Espinafre: Conheça todos os seus benefícios para a saúde

Espinafre: Conheça todos os seus benefícios para a saúde

O espinafre (Spinacia oleracea L), é um vegetal folhoso verde escuro que pertence à família Amaranthaceae.

É uma planta herbácea de ciclo anual, podendo atingir até 70 cm de altura: tem folhas comestíveis, saborosas e crocantes.

As folhas são agrupadas em roseta e as flores são pequenas, esverdeadas, femininas ou masculinas. As plantas masculinas são caracterizadas por hastes de flores sem folhas, enquanto as plantas femininas possuem folhas inteiras no final das hastes. As flores femininas são monovulares e dão origem a um fruto seco de monosperma. A duração do poder de germinação da “semente” é de 2-3 anos.

Propriedades nutricionais do espinafre:

Eles são compostos por cerca de 90% de água, pequenas quantidades de proteínas, carboidratos e apenas 0,7% de gordura.

100 gramas de espinafre contém apenas 31 calorias e 2 g de fibra, o que equivale a 8% da dose diária recomendada. Além disso, eles são uma fonte valiosa de minerais, principalmente:

  • Magnésio
  • Potássio
  • Ferro
  • Cobre

Além disso, o espinafre é extraordinário por ser antioxidantes e ter muitas vitaminas naturais.

Mas também são uma das fontes vegetais mais ricas de luteína , um carotenóide e compostos fenólicos que têm a função de agir como antioxidantes, antimicrobianos, antivirais, antifúngicos e como agentes protetores. Entre os vegetais de folhas verdes comumente consumidos, o espinafre contém cerca de 40% e 70% mais fenóis em comparação com o repolho e a alface.

Na verdade, um prato de apenas 100g de espinafre contém o suficiente de várias vitaminas diferentes para atender ou mesmo exceder a sua porção recomendada, incluindo vitamina K, vitamina A, ácido fólico e vitamina C.

Propriedades antioxidantes

Acredita-se que a espinafre possui atividades anti diabética, anti-hiperlipidêmica e antitrombótica em virtude de seus muitos antioxidantes naturais. 

Sua combinação inclui flavonóides, polifenóis (quercetina e luteolina) e vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, C, E, K e ácido fólico). Portanto, essa ampla gama de fitoconstituintes antioxidantes os torna um poderoso agente contra os radicais livres e outros derivados prejudiciais ao nosso corpo.

Propriedades anti inflamatórias

A inflamação é uma resposta imune natural ao trauma ou infecção: se persistir com o tempo, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças graves.

Os fenóis e a luteína ajudam a aumentar as propriedades anti inflamatórias do espinafre, enquanto a zeaxantina ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade e a catarata. A presença abundante de beta-caroteno, um precursor da vitamina A, também desempenha um importante papel preventivo para a saúde da visão.

Previne o excesso de peso

A comunidade científica, ao estudar soluções capazes de combater o excesso de peso, dá atenção especial ao uso de nutracêuticos para induzir a saciedade e reduzir a ingestão calórica. Graças à presença de tioácidos, eles mostraram induzir a saciedade em humanos e reduzir a ingestão de alimentos em animais. Isso ocorre porque os tilacóides diminuem a digestão e a absorção das gorduras.

Portanto, o efeito que eles poderiam induzir é a eliminação das gorduras pelas fezes, que dessa forma não seriam absorvidas e utilizadas como fonte de energia calórica.

Deixe uma resposta