6 Filmes budistas que te ajudará a fugir da ansiedade

You are currently viewing 6 Filmes budistas que te ajudará a fugir da ansiedade

A filosofia budista pode ser uma grande aliada em tempos de incerteza e ansiedade.

Se você sente que precisa se reconectar com o que é importante, recuperar a paz e começar no caminho da felicidade, aqui estão 6 filmes budistas que podem te ajudar.

O budismo se tornou uma das grandes lições que foram passadas de geração em geração e, além de ser uma religião, é uma forma de assumir a vida.

A palavra Zen vem do sânscrito e significa meditação. Sidharta Gautama meditou para se tornar “buda”, isto é, o iluminado.

Na filosofia oriental, a vida é um todo ligado ao universo. É por isso que o budismo usa a meditação como uma forma de observar o mundo, ao invés de regras ou leis estritas, ela nos permite ver sem julgamento.

O budismo é um estilo de vida, um método para alcançar a iluminação espiritual com base no trabalho da mente e no estudo de nós mesmos. 

1. Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera (2003)

Um velho monge e um jovem refletem sobre as estações do ano, fazendo uma analogia perfeita sobre a vida do homem e a mudança. 

Tudo acontece em uma cabana imperecível que flutua em um lago rodeado por montanhas e paisagens de extraordinária beleza. 

2. E Buda Desabou de Vergonha, de Hana Makhmalbaf (2007)

Uma menina sonha em ir para a escola, algo tão simples que, no entanto, levará a uma jornada perigosa e difícil que a deixará com um nó na garganta.

3. Samsara (2011)

A palavra “samsara” vem do sânscrito e serve para descrever o ciclo de vida formado pelo nascimento, morte e reencarnação. No mesmo sentido, o diretor Ron Fricke –Baraka ou Cronos- propõe uma peculiar jornada visual e sonora pela vida.

4. Milarepa (2006)

Um golpe de má sorte deixa uma família abastada abandonada. Seus parentes diretos, longe de ajudar, aproveitam-se deles e os escravizam, até que uma menina cresce e busca vingança na magia negra. 

Ao contemplar os danos de seu trabalho, ele indica uma jornada pessoal com o objetivo de limpar seu carma.

5. A Buddha (2005)

Dois irmãos órfãos crescem em uma cidade grande, sofrendo com o isolamento e o vazio emocional de sua perda. O fardo é grande demais para um deles, Tomás, que acaba perdendo o emprego e fazendo uma mudança radical em sua vida.

6. Zen (2009)

O filme conta a vida de Dogen Zenji, um ex-monge budista que, seguindo os últimos desejos de sua falecida mãe, começou a meditar e divulgar o budismo entre os japoneses, quando essa religião não era aceita. A história se passa durante o período Kamakura (1185-1333 DC).

Deixe um comentário