ᐈ 10 Hábitos das pessoas com inteligência emocional

ᐈ 10 Hábitos das pessoas com inteligência emocional

Você gostaria de estar no controle de seus hábitos e saber o que fazer para controlá-los e fazê-los trabalhar a seu favor e não contra você? Você gostaria de saber o estado emocional de uma pessoa apenas olhando para ela e reconhecendo quando é a melhor hora para falar ou pedir algo? Se sua resposta for Sim, leia até o fim e descubra 10 hábitos que as pessoas com alta inteligência emocional praticam.

Pessoas com alto nível de inteligência emocional são mais felizes e, consequentemente, mais bem-sucedidas na vida. Portanto, preste muita atenção e descubra o que essas pessoas estão fazendo que os outros ignoram.

1. Eles estão cientes de seu estado emocional

Essas pessoas sabem o tempo todo como se sentem e têm ferramentas mentais e físicas para manipular suas emoções a seu favor. Isso significa que se essas pessoas estão desanimadas ou chateadas, elas sabem exatamente o que fazer para recuperar o ânimo e se sentir muito melhor.

2. Seus julgamentos são baseados em fatos, não em suposições

Essas pessoas não são influenciadas por opiniões ou rumores sobre alguém ou algo, elas são inocentes quando crianças e só ouvem ações, não palavras. Para esse tipo de pessoa, uma ação é mais importante do que horas e horas de conversa sem sentido.

3. Eles transformam o negativo em positivo

Quando pessoas com inteligência emocional tiveram um dia ruim ou algo não saiu como esperavam e elas se sentiram mal com isso; elas imediatamente assumem a responsabilidade por sua situação e param por 5 minutos para refletir, procurar o lado positivo e aprender com aquela experiência.

4. Eles são capazes de estabelecer limites e ser firmes, se necessário.

Esse tipo de pessoa costuma ser muito amigável, o que faz com que algumas pessoas acreditem que são presas fáceis e tentam manipulá-las para ganhos egoístas. Nesse sentido, pessoas com alta inteligência emocional são capazes de frear as intenções dessas pessoas por meio de palavras firmes, mantendo a educação e o respeito em todos os momentos.

5. Cerque-se de pessoas positivas

Eles sabem que os relacionamentos influenciam muito suas vidas e, portanto, procuram se relacionar com pessoas que são uma boa influência. 

Eles selecionam seus amigos com muito cuidado, isso não significa que se deixem levar pelas aparências; pelo contrário, estão abertos a encontrar qualquer tipo de pessoa, independentemente da sua aparência física ou posição social. Eles sabem que o que é valioso em uma pessoa está dentro deles e para entrar em alguém você tem que se dar a oportunidade de conhecê-los primeiro.

6. Eles vivem no presente

Esse tipo de pessoa há muito entendeu que o passado ficou “para trás” e não se amarram a ele. Da mesma forma, eles sabem que é inútil se preocupar com o futuro. Eles sabem que é importante traçar metas e trabalhar todos os dias para alcançá-las, assim vivem o presente e aos poucos vão construindo seu futuro.

7. Eles cuidam bem de seus pensamentos e palavras

Eles compreenderam que os pensamentos criam sua realidade e que as palavras são poderosas. Nesse sentido, eles guardam pensamentos positivos e construtivos em sua mente, da mesma forma, eles selecionam muito bem suas palavras e pensam tudo o que dizem.

8. Eles aproveitam a vida

Pessoas com alta inteligência emocional sabem que têm apenas uma vida para viver, da mesma forma que sabem que aprender com suas experiências não é a única maneira de alcançar seu objetivo. 

Eles procuram comprar a experiência de outras pessoas por meio de livros, palestras, sessões privadas, etc. Desta forma, quando compram um livro, sabem que compraram 10, 15, 20 ou mesmo 50 anos de experiências e aprendizados da pessoa que escreveu o livro.

9. Eles sabem quando é a hora certa de fazer algo

Eles sabem que, se quiserem pedir um aumento ao chefe, é mais provável que o peçam quando ele estiver feliz do que quando estiver chateado. Da mesma forma, o marido ou a esposa sabem muito bem quando é o momento certo para conversar com o parceiro sobre qualquer assunto. Nesse sentido, eles observam muito bem o humor das pessoas e agem na hora certa.

10. Eles têm olhos, mentes e corações abertos

São capazes de se colocar no lugar dos outros e, assim, reconhecer seus sentimentos e compreender o que estão passando; dessa forma, eles podem influenciar positivamente essa pessoa por meio de uma palavra de incentivo ou simplesmente de sua presença. 

Você já conhece 10 hábitos de pessoas com alta inteligência emocional, agora é a hora de colocar em prática o que você aprendeu. Talvez em alguns pontos você tenha se sentido identificado e em outros não, te convido a incorporar em sua vida os hábitos que considera que podem melhorar seu bem-estar.

Deixe uma resposta