8 Lições de vida que podemos aprender com o grande filósofo grego Platão

You are currently viewing 8 Lições de vida que podemos aprender com o grande filósofo grego Platão

Platão é uma figura emblemática da antiga civilização grega e da história universal. Sua contribuição para o desenvolvimento da filosofia e tradições ocidentais é tão significativa que permanece relevante até hoje. 

Platão lançou as bases da religião e espiritualidade ocidentais, e não é de admirar que seus ensinamentos sejam relevantes para o homem de hoje – aquele que está tão perdido e confuso espiritualmente. Abaixo apresentamos 8 lições de vida do antigo filósofo sábio, Platão.

1. A bondade é o segredo

“Seja bom para os outros, porque todos que você conhece estão travando uma dura batalha dentro de si que você não tem ideia.”

Geralmente é difícil entender o que outra pessoa está sentindo, quais pensamentos estão girando em sua cabeça.

O primeiro passo para a reconciliação espiritual é perceber que cada pessoa que você conhece tem suas próprias dificuldades, os mesmos sentimentos que você tem e a mesma pessoa que você. Platão nos ensina a olhar além das aparências e ser gentis com todos ao nosso redor.

2. Pense antes de falar

“Os sábios falam porque têm algo a dizer; tolos porque eles têm que dizer alguma coisa.”

Este ensinamento talvez seja mais relevante hoje do que nunca, pois temos tantas oportunidades de expressar nossas opiniões, especialmente no espaço online, que às vezes é realmente difícil resistir à tentação. Platão nos ensina que a opinião só tem valor se for realmente útil.

3. Jogue limpo

“Você pode aprender mais sobre os outros com uma hora de jogo do que um ano de conversa.”

A competição é a melhor maneira de descobrir a verdadeira face de uma pessoa. O verdadeiro ser do homem se manifesta mais em uma situação estressante. 

Com um jogo que tem algumas apostas, você pode descobrir o quão honestas são as pessoas ao seu redor. E no que diz respeito a você, sempre jogue limpo.

4. Basta começar

“A parte mais importante do trabalho é o começo.”

As pessoas gostam de adiar a mudança e muitas vezes perdem oportunidades. Platão nos aconselha a superar o medo do desconhecido dentro de nós mesmos, dar o primeiro passo, depois o segundo, o terceiro e assim por diante, enquanto observamos o que acontece. No final, mesmo que você falhe nesse meio tempo, você se aproxima do resultado esperado.

5. Faça sua parte na política

“Se não estivermos envolvidos em assuntos públicos, estaremos condenados a ser governados por pessoas piores do que nós.”

Platão acreditava firmemente que devemos lutar por nossos direitos e intervir diante da injustiça, na vida política e além. Não lamentemos e aceitemos o problema como uma realidade natural e inquestionável.

6. Faça o bem

“Em busca dos outros, nos encontramos.”

Se você quer viver em um mundo melhor, comece a mudar com você mesmo. Não é nada complicado. Simplesmente seja gentil e compreensivo com aqueles ao seu redor, e você também encontrará esses valores em seu comportamento.

7. Use sua força para fazer o bem

“Ninguém é mais arrogante do que uma pessoa comum que chega ao poder.” Diz um provérbio francês. Seja o único a mudar esse princípio.

8. Nunca pare de aprender

“Um homem que negligencia o aprendizado permanece coxo para o resto de sua vida.”

A vida é cheia de coisas maravilhosas que podemos e devemos aprender. Nunca pare de aprender porque, como disse Aristóteles, discípulo de Platão, aprender é o melhor estoque que podemos acumular na velhice.

Deixe um comentário