5 Truques para “ler” as pessoas através da linguagem corporal

5 Truques para “ler” as pessoas através da linguagem corporal

A linguagem não verbal ou linguagem corporal fornece muitas informações sobre o que é pensado sem a necessidade de pronunciar uma palavra. A comunicação entre as pessoas é muito mais rica do que você pode imaginar e nem sempre as palavras são as protagonistas. Gestos, olhares ou movimentos corporais também têm muito a dizer nesses casos.

As pessoas captam mais pistas de linguagem não-verbal do que percebem; na verdade, apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras que são faladas, 30% vem do tom de voz e os 55% restantes da linguagem corporal.

Estar ciente disso o ajudará a melhorar sua comunicação em todos os aspectos. Além disso, quando você trabalha muito e faz tudo o que pode para atingir seus objetivos, qualquer coisa que possa lhe dar uma vantagem é poderosa e simplificará seu caminho para o sucesso.

Pessoas com alta inteligência emocional entendem melhor a linguagem não verbal e também a controlam de acordo. Na próxima vez que estiver em uma conversa, você pode ficar atento aos seguintes sinais porque eles indicam coisas que as palavras não descrevem. Confira!

1. Sorrisos reais

Sorrisos reais enrugam os olhos. Quando se trata de sorrir, a boca pode mentir, mas os olhos não. Sorrisos genuínos alcançam os olhos e enrugam a pele para criar pés de galinha ao redor deles. 

As pessoas costumam sorrir para esconder o que realmente pensam e sentem, então da próxima vez que você quiser saber se o sorriso de alguém é genuíno, procure rugas nos cantos dos olhos. Se elas não estiverem lá, aquele sorriso está escondendo algo.

2. Braços e pernas cruzadas

Quando os braços e as pernas estão cruzados, eles indicam resistência às ideias. Braços e pernas cruzados são barreiras físicas que sugerem que a outra pessoa não está aberta para o que você está dizendo. Mesmo que você sorria e tenha uma conversa agradável, sua linguagem corporal conta outra história. 

Psicologicamente, braços ou pernas cruzados indicam que uma pessoa está mentalmente, emocionalmente e fisicamente bloqueada do que está à sua frente. Não é intencional, por isso é tão revelador.

3. A postura

Você já viu uma pessoa entrar em uma sala e imediatamente soube que ela estava no comando? Esse efeito se deve principalmente à linguagem corporal, e muitas vezes inclui uma postura ereta, gestos feitos com as palmas para baixo e gestos abertos e expansivos em geral. 

O cérebro é criado para equiparar o poder à quantidade de espaço que as pessoas ocupam. 

Endireitar-se com os ombros para trás é uma posição de poder; parece maximizar a quantidade de espaço que você preenche. Manter uma boa postura exige respeito e incentiva o comprometimento, seja você um líder ou não.

4. Copiar linguagem corporal

Você já esteve em uma reunião com alguém e percebeu que toda vez que você cruza ou descruz as pernas, essa pessoa faz o mesmo? Ou talvez eles inclinem a cabeça da mesma maneira que a sua quando você fala? Isso é realmente um bom sinal. 

Espelhar a linguagem corporal é algo que fazemos inconscientemente quando sentimos um vínculo com a outra pessoa. É um sinal de que a conversa está indo bem e que a outra parte está receptiva à sua mensagem.

Esse conhecimento pode ser especialmente útil quando você está negociando, porque mostra o que a outra pessoa está realmente pensando sobre o negócio.

5. Olhos mentirosos

A maioria de nós provavelmente cresceu ouvindo: “Olhe nos meus olhos quando falar comigo!” Nossos pais partiam do pressuposto de que é difícil manter o olhar de alguém quando você mente para ela, e eles estavam certos até certo ponto. 

Mas, isso é tão sabido que as pessoas costumam fazer contato visual deliberadamente na tentativa de esconder o fato de que estão mentindo. 

O problema é que a maioria deles supercompensa e mantém contato visual a ponto de ser desconfortável. Em média, as pessoas mantêm contato visual por sete a dez segundos, mais quando ouvimos do que quando falamos. 

Se você está falando com alguém cujo olhar está fazendo você se contorcer, especialmente se a pessoa estiver muito quieta e não estiver piscando, algo está acontecendo e ela pode estar mentindo para você.

Deixe uma resposta