Conforme a vida vai passando, tudo o que queremos é encontrar a paz neste mundo caótico. Olhamos ao redor, vemos injustiças que acontecem e gostaríamos de poder estalar os dedos e fazer tudo ir embora. No entanto, ao tentar encontrar a paz fora de nós mesmos, sempre ficaremos desapontados. A paz no coração vem de aceitar a vida e aprender a surfar nas ondas.
Se todos nós encontrássemos paz dentro de nós mesmos, a vida não teria tantas armadilhas. Se você pensar bem, a falta de paz vem de algum tipo de desequilíbrio dentro de nós. Você tem mais controle sobre sua vida do que pensa. Com isso em mente, temos algumas dicas para você sobre como encontrar paz interior.
“A paz é o resultado de retreinar sua mente para processar a vida como ela é, em vez de como você acha que deveria ser.” — Wayne W. Dyer
1. Aceitar mais do que reagir
Se você quer encontrar a paz em um mundo louco, não pode permitir que tudo o que acontece o incomode. As religiões orientais ensinam que devemos ter compostura em todas as circunstâncias da vida para não deixar que elas nos controlem.
Se você reagir a cada situação que a vida lhe lança, seja ela negativa ou positiva, seu estado emocional e mental permanecerá desequilibrado.
Em outras palavras, você continuará sendo uma vítima da vida, e não um professor dela. Ao manter a compostura em momentos desafiadores e alegres, você será capaz de responder em vez de reagir. A vida inevitavelmente vem com altos e baixos. No entanto, se você conseguir surfar nas ondas em vez de deixar que elas o puxem para baixo, você sempre sairá por cima.
A maioria das pessoas só sente paz quando as coisas acontecem do seu jeito. No momento em que algo desagradável ou traumático acontece, eles perdem a calma e permitem que a turbulência da vida os afogue. O filósofo e palestrante indiano Jiddu Krishnamurti disse isso da melhor maneira: “Este é o meu segredo. Eu não me importo com o que acontece”.
Essa declaração significa simplesmente que você não permitirá que as mudanças nas circunstâncias da vida controlem suas emoções.
2. Aceitar a vida em vez de lutar contra ela
Não importa se você ainda não tem a casa, o emprego ou o carro dos seus sonhos, você ainda pode encontrar a felicidade no agora. Se você tem um teto sobre sua cabeça, uma família que o ama, comida, água e roupas do corpo, você tem muito a agradecer.
A maioria das pessoas sente desconforto e ansiedade porque sempre lutam com a vida. Eles não sentem paz interior porque dão toda a sua energia para se preocupar, refletir ou, de alguma forma, se afastar do momento presente. Aquilo que resistimos persiste, então, se você sentir alguma tensão em si mesmo, opte por liberá-la e sentir a paz tomar conta.
Depois de aceitar sua situação, você pode escolher a próxima etapa com a mente limpa. Ao liberar essas emoções reprimidas, será muito mais fácil para você descobrir sua intuição, o que ajudará a guiar o caminho.
3. Medite e olhe para dentro de si mesmo
Os cientistas vêm estudando os benefícios da meditação há décadas e descobriram alguns fatos profundos sobre ela. Meditação significa simplesmente treinar sua atenção e consciência usando sua respiração para controlar a energia corporal.
As religiões orientais praticam a meditação diariamente como parte de sua devoção a um poder superior. Claro, não é necessário ter religião para participar da prática.
Oferece benefícios para todos e pode começar a qualquer momento. De iniciantes a devotos avançados, a meditação pode trazer resultados que mudam vidas. Aqui estão alguns benefícios da meditação, todos apoiados pela ciência:
- Reduz o estresse.
- Reduz a ansiedade.
- Promove o bem-estar e equilíbrio emocional.
- Aumenta a autoconsciência e a intuição.
- Melhora a atenção.
- Melhora a memória.
- Ajuda a aumentar os sentimentos de bondade para consigo mesmo e para com os outros.
- Melhora a qualidade do sono.
- Ajuda a parar vícios.
- Baixa pressão arterial e frequência cardíaca.
4. Faça da sua casa seu santuário
Ter um ambiente calmo em casa o ajudará a evitar o estresse e a ansiedade em relação à vida.
Ao se cercar de plantas, música relaxante, arte e outros objetos que promovem a paz, você encontrará tranquilidade imediata. Elimine qualquer coisa que perturbe sua calma interior, seja se livrar da desordem desnecessária, desligar as notícias ou jogar fora alimentos não saudáveis.
Se você transformar sua casa em um santuário, você sempre pode esperar retornar após um dia estressante. Mantenha um ambiente calmo em casa, e isso ajudará a aliviar os sentimentos de paz em seu coração e mente.
5. Fique atento as amizades que você mantém
Ninguém gosta de se cercar de pessoas negativas, mas todos nós conhecemos alguém em nossas vidas que tende a nos deixar deprimidos na maioria das vezes.
Preste atenção aos seus amigos próximos e veja como você se sente perto deles. Se você sair se sentindo esgotado e oprimido depois de sair com eles, deve reavaliar sua amizade com eles.
Os amigos devem te estimular e te inspirar, portanto, se eles tendem a diminuir seu humor na maioria das vezes, pergunte a si mesmo por que você continua saindo com eles. Os amigos também devem agregar valor à sua vida de alguma forma. Se você quer ter paz em um mundo caótico, comece ficando longe de pessoas que não despertam o que há de melhor em você.
6. Encontre a paz em meio a natureza
Evoluímos ao longo de milhares de anos mantendo contato com nosso ambiente natural. Infelizmente, muitas doenças surgiram quando começamos a nos afastar da natureza e mudar para um mundo moderno e tecnológico.
Embora as conveniências modernas tenham facilitado nossa vida de muitas maneiras, elas também cortaram nossa conexão com nosso ambiente natural.
Estudos mostram como a natureza pode restaurar a paz e a calma em nossas vidas. Quando nos cercamos de florestas, riachos ou paisagens naturais, nossas mentes imediatamente começam a se acalmar. Em nosso mundo moderno, nossa atenção muda continuamente de um estímulo para outro. No entanto, a tranquilidade encontrada na natureza permite que nossas mentes se movam lentamente de uma cena para outra.
O ritmo mais lento da vida na natureza pode te ajudar a descobrir a paz neste mundo louco. Também pode ajudar a prevenir a depressão e pensamentos negativos. A ciência mostra que passar 90 minutos caminhando na natureza reduz a atividade na parte do cérebro associada à ruminação negativa.
7. Escutar os problemas de outras pessoas
No momento em que assumimos os problemas de outras pessoas, nossa paz é tirada de nós. Podemos ter empatia com os outros sem absorver sua energia ou assumi-la como nossa. Muitos empatas têm dificuldade em diferenciar sua energia da de outras, mas ter um limite é vital para preservar a paz interior.
Se você descobrir que as pessoas se aproximam de você com frequência para revelar seus problemas, apenas ouça sem dar muita energia. Ao permitir que circunstâncias fora de você ditem suas emoções, a paz sempre escapará de você. No entanto, se você aceitar tudo o que a vida jogar em você e manter uma disposição equilibrada, terá mais energia e recursos para ajudar outras pessoas.
Aqui estão algumas maneiras de dar apoio aos outros sem se sentir oprimido:
- Dê conselhos a eles, mas não se envolva muito em suas histórias.
- Sugira outros recursos, como psicólogos.
- Não dê mais do que você pode pagar. Em outras palavras, se você tem muito a fazer agora, pode estar se concentrando mais em si mesmo do que nos outros. Essa prática não é egoísta; às vezes é necessário encontrar um equilíbrio.
- Lembre-os de que às vezes a vida nos derruba, mas isso não significa que as coisas ficarão difíceis para sempre.
Todos nós queremos paz interior, felicidade e satisfação; No entanto, sem os tempos difíceis, não apreciamos tanto os fáceis. Em nossa realidade, devemos ter escuridão e luz; caso contrário, não existiríamos. Portanto, da próxima vez que você se sentir esgotado e oprimido pela vida, lembre-se de que os tempos difíceis não duram para sempre e você verá dias melhores.