Uma criança que lê será um adulto que pensa…

Uma criança que lê será um adulto que pensa…

Os livros são essenciais para o desenvolvimento e crescimento das pessoas, por isso é altamente recomendável que a criança pratique a leitura em casa.

Uma das melhores decisões que você pode tomar como pai ou mãe, é permitir que seu filho desfrute e se divirta no mundo dos livros.

Porque a infância é o cenário ideal para aproximar o seu filho da leitura e incutir nele o incrível valor dos livros. Considerando que esta atividade ajuda as crianças a se acostumarem a pensar, imaginar e analisar antes de agir, graças ao conhecimento derivado do amor pelos livros.

Ler é uma atividade que durará dentro da criança por toda a vida, facilitando seu crescimento como indivíduo enquanto descobre, passo a passo, o amplo mundo literal à sua disposição. Por isso, é aconselhável começar pelos livros de acordo com a idade e aos poucos abrir oportunidades para obras mais complexas, que contribuam para o desenvolvimento de sua consciência de mundo.

Por crescer rodeada de saberes, ensinamentos, moral e aprendizagens que as diferentes obras literárias proporcionam, as crianças desenvolvem uma maior consciência das suas ações e palavras. Até se tornarem adultos que usam seu pensamento para enfrentar as dificuldades e desafios do dia a dia.

Desta forma, os pequenos que desfrutam plenamente do maravilhoso mundo dos livros, experimentam um enriquecimento de sua mente e de seus conhecimentos. Mergulhando nas experiências, vivências, conhecimentos e ideias presentes em cada obra literária e se adaptando através do uso da imaginação e da criatividade que lhes permite entrar naquele mundo.

É por isso que é recomendado que todos os pais incentivem nas crianças o amor pelos livros. 

Livros e seu valor no crescimento de uma criança

Uma criança que desde cedo entra no mundo dos livros, durante o seu desenvolvimento e crescimento físico, emocional e mental, torna-se um ser com grande orientação para o pensamento e a palavra.

Já que sua paixão pela leitura o ensina a analisar em profundidade qualquer situação antes de agir de forma imprudente. Além do fato de que todo o conhecimento e a moral adquiridos nos livros tornam mais fácil para ele demonstrar maior respeito, tolerância e respeito pelo meio ambiente, já que ele tem um ponto de vista enriquecido com as histórias que lê.

Desta forma, através dos livros, a criança pode aprender e compreender em maior medida os seus próprios sentimentos, ideias, pensamentos e sonhos. Assim, os livros somados às experiências do dia a dia, auxiliam os mais pequenos no estabelecimento de sua moral, filosofia e objetivos de vida.

Além de facilitar o processo de compreensão de questões de alta complexidade que afligem o ser humano e o mundo, aos poucos, com a leitura, ele consegue ampliar sua forma de ver a vida e de enfrentá-la.

Pois reconhece que nem tudo é preto ou branco e que existem diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto. 

Um conhecimento que permite à criança ser mais respeitosa e compreensiva com as diferenças de opinião entre as pessoas que fazem parte de seu ambiente. Por ter a capacidade de ouvir os outros e aceitar seus pensamentos e ideias sem impor os seus.

Deixe uma resposta