Por que choramos? Aqui estão todos os motivos pelos quais chorar é bom para você

Por que choramos? Aqui estão todos os motivos pelos quais chorar é bom para você

Chorar é bom? Chorar não é um acontecimento negativo nem do qual nos envergonhar: denota inteligência emocional e elimina toxinas negativas, e estes são apenas alguns dos muitos aspectos positivos.

Chorar é um sinal de inteligência emocional

Quantas vezes na vida, em momentos de tristeza, tendemos a nos isolar e talvez soltar algumas lágrimas? A modéstia de sentimentos não é algo totalmente negativo, mas não devemos ser considerados fracos se às vezes caímos no choro.

Chorar não é sinal de fraqueza ou fato negativo, como muitos pensam, muito pelo contrário. Como alguns especialistas acreditam, é uma válvula de escape muito importante que evita o acúmulo de ansiedade e depressão é um sinal de força emocional.

A importância de chorar de acordo com especialistas

O famoso bioquímico Frey e um conhecido psicólogo e autor de muitos artigos de inteligência emocional, Goleman, esclareceram alguns pontos sobre a questão das lágrimas.

Segundo o Prof. Frey, o choro permite que o corpo libere toxinas produzidas em situações de estresse e dor.

Um bom choro, portanto, ajuda o corpo a eliminar hormônios e proteínas que são gerados em estados de ânimo que não são positivos para o corpo, constituindo assim uma verdadeira limpeza emocional que devemos dar a nós mesmos sem nos envergonhar. O Dr. Daniel Goleman também afirma que o choro é um dos indicadores da inteligência emocional.

Quando contemos as lágrimas, resistimos de forma não construtiva à tristeza e à raiva. Na verdade, essa atitude antinatural gera contra-indicações no gerenciamento das emoções e seu controle. Você alguma vez teria pensado nisso?

Aqui estão alguns benefícios das lágrimas:

1. Proteger o olho

O choro estimula as glândulas lacrimais, que desempenham uma função protetora dos olhos, principalmente da córnea, atuando como protetores contra inflamações e vírus.

2. Ajuda no tratamento da depressão

O choro produz opiorfina, uma proteína contida nas lágrimas, que ajuda a combater estados depressivos.

3. Ajuda a controlar emoções negativas

Quando o estresse e a tristeza aumentam, chorar é uma ótima maneira de não piorar a dor.

4. Age como um reequilíbrio das emoções

Chorar é uma forma de restaurar as emoções, pois é um processo muito libertador.

Na Grécia Antiga, o teatro era muito popular justamente por ser reconhecido como um lugar de purificação e liberação das emoções negativas, até por meio de um bom choro.

Então, não tenha medo de derramar algumas lágrimas, cuidado quando você exagerar no choro, pode não ser um bom sinal, mas se você não chora há muito tempo, faz com que não entremos em contato conosco mesmos e nos tornemos pessoas fechadas.

Deixe uma resposta