Na vida, é importante saber que a perfeição não existe e que não devemos passar uma vida inteira tentando alcançar.
Precisamos nos livrar da ideia de que cada decisão que tomamos é absolutamente fundamental e definirá todo o nosso futuro.
É verdade que tudo o que fazemos nos define, mas às vezes é melhor não levar essa ideia a sério porque pode gerar muita angústia. Na vida, há coisas que simplesmente não correm bem. Nem tudo responde ao plano que tínhamos “preparado”.
Hoje decidimos compartilhar algumas dessas mentiras que estamos acostumados a aceitar.
4 Mentiras sobre a felicidade:
1. Acreditamos que nos falta tempo para fazer o que gostamos
Essa é uma das crenças mais comuns e, ao mesmo tempo, mais erradas.
A verdade é que, nossa agenda pode ser mais ou menos apertada, mas se realmente quisermos fazer alguma coisa, sempre haverá tempo.
A determinação com a qual encaramos uma tarefa diz tudo e “não ter tempo” é simplesmente a nossa percepção que funciona como uma desculpa para ceder às nossas falsas expectativas.
O slogan é claro: se você quiser fazer algo, faça agora e pronto. Seja o tempo livre ou não, devemos sempre priorizar as atividades que nos fazem bem e não estarmos completamente focados em coisas triviais, como dinheiro.
2. Medo do olhar externo
Isso é algo característico do ser humano e constitui outra das mentiras da felicidade. Passamos muito tempo ocupando nossas mentes pensando no olhar dos outros, pensando sobre o que os outros dirão sobre nossas ações, nossas palavras.
Por que acontece isso? Nós simplesmente temos a necessidade quase natural de responder e satisfazer as expectativas do olhar social e isso supõe uma enorme pressão.
Muitas vezes fazemos coisas não porque queremos, mas por causa do nosso contexto, por causa das pessoas ao nosso redor. Além disso, na maioria das vezes fazemos essas coisas que nem percebemos.
É por isso que é mais do que importante ser honesto consigo mesmo e agir de acordo com nossos verdadeiros interesses.
O medo do fracasso é simplesmente uma ilusão, algo que devemos abandonar porque senão não avançaremos pelo caminho certo da vida.
3. Acreditamos que seremos felizes apenas por ter mais
Uma falácia que responde, principalmente, à ideia capitalista da nossa sociedade. Estamos sempre buscando mais, nunca estaremos em paz com o que já temos. E, como se isso não bastasse, aparentemente alguém nos convenceu de que ter mais e mais nos fará mais felizes a cada vez.
Isto é simplesmente um círculo vicioso que nunca terminará. É necessário perceber isso.
Uma vez que adotamos essa crença, nunca seremos capazes de nos conformar, nunca poderemos ser gratos pelo que temos.
Devemos entender que isso é uma crença falsa, porque nunca chegaremos ao ponto em que teremos “tudo de que precisamos”, porque, simplesmente, esse ponto não existe.
4. “Quando eu encontrar a pessoa certa, serei feliz”
Quantos de nós passamos quase uma vida pensando que ficaríamos felizes apenas em encontrar alguém especial?
É verdade que o amor é o melhor sentimento do mundo e o que mais nos completa. Mas, tal aspecto cinematográfico e dramático da vida não pode ser bom.
A verdade é que devemos aprender a nos valorizar e entender que já temos tudo o que precisamos para sermos felizes.
Então, resta apenas ser receptivo para encontrar aquela pessoa que nos fará sentir ainda mais especiais. Mas é necessário entender, a felicidade surge e é criada dentro de nós.