[…] George Bernard Shaw, resumiu a sua vida dizendo: outras pessoas vêem as coisas e se perguntam por quê?… Mas eu sonho com coisas que nunca aconteceram e me pergunto: por que não?

É essa qualidade […] a notável combinação de esperança, segurança e imaginação que é necessária hoje mais do que nunca.

Não é possível que os problemas do mundo sejam resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes são limitados pelas realidades óbvias. 

Precisamos de pessoas que possam sonhar com coisas que nunca aconteceram e perguntar por que não?

Não importa quão pequena uma nação busque a paz e a liberdade, […] “a nação mais humilde do mundo, se for vestida com a armadura de uma causa justa, é mais forte que todas as hastes do Erro”. [Discurso de John F. Kennedy em frente ao parlamento irlandês (1963)]

O mundo precisa de sonhadores.

Pessoas com uma visão, com o desejo de revolucionar uma vida, fazer algo que transcende a si mesmo, deixar uma marca.

Precisamos de pessoas que possam ver além.

Não pense: é impossível.

Não se deixe se levar pelas regras conhecidas, pelas estruturas pré-definidas da sociedade em que vivemos.

Sabemos que o mundo está em constante movimento e mudança e que todas as mudanças têm sua origem em uma visão pessoal.

Somente uma paixão sem medida pode alcançar o que parece inatingível, apenas um objetivo que desafia as regras do conhecido pode ser uma grande transformação.

De Cristóvão Colombo a Martin Luther King, dos empreendedores sociais de hoje a Nelson Mandela ou Gandhi. É possível que o mundo tenha mudado, que tenhamos novas e melhores tecnologias e diferentes formas de vida, mas a essência dos sonhadores permaneceu imóvel ao longo da história.

O processo de criar um sonho

Um sonho que vale a pena lutar não aparece da noite para o dia.

Tudo começa com a observação de uma situação cotidiana, que para o sonhador não chega a ter qualquer sentido, ou que parece improvável ou injusto e então a questão interna aparece, não seria melhor se…?

Esta questão começa pouco a pouco a semear no pensamento ideias diferentes relacionadas a possíveis soluções, até que as ideias acabem se materializando em um conceito.

O choque de realidade pode ocorrer quando o sonhador percebe que não é ninguém mais interessado em trazer este conceito em prática e se ele não tomar uma posição proativa, ninguém mais o fará.

Conforto: inimigo dos seus sonhos

Li recentemente a frase: se você se sentir confortável no seu dia a dia, é porque algo está errado.

Essa afirmação pode ser um pouco extrema, porque, embora todos tenhamos sonhos, nem todos os sonhos envolvem o mesmo trabalho ou a mesma renúncia. No entanto, é verdade que o conforto é a principal causa da morte dos sonhos e hoje procuramos, sob todos os meios, nos cercar dos maiores confortos possíveis.

Mas mesmo que pareça uma contradição, pode ser mais fácil ousar sonhar quando não há nada a perder do que quando nosso bem-estar ou nossa posição social estão em jogo.

Isso significa que, o ser humano parará de sonhar quando o estado de bem-estar for alcançado e todas as necessidades tiverem sido cobertas?

Eu quero acreditar que não.

Sempre haverá potencial para melhorias, sempre haverá objetivos que agora parecem remotos, mas que com o tempo começam a estar ao nosso alcance.

Quando nós conseguir eliminar as injustiças do nosso mundo e equilibrar bem-estar social, começamos a sonhar com a colonização do espaço, com novos estilos de vida, de mover as pessoas ou fazê-las vibrar e sempre será o sonho de dar uma resposta que vai convencer o nosso senso de transcendência e responder a pergunta de por que estamos aqui.

E você, você tem um sonho?

Existem muitos tipos de sonhos e muitos tipos de sonhadores. Robert Kiyosaki descreve cinco tipos diferentes de sonhadores:

  • Aqueles que sonham no passado: são pessoas que consideram que suas grandes realizações pertencem ao passado. Eles costumam dizer seus triunfos, mas sempre evocando outra era, assumindo que esses momentos não voltarão.
  • Aqueles que têm pequenos sonhos: essas pessoas são limitadas por metas pequenas e facilmente alcançáveis, para que em todos os momentos possam ter um sentimento de segurança.
  • Aqueles que alcançam seus pequenos sonhos: eles são sonhadores que pensam que estão cumprindo suas metas, mas eles realmente não se sentem totalmente felizes com isso e precisam de sonhos maiores.
  • Aqueles que têm grandes sonhos, mas não têm um planejamento adequado, acabam em nada: Essas pessoas trabalham com entusiasmo e paixão, mas não conseguem estabelecer metas que se alinhem com sua visão. É por isso que, mesmo que alcancem seus objetivos com sucesso, eles não chegam perto de realizar seus sonhos.
  • Aqueles que sonham alto, alcançam seus sonhos e criam sonhos ainda maiores: esses sonhadores sonham alto, desenham um plano de ação e o tornam uma realidade.

Se você tem uma visão pessoal, um objetivo que você gostaria de alcançar, ousar sonhar grande e perseverar.

Outros podem não compartilhar ou entender sua visão. Que muitas vezes você ouve que não deve arriscar construir castelos no ar ou voar muito alto, porque o sol pode derreter suas asas.

Mas não faz sentido pedir a um sonhador que voe apenas até a metade, para tentar cumprir sua meia visão, correr um risco sem sair de sua zona de conforto.

Além disso, o mundo precisa de sonhadores apaixonados, que não se deixem sobrecarregar pelas primeiras dificuldades.

As grandes transformações exigem tempo e esforço e uma grande ideia sem uma paixão que a sustente, será derrotada no curto prazo pelo ceticismo e pela realidade. 

Às vezes, um sonhador pode não viver o suficiente para ver sua visão se tornar realidade. Mas com seu entusiasmo e sua ilusão, ele terá semeado a semente da mudança em outra geração, que estará pronta para quando “a ideia chegar em seu tempo”.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.