Você sempre deixa para amanhã o que deveria fazer hoje? Nesse caso, você deve prestar atenção à essa técnica de 5 segundos.

Procrastinação, um termo da moda neste século XXI, refere-se à tendência de procrastinar ou deixar algo sempre para depois.

De onde vem a procrastinação?

A procrastinação não reflete a atitude, ética de trabalho ou competência de uma pessoa, mas é um comportamento projetado para nos ajudar a lidar com o estresse, uma vez que o que adiamos está vinculado a algo que nos estressa, constituindo um fator estressante da qual queremos escapar.

Regra de 5 segundos para parar de procrastinar

  • Reconheça que você está estressado: Aceite que o que acontece com você não é uma falha, defeito ou incapacidade, mas uma reação comum e humana ao estresse, que afeta suas decisões. Este primeiro passo subtrai um pouco de pressão e permite que o córtex pré-frontal do cérebro desempenhe um papel na próxima decisão.
  • Tomar uma decisão de cinco segundos que seja diretamente contrária à resposta ao estresse: Em vez de tentar racionalizar o estresse através do pensamento ou da pergunta “como posso lidar com isso?”, Tente fazer exatamente o oposto e tome a decisão de passar os próximos cinco minutos de trabalho fazendo o que você está fazendo.
  • 5 segundos por cinco minutos: se for uma ligação, atenda e faça a ligação. Se for uma entrega de artigo, escreva o máximo possível nos próximos cinco minutos. Os resultados podem ser ótimos ou brilhantes, mas isso não importa: o ponto principal é que você quebrou o ciclo e demonstrou que pode lidar com o estresse.

Como sempre, você precisará de tempo para criar hábitos novos; portanto, essa técnica é essencial, criar hábitos que o ajudem a ser mais produtivo e a escapar do estresse.

O que esse método demonstra é que a procrastinação é uma resposta natural e válida ao estresse, fornecendo a você o conhecimento de que você está sempre a apenas cinco segundos da tomada de uma decisão, evitando o atraso irracional e a espera que inevitavelmente levam à procrastinação.

Se você está lendo esta postagem, pode estar evitando uma tarefa, mas a boa notícia é que você tem apenas 5 segundos para parar de procrastinar e conseguir fazer.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.