A paternidade mudou bastante nas últimas décadas, mas isso não significa que alguns métodos bem-sucedidos não possam ser trazidos de volta ao presente.
A maneira como educamos nossos filhos tem uma grande influência em seu desenvolvimento, em que tipo de adultos eles se tornarão e em como serão capazes de prosperar na vida.
Vamos ver o que os pais faziam nos bons velhos tempos, do qual as pessoas de hoje também poderiam se beneficiar.
1. Eles não complicavam demais a vida
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos e outras coisas como hoje, mas ficavam felizes porque criaram seus próprios brinquedos, onde podiam se divertir o dia todo.
Quando a vida ao nosso redor era mais simples, os biscoitos caseiros da mamãe ou o brinquedo feito à mão do papai também causavam muita alegria.
2. Passavam tempo de qualidade com as crianças
Vivemos em um mundo louco e ocupado e os pais de hoje estão constantemente lutando para arrumar tempo com seus filhos entre o trabalho e outras obrigações.
É natural que desejemos ganhar mais dinheiro para proporcionar uma vida mais confortável para nossos filhos, mas brincar, ler e viajar juntos fortalece a relação pais-filhos, que não pode ser substituída por nada, e pela qual o tempo deve de alguma forma ser feito.
3. Deixavam a criança aprender com seus erros
Todos os pais querem o melhor para seus filhos, mas o medo excessivo não ajuda em seu desenvolvimento.
Se você corre ao lado da criança toda vez que ela enfrenta um obstáculo para facilitar sua vida, você não está permitindo que suas habilidades de resolução de problemas e espírito de luta se desenvolvam.
Deixe-o enfrentar as consequências de suas ações às vezes (em situações sem risco de vida, é claro).
4. Confiaram na criança
Muitos de nós nos lembramos de como era ir para casa sozinho da escola quando criança ou brincar lá fora com os amigos até escurecer, subir em árvores, andar de bicicleta o dia todo e estar tão longe de casa (sem celular) os pais nem sabiam por onde estávamos.
Antigamente, os pais davam ao filho a liberdade de explorar o mundo por conta própria, enquanto ele tinha que tomar decisões em determinadas situações. A proteção excessiva dificulta o amadurecimento da criança.
5. Ensinavam o valor do dinheiro
Os adolescentes de hoje têm ideias bastante distorcidas sobre o valor do dinheiro e não conseguem traçar uma linha entre desejos e necessidades.
Antigamente, os pais ensinavam aos filhos o valor do dinheiro e que o gasto só deveria ser feito com responsabilidade.
É preciso ensinar desde cedo às crianças que o dinheiro não cresce nas árvores, mas que é preciso trabalhar para obter.
6. Incentivavam a gente a brincar lá fora
Houve um tempo em que as crianças não ficavam em casa durante o dia. Os pais permitiam e até nos incentivaram a brincar fora de casa depois da escola, nos fins de semana e nas férias. Só íamos para casa comer.
Os pais sabiam o quanto é importante estar na natureza, respirar ar puro, conhecer o mundo fora dos muros e as pessoas que vivem à nossa volta. Jogar jogos que exigiam movimentos que fortalecem nosso físico.
7. Fizeram a gente fazer o dever de casa
Muitos de nós lembramos que, quando crianças, ajudamos nossos pais em tudo, nos fazendo sentir que todos os membros da família devem ser úteis. Todos receberam tarefas diferentes de acordo com suas habilidades.
Graças a isso, nosso senso de responsabilidade aumentou e nos tornamos mais organizados.
Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos!