boca pode diminuir o nível de cortisol, o hormônio do estresse.
8. Esta noite não, querido, estou com dor de cabeça!
A desculpa da dor de cabeça talvez seja a mais usada pelas mulheres, mas está longe de ser a mais convincente. Como o beijo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, pode ajudar a reduzir a dor, como dores de cabeça e cólicas menstruais. O ato de beijar alguém no corpo também libera endorfinas, um hormônio tão eficaz quanto a morfina no combate à dor.
9. Por toda a vida
Talvez passemos grande parte de nossa vida dormindo, mas também passamos outra parte nos beijando. Na verdade, de acordo com a Psychology Today, uma pessoa normal passa 20.160 minutos de sua vida beijando.
10. Quase todo mundo beija
Embora 90% das pessoas beijem, os cientistas acreditam que esse não é um comportamento inato. Em outras palavras, não viemos ao mundo sabendo beijar. Nós aprendemos.
11. Beijar para saber a saúde da outra pessoa
Beijando alguém, você pode aprender muito sobre a saúde dela. O cheiro, assim como o gosto da saliva e da boca, podem revelar se uma pessoa tem problemas de saúde.
12. Beijar trabalha os músculos
Muitos músculos se ativam quando você beija alguém. Temos nada menos que 146, incluindo 34 músculos faciais. No entanto, de acordo com um estudo britânico, é principalmente o músculo orbicular da boca que está envolvido. O gesto de beijo pode até ajudar a tonificar os músculos faciais.
13. Origens muito distantes
Embora a primeira menção a um beijo seja encontrada em um texto indiano, de 1500 aC. C., os pesquisadores ainda não estão completamente seguros de suas origens. De acordo com uma teoria, isso viria da época em que os humanos mastigavam previamente a comida antes de dar aos filhos. A pressão de dois pares de lábios se tornaria, com o tempo, um gesto de amor.
14. Beijar queima calorias
Beijar alguém queima calorias. Como existem muitas maneiras diferentes de beijar, é difícil calcular o número exato. De acordo com algumas hipóteses, pelo menos duas ou três calorias por minuto são queimadas ao beijar. Imagine o número de calorias queimadas em uma hora!
15. Beijo evita hipertensão
Você tem a sensação de que seu pulso está acelerado quando beija alguém apaixonadamente, especialmente se for a primeira vez? Não é apenas uma impressão. Beijar aumenta a frequência cardíaca, além de dilatar os vasos sanguíneos. Portanto, beijar é uma boa maneira de combater a hipertensão.
16. Vire sua cabeça, por favor!
Você sempre vira a cabeça para a direita ao beijar? Você não está sozinho! O psicólogo Onur Gntrkn, da Ruhr University em Bochum, Alemanha, afirma que 2/3 das pessoas inclinam a cabeça para a direita ao beijar na boca.
17. Beijar ajuda na autoestima
Beijar com frequência pode realmente ajudar a aumentar a autoestima, o que pode valer a pena em todos os aspectos da vida. Por exemplo, em um estudo alemão, pesquisadores descobriram que os homens que abraçavam suas esposas antes de sair de casa para trabalhar eram mais bem pagos.
18. O beijo mais longo do mundo
Beijar seu parceiro por 5 ou 10 minutos parece muito tempo? Bem, isso não é nada comparado ao que Ekkachai e Laksana Tiranarat fizeram. Este casal tailandês obteve, em 2013, o recorde do Guinness para o beijo mais longo do mundo, que durou 58 horas, 35 minutos e 58 segundos exatos.
19. Não apenas humanos
Os humanos não são a única espécie que conhece beijos. Todos os grandes macacos têm o mesmo comportamento. Embora a maioria não use a língua, o chimpanzé bonobo é uma das poucas espécies adeptas dos “beijos franceses”. Por mais surpreendente que possa parecer, alguns insetos têm uma prática que também chega perto de beijar.
20. A ciência do beijo
Você conhece filematologia? Não é nem mais nem menos, a ciência do beijo! Na verdade, cada vez mais pesquisadores estão estudando o beijo e seus diferentes efeitos no corpo humano. Em particular, graças ao seu trabalho, conseguimos escrever este artigo!