8 Lições de vida que você aprenderá com seus animais de estimação (principalmente cães)

8 Lições de vida que você aprenderá com seus animais de estimação (principalmente cães)

Se você decidir ter um animal de estimação, você terá um companheiro fiel por muito tempo que estará ao seu lado nos momentos de perigo, sem esperar nada em troca. Ele vai te amar incondicionalmente e como se isso não bastasse, ele também vai te ensinar algumas lições de vida sem dizer uma palavra.

Os humanos são as criaturas mais inteligentes do planeta. O fato de podermos pensar e raciocinar, nos destacou de nossas outros seres vivos. Todos, especialmente aqueles que são ‘pais’ de animais de estimação, concordam que, embora sejamos inteligentes, os animais têm um modo de vida mais inteligente e saudável do que nós.

Para que você perceba isso, vamos explicar algumas das lições de vida que os animais de estimação vão lhe ensinar, quase sem você perceber. Eles vão contribuir muito e te ajudar a crescer como pessoa, você só terá que olhar um pouco e observar o comportamento deles com você.

1. A lealdade

Os animais vivem a vida com lealdade. Animais de estimação, especialmente cães, são famosos por serem leais à família que cuida deles. 

Muitos cães ficam à espera de seus donos, mesmo quando não podem mais retornar, porque, por exemplo, já morreram. Como no filme Sempre ao Seu Lado, no qual o dono morre e o cachorro nunca desiste de esperá-lo.

Há uma razão pela qual os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem. Eles são muito leais aos humanos e os protegerão mesmo que isso lhes custe a vida. Podemos imitar essa atitude honrando a família e os amigos com nossas palavras e ações e ficando ao lado deles, não importa o que aconteça.

2. Eles apreciam as coisas da vida

Os animais apreciam todas as coisas na vida, maiores ou menores. Nossos animais de estimação ficam encantados com qualquer tipo de tratamento que lhes damos. 

Eles não se importam com a marca dos alimentos ou com o valor do brinquedo. Eles se preocupam mais com nosso esforço e retribuem essa atenção, pensamento e esforço, nos mostrando que apreciam isso.

Os gatos ronronam e os cães abanam o rabo para nos dizer que apreciam alguma coisa. Podemos seguir seu exemplo, mostrando nosso apreço pelas pessoas ao nosso redor, independentemente de quão grande ou pequeno seja um esforço ou ação.

3. Eles não têm rancores

Os animais não guardam rancor em seus corações. Os cães esquecem facilmente as deficiências de seus donos, ao contrário das pessoas. 

Apesar de nos esperar o dia todo enquanto estamos no trabalho, os cães ficam sempre felizes em nos ver quando voltamos para casa. Eles nos cumprimentam com entusiasmo, apesar de nossa ausência, porque não guardam rancor, ao contrário das pessoas.

Rancores nos pesam e tornam nossa caminhada na vida mais estressante.

4. Eles são cheios de energia

Os cães cuidam de nossas casas quando dormimos ou quando estamos fora. No entanto, na hora de brincar, os cães brincam cheios de energia.

A maioria de nós se dedica ao trabalho, pensando que quanto mais trabalhamos, mais produtivos somos. Esquecemos que somos humanos e que nossos corpos sofrem muito desgaste. Não somos máquinas. Podemos ser mais produtivos fazendo uma pausa para que, quando voltarmos ao trabalho, tenhamos energias renovadas e novas ideias para entregar um ótimo trabalho.

5. Eles sempre dão outra chance

Os animais não julgam você e sempre lhe darão outra chance. Sim, alguns cães não gostam de outros cães, mas em geral eles são seres muito sociais que se dão muito bem com qualquer pessoa.

Ao contrário dos seres humanos, que tendem a ser mais preconceituosos. Temos a tendência de nos julgarmos, mesmo que ainda não tenhamos ouvido a história um do outro. O mundo seria um lugar melhor se colocássemos de lado nosso orgulho e preconceitos e praticaremos não tirar conclusões precipitadas.

6. Eles sabem como pedir ajuda quando precisam

Nossos animais de estimação dependem de nós para alimentação e quase tudo o mais. Quando precisam de ajuda, eles nos dão sinais para que saibamos do que precisam de ajuda. Eles não tentam fazer tudo sozinhos porque sabem o que podem e o que não podem fazer.

A maioria das pessoas acha a ideia de pedir ajuda desconfortável. Pode ser por causa de nosso ego e orgulho. Seja qual for o motivo, válido ou não, chegará um momento em que precisaremos de ajuda. Quando chegarmos lá, sejamos humildes o suficiente para admitir que não podemos fazer isso sozinhos e que precisamos de ajuda.

7. Eles têm um grande coração

O que vemos é o que recebemos de nossos animais de estimação. Eles não escondem suas emoções e nos mostram exatamente como se sentem. Nunca precisamos adivinhar. 

A vida é curta e devemos aprender com os animais de estimação quando se trata de comportamento. Vamos mostrar às pessoas que amamos que valorizamos o relacionamento que temos com elas e que as apreciamos antes que seja tarde demais.

8. Eles dão todo o seu amor incondicional

Os cães amam suas famílias incondicionalmente. Quer cheguemos em casa cedo do trabalho ou os deixemos o dia todo, eles ainda desejam passar um tempo conosco e nos amam de qualquer maneira. Esta é talvez a área com a qual as pessoas mais lutam. Como nenhum relacionamento é infalível, pode ser difícil amar os outros sem esperar nada em troca.

Isso é normal e esperado. No entanto, podemos fazer melhor sendo mais misericordiosos e mais atenciosos com nossos entes queridos. É o mínimo que podemos fazer pelas pessoas que cuidam de nós.

Vivemos apenas uma vez, para que possamos viver de uma forma que beneficie a nós e às pessoas em nossas vidas. Vamos levar a sério essas lições simples, mas poderosas, de nossos animais de estimação e aplicá-las à sua vida pessoal

Podemos nos surpreender como essas lições podem mudar nossa vida quando aplicadas diariamente, especialmente quando desenvolvidas como hábitos.

Deixe uma resposta