Por que meu cabelo não cresce? 4 causas possíveis e o que fazer

Por que meu cabelo não cresce? 4 causas possíveis e o que fazer

Por que meu cabelo não cresce? É uma pergunta que nos aflige, especialmente quando queremos fazer um corte de cabelo que exija um certo comprimento ou um penteado espetacular e que o comprimento do cabelo não seja suficiente, ou também depois de cortar muito e se arrepender e esperar que em breve cresça, mas ainda não cresce.

Existem várias razões pelas quais o cabelo não cresce tão rápido quanto gostaríamos ou como deveria crescer. Você precisa analisar os possíveis fatores e colocar um remédio para resolver esse problema e desfrutar de cabelos longos e saudáveis.

Por que meu cabelo não cresce?

Aqui veremos os motivos mais comuns pelos quais o cabelo não cresce.

1. Genética

O ciclo de crescimento do cabelo consiste em três fases : fase anágena, que ocorre quando o cabelo cresce, fase catágena, que é o estágio de transição, e telógeno, que ocorre quando o cabelo cai. Este ciclo não é o mesmo em todas as pessoas e normalmente é assim desde o nascimento.

Há pessoas em quem a fase de crescimento dura 2 anos e até 7 anos, e desde a infância essa diferença pode ser percebida no tempo que leva para o cabelo crescer.

É hora de lembrar e analisar se um crescimento lento no comprimento do cabelo foi observado desde a infância. Nesse caso, provavelmente é devido a problemas genéticos, e um tratamento supervisionado por dermatologistas pode ajudar o processo, mas é bom entender que o processo ainda será mais lento que a média das pessoas. Essa pode ser uma das muitas razões pelas quais o cabelo não cresce na proporção que gostaríamos.

Outro motivo causado pela genética é que, se o cabelo é encaracolado, ondulado ou muito fino, a percepção do crescimento do cabelo é que ele não cresce tanto, quando na verdade pode estar crescendo a um bom ritmo.

Quando o cabelo está enrolado, perguntas sobre por que o cabelo não cresce tanto são comuns; no entanto, para corrigir essa percepção errônea, é possível recorrer com frequência à revisão do comprimento esticando um cacho e verificando o tamanho. Certamente, ao longo dos meses, a percepção de que não cresce mudará.

2. Tipo de alimentação

Uma das razões mais frequentes para o cabelo não crescer é que a comida não é adequada. O cabelo, como o resto do corpo, requer nutrientes para crescer e também ser saudável.

A razão pela qual o cabelo não cresce devido a uma dieta ruim é porque o corpo absorve os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e da vitalidade, e esses processos não urgentes ou não-vida ou morte são “sacrificados” pelo que se você não estiver ingerindo uma quantidade adequada de vitaminas e nutrientes em geral, o cabelo é uma das partes afetadas primeiro.

Comer bastante vegetais, frutas, proteínas e água é o primeiro passo para recuperar cabelos saudáveis e promover seu crescimento. No entanto, é necessário garantir que a dieta em geral seja equilibrada e que os legumes e frutas sejam adequados de acordo com o estilo de vida e os requisitos diários necessários. A nutrição incorreta pode ser a principal causa do crescimento do cabelo.

3. Estresse

O corpo reage de várias maneiras a episódios curtos ou prolongados de estresse. Tudo o que é gerado como resultado disso influencia de maneira importante o funcionamento do corpo, o couro cabeludo e, portanto, o cabelo não é a exceção.

Quando sentimos estresse, é comum que a dermatite se desenvolva, às vezes não é facilmente visível, mas, em vez de se manifestar em outras áreas do corpo, é o couro cabeludo que se ressente, causando uma série de incontroláveis, pois a dermatite causa irritação excessiva no couro cabeludo, que por sua vez leva à inflamação dos folículos que impedem o crescimento normal. Portanto, uma das causas que o cabelo não cresce é o estresse.

4. Idade

Outra razão pela qual o cabelo não cresce é a idade. Ao longo dos anos, os processos do corpo mudam, e um dos mais notórios é o crescimento do cabelo.

A idade em que o cabelo pode parar de crescer normalmente é variável, mas a partir dos 30 anos já pode ocorrer uma diminuição quase imperceptível, que se tornará perceptível com o passar dos anos. É um processo normal que deve ser aceito e assistido com tratamentos e boa nutrição; no entanto, devemos estar cientes de que, por volta dos 50 anos, a principal causa do crescimento do cabelo é a idade e a diminuição da produção de colágeno.

Antes desta causa, recomenda-se ir ao dermatologista para analisar o melhor tratamento como um auxílio no crescimento do cabelo causado pela passagem dos anos.

Deixe uma resposta