5 Benefícios de Aprender a Dizer Não

5 Benefícios de Aprender a Dizer Não

NÃO: É uma palavra muito curta e simples, mas pode mudar a realidade de qualquer pessoa.

Há muitas pessoas que não conseguem dizer “NÃO” em certas situações. As razões pelas quais se pode dizer que elas não podem ser muito amplas: já que não temos vontade de fazer isso ou aquilo, que não podemos fazer, entre outros. 

Mas neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o poder que ele gera para dizer não quando você realmente não quer ou não pode ou não escolhe. E isso vai fazer você se sentir muito mais relaxado e confortável.

A importância de dizer não e por que isso é tão importante

Na vida nos deparamos com situações que não queremos enfrentar, as origens do porque não queremos fazer podem ser diversas, mas seja o que for, é muito importante registrar que não queremos fazer isso e respeitar isso. 

Para algumas pessoas, tudo isso mencionado causa certas complicações ou certos desgostos, porque eles não estão acostumados a se levantar e dizer exatamente o que querem, ou pensam que este não é um bom momento e lugar, entre outras coisas.

Razões pelas quais algumas pessoas não conseguem dizer “NÃO”

Várias das razões parecerão curiosas, mas há muitas delas que são comuns na sociedade atual e são:

 O medo da rejeição

– O medo da solidão

 O medo de perder algo ou alguém

– Medo de mudanças e coisas novas

– O medo da culpa

 O medo do conflito

 O medo de ser egoísta

Os benefícios de dizer “NÃO”

1- Fazer apenas o que se quer fazer

Ser capaz de dizer que algo não traz grandes benefícios, porque tem a ver com ser sincero e fiel a si mesmo. Tem a ver com respeitar o que cada um sente e deseja. 

2- Aprenda a definir limites

Ser capaz de dizer que isso não, significa priorizar, significa realmente fazer o que você quer, não importa o que mais. 

Também tem a ver com aprender a estabelecer limites, aprendendo a saber onde e até onde.

3- Você vive mais saudável

É uma atitude mais saudável, um modo de vida menos tóxico e mais fiel ao que realmente é. Divirta-se sentindo e fazendo sem limitações ou pressões. Apenas aproveite o que você quer.

4- Aumenta sua autoestima

Isso é muito importante porque você aprende a se valorizar mais. 

Você se torna respeitado e faz com que seus relacionamentos sejam mais profundos e os enfrente com mais segurança e carisma.

5- Permite que você saiba mais

Ser capaz de dizer que não, ouvir mais a si mesmo significa que você pode realmente elucidar o que você gosta, o que você quer, o que você precisa. 

À medida que você segue seu caminho e define o que quer e o que não quer, você se descobre.

Deixe uma resposta