6 Frases que você nunca deve dizer ao seu filho

6 Frases que você nunca deve dizer ao seu filho

Definitivamente não é fácil ser pais, somos seres humanos e, como tal, podemos perder a paciência com os nossos filhos, no entanto, todos os dias temos uma nova oportunidade de sermos melhores pais.

Muitos pais dizem aos filhos frases que podem magoá-los, irritá-los ou constrangê-los. São frases ditas “não intencionalmente” ou que ocorrem sem que ninguém perceba. É nossa responsabilidade como pais considerar quais são os erros mais comuns que cometemos, como as frases que devem e podem ser evitadas para o bem de nossos filhos.

6 Frases que você nunca deve dizer ao seu filho

A violência verbal não é a melhor solução, pelo contrário, as pessoas respondem melhor quando nos sentimos bem e quando nos falam com gentileza, mesmo no nosso local de trabalho. As frases a seguir são desnecessárias para a educação e podem prejudicar emocionalmente seu filho.

1. Que idiota!

Os rótulos permanecem gravados como ordens na mente e no coração para sempre e limitam o estabelecimento e a realização de objetivos em sua vida. Evite essas palavras infelizes.

2. Você nunca vai aprender…

Essa frase é desmotivadora. A mensagem que você está transmitindo a seu filho é que ele é incapaz. É melhor se concentrar em como ajudar seu filho a melhorar.

3. Vou contar pro seu pai/mãe…

A comunicação com os pais sobre o comportamento da criança é muito importante. Não use certas pessoas (geralmente o pai) como ameaça, pois você gera medo na criança e também faz a outra pessoa ficar “mal”. Além disso, não use essa frase para envergonhar seu filho na frente de outras pessoas. Fale com seu filho da maneira que você deseja que falem com você.

4. Que chato, estou cansada de você!

Ao dizer isso, você está passando a mensagem de que seu filho é uma pessoa chata, uma pessoa que atrapalha e prejudica sua autoestima. Seja paciente e diga com calma que este não é o momento para o que a criança está fazendo. A chave é se concentrar no comportamento do momento, mas não na criança.

5. Vou chamar o “fulano” para te pegar

A mensagem que você está transmitindo ao seu filho é: “Vou abandoná-lo, um estranho irá levá-lo e eu permitirei”. Isso é muito forte para uma criança indefesa. 

A única coisa que você vai conseguir com isso é gerar medos, desconfianças, feridas emocionais e insegurança por toda a vida. Novamente, fale sobre o que você deseja corrigir e dê uma consequência lógica para o que está fazendo.

6. Eu não vou mais gostar de você!

Você é a pessoa em quem seu filho mais confia e quem deve protegê-lo de tudo. Ao dizer essa frase a ele, você envia a ele uma mensagem de rejeição e condiciona seu amor à chantagem emocional. É melhor dizer especificamente o que você espera que ele melhore, explicando o porquê.

Essas frases deixam seu filho vulnerável e a ser vítima de maus-tratos, já que quem mais o ama, o fala. As crianças o adotam como normal e aceitam o abuso de outras pessoas, não apenas na infância.

Nunca pense que é tarde para mudar seu comportamento com seu filho. Nunca é tarde para melhorar.

Deixe uma resposta