6 Sinais de que uma pessoa tóxica está manipulando você

6 Sinais de que uma pessoa tóxica está manipulando você

Quem nunca teve um chefe cínico, um colega de trabalho desagradável ou um cunhado que fica sempre nos dizendo o que fazer? Lidar com pessoas tóxicas pode ser inevitável em certos contextos.

Aqui, vamos te mostrar 6 sinais para te alertar que uma pessoa tóxica está manipulando você. Provavelmente, no decorrer de sua vida, você encontrou um grande número de pessoas tóxicas.

1. Eles tentam fazer você se sentir culpado por algo

Eles sempre farão você se sentir culpado por algo. Cada vez que algo acontece, uma pessoa tóxica reage de maneira ruim e quer que acreditemos que somos responsáveis por isso

Esse tipo de pessoa tem grande dificuldade em assumir a culpa e admitir que estava errado. Além disso, eles sempre farão tudo para buscar o seu próprio benefício.

2. Eles sempre “sabem” o que vai acontecer

Outro método característico de manipulação dessas pessoas é fazer você acreditar que elas sabem tudo. Eles controlam tudo e até sabem o que vai acontecer. 

Frases como o famoso “Eu avisei” estão presentes em todas as ocasiões. Tudo o que você faz, eles já fizeram e já sabem.

O que eles estão procurando? Tentando fazer você acreditar que eles estão no controle, até mesmo das coisas que você faz.

O importante é ignorar esse tipo de comentário e nunca duvidar do que estamos fazendo ou fizemos simplesmente porque alguém nos diz coisas como “era de se esperar” ou “não me surpreende”. A confiança é a chave para manter esse tipo de pessoa fora de nossas vidas.

3. Eles sempre procuram confundir o outro

Um método bastante popular entre pessoas tóxicas. Eles dão voltas e mais voltas no meio de uma discussão simplesmente para escapar de alguma resposta com a qual não se sentem confortáveis.

Para poder identificar rapidamente, é aconselhável prestar atenção especial ao que estão dizendo. 

Se o tema do discurso deles é muito complexo e o fio quase inexistente, é porque tentam confundi-lo para não responder ao que você perguntou.

Este é um método muito comum entre pessoas manipuladoras e tóxicas e é muito fácil cair em suas garras, mesmo sem perceber.

Você sabe, conversa confusa, palavras confusas e histórias estranhas são sinais de que algo ruim está acontecendo.

4. Eles sempre questionam tudo

Esse método de manipulação é usado para questionar a sanidade do ouvinte.

Essa pessoa tóxica começará por fazer algo que incomode a outra pessoa e depois lidará com a situação como lhe convier. 

Uma frase típica desse método de manipulação é o famoso “você está se comportando como um louco”. E, se a técnica for eficaz, a vítima passará a acreditar que talvez ela esteja agindo de forma muito emocional e irracional.

5. Eles sempre brincam de ser a vítima

Os manipuladores sempre se apresentam como vítimas. 

É a coisa mais previsível que eles fazem. Independentemente da situação, eles interpretarão mal suas palavras e o farão se sentir culpado até que você realmente acredite que foi você quem fez algo errado.

Quando você morde a isca, eles sabem que estão no controle.

6. Eles te apressam

Outro sinal de manipulação é alguém constantemente apressando você para tomar uma decisão. Eles sabem que quanto mais pressionam você para tomar uma decisão rápida, é mais provável que você não decida muito bem e faça uma escolha errada.

Esses tipos de pessoas geralmente aparecem em nossas vidas quando estamos mais vulneráveis. Portanto, quando mais podem tirar vantagem de nós, mais eles irão tirar. 

Nunca é bom ter essas pessoas por perto. Agora que você sabe disso, pode mantê-los fora de sua vida.

Deixe uma resposta