7 Hábitos que vão te fazer parecer mais inteligente do que todas as pessoas

You are currently viewing 7 Hábitos que vão te fazer parecer mais inteligente do que todas as pessoas

O que torna uma pessoa mais inteligente do que outra? 🤔

Basta perguntar a si mesmo o que aqueles gênios que existiram fizeram. Como se comportam, quais eram seus hábitos, etc. Claro, é importante olhar para os aspectos positivos, você não quer cair na arrogância. Porque mais do que parecer inteligente, você parecerá alguém arrogante. E sejamos honestos, ninguém gosta de gente assim. 

Nos últimos anos foi descoberto que seguir certas técnicas pode aumentar a agilidade mental. Claro, experiência e conhecimento não podem ser substituídos. A realidade é que há muitos fatores envolvidos que podem afetar nossos níveis de QI. 

Então, se o que você quer é se ver como alguém inteligente, mas sociável (o que também faz parte da inteligência), nós lhe dizemos como você pode fazer isso. Aqui estão algumas das características das pessoas mais inteligentes que você pode começar a aplicar agora mesmo:

1. Desconfie de tudo o que ouvir

Em vez de aceitar como verdade o que alguém lhe diz, é muito melhor não acreditar na primeira vez. Faça uma análise um pouco mais e se pergunte se isso pode ser real ou não. O importante é não atacar verbalmente os outros, contradizendo-os em tudo o que dizem. É mais fácil procurar argumentos que possam defender o seu ponto de vista ou simplesmente que expliquem uma alternativa.

E você só precisa se perguntar sobre todos esses gênios que conquistaram as coisas incríveis que fizeram graças a essa curiosidade. Quando nos questionamos sobre a explicação de algo, os porquês ou queremos saber mais sobre um assunto, estaremos um passo à frente da maioria.

2. Seja modesto

Ao contrário do que muitos possam pensar, passar a vida se gabando do quanto você sabe faz você parecer mais tolo do que inteligente. Isso ocorre porque as pessoas verdadeiramente inteligentes estão cientes do quanto não sabem; ao contrário daqueles que acreditam ter todo o conhecimento do mundo, mas na verdade são ignorantes de tudo o que ainda precisam aprender.

O fenômeno é conhecido como Efeito Downing, e foi observado pela primeira vez quando pessoas com um nível de inteligência abaixo da média tendiam a pensar que eram superiores, e pessoas com inteligência superior se subestimaram.

3. Faça contato com os olhos

Não há nada mais inseguro do que não olhar nos olhos de uma pessoa durante uma conversa. E a insegurança pode estar associada à falta de inteligência. De acordo com Nora A. Murphy, professora de psicologia da Loyola Marymount University em Los Angeles, entrevistas gravadas com um grupo de participantes mostram que as pessoas que mantêm contato visual têm níveis de QI mais elevados. 

Um estudo de 2007 com 182 estudantes de pós-graduação mostrou que sujeitos que falam com uma voz agradável e expressiva e respondiam aos seus colegas eram considerados muito mais inteligentes do que sujeitos tímidos.

4. Use a inicial do seu nome do meio ou sobrenome

Talvez isso seja algo que já vimos muitas vezes, em autores de livros, por exemplo, e pode ter mais de uma explicação. Mas, no inconsciente coletivo, o escritor é sinônimo de inteligência, por isso conseguimos associar uma inicial entre o primeiro e o último nome com a de uma pessoa que tem mais conhecimento. 

De acordo com um estudo realizado pelos psicólogos Wijnand AP van Tilburg e Eric R. Igou, as iniciais entre o nome e o sobrenome aparecem com frequência em contextos formais, muitas vezes quando se trata de conquistas acadêmicas ou intelectuais.

5. Trabalhe à noite

É hora de colocar sua coruja interior para fora. De acordo com um estudo de 2009 de Statoshi Kanazawa e Kaja Perina, as pessoas que vão dormir e acordam mais tarde são mais espertas do que aquelas que fazem o contrário. 

A conclusão foi obtida após análise do sono de 20.745 adolescentes. Os menos inteligentes foram dormir em média às 23:41 e acordaram às 7:20, enquanto os mais inteligentes foram dormir às 0:29 e acordaram às 7:52. Inacreditável a diferença que meia hora pode fazer!

6. Cerque-se de pessoas inteligentes

Como diz o ditado: “Me diga com quem andas e eu direi quem és.” E não é por acaso que você é julgado pelas pessoas com quem vive mais. Se você se cercar de pessoas inteligentes e interessantes, é provável que suas conversas sejam aprofundadas e discutam tópicos relevantes. 

Talvez seja hora de refletir sobre quem são seus amigos e se eles acrescentam algo à sua vida. Lembre-se de que você deve estar cercado de pessoas que o empurram para a frente.

7. Se você não sabe o que dizer cale a boca

Sempre tem um “sabe-tudo” que quer participar de tudo e não sabe se calar. E muitos que tentam fingir saber sobre algum assunto. Lembre-se de que para falar é preciso saber ouvir.“É melhor ficar calado e acharem que você é um tolo, do que falar o que não sabe e terem certeza disso”– Abraham Lincoln.

Deixe um comentário