O filme “The Founder” disponível na Netflix, conta a história do homem que pegou a ideia dos irmãos McDonald e transformou em um verdadeiro império.

Embora esse filme pareça um remake do filme do Facebook, há algumas coisas que podemos aprender, porque os arcos dourados nunca deixam de nos surpreender.

1. Proteja sua ideia:

Os irmãos Dick e Mac McDonald criaram um novo conceito de restaurante que nunca imaginariam que iria dominar o mundo da alimentação, uma ideia de um milhão de dólares (muito mais). 

A ideia era brilhante, mas eles não cuidaram o suficiente, eram ingênuos e entregaram ao primeiro estranho que apareceu. Embora talvez esse não tenha sido o seu maior erro, foi o primeiro de muitos.

Isso não significa que não podemos contar uma ideia a ninguém. Mas, precisamos saber quando fazer isso, deixar tomar forma, força e depois contar as pessoas. 

A ideia é uma das pedras fundamentais de um empreendimento, então você nunca deve espalhar antes da hora. É preciso saber o momento certo!

2. Não se feche para mudanças:

Às vezes, o amor que temos pelo nosso empreendedorismo nos afasta da ideia de mudança e nos faz perder oportunidades de progresso.

Os irmãos McDonald estavam orgulhosos de seu projeto, haviam criado um negócio rápido e de qualidade, fazendo a diferença no mercado de restaurantes. Mas, o modelo de negócios deles não permitiria que eles crescessem muito mais. Antes das propostas de mudança de Ray Croc, o McDonald não cedia, eles queriam permanecer na zona de conforto.

Eles não queriam mudar então Ray Croc teve que fazer as mudanças por conta própria, deixando os irmãos Mc Donald fora de seus próprios negócios.

3. Veja as oportunidades

Podemos julgar Ray Croc de muitas coisas, mas não podemos negar que ele era um visionário. Com a alma de vendedor, ele sabia ver uma oportunidade em um hambúrguer no meio do deserto da Califórnia. Ele teve a iniciativa e a curiosidade de abordar e reconhecer o que poderia ser um grande negócio

Certamente ele não imaginava que esse restaurante pudesse ser o primeiro de uma das maiores franquias do planeta, mas ele viu algo que outros não viram e essa foi sua maior conquista.

Talvez se Ray Croc não tivesse tido a iniciativa de passar por cima do conservadorismo dos irmãos McDonald, o McDonald’s que conhecemos hoje nunca teria existido.

4. Persistência é a chave

Tanto os irmãos McDonald quanto Roy Croc tiveram que fracassar muito até alcançarem o sucesso. Croc vendeu pianos, rádios, pisos e misturadores até encontrar o sucesso, e depois que conseguiu, teve que continuar lutando.

É por isso que a chave, mesmo que pareça banal, é não parar de tentar e falhar quantas vezes forem necessárias até encontrar o sucesso.

[ALERTA DE SPOILER]

Uma das últimas cenas do Fundador termina com esta reflexão: “Nada no mundo pode substituir a persistência. Talento? Não há nada mais comum do que homens malsucedidos e talentosos. Gênios? Gênios não são reconhecidos e são praticamente um clichê. Educação? O mundo está cheio de tolos educados. Persistência e determinação, por si só, são as mais poderosas.”

Esse hambúrguer perdido no deserto da Califórnia subiu de tal maneira que se tornou um ícone. Apenas uma pessoa imaginou esse sucesso e, embora ele fosse minimizado e marcado como louco, Roy Croc imaginou algo maior do que ele tinha e acabou alcançando. 

Portanto, não importa o medo, devemos sempre pensar grande e nunca desistir, sempre mantendo a consistência, determinação e persistência!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.