Por que você deveria rir mais? Esses são os 10 motivos

Você está visualizando atualmente Por que você deveria rir mais? Esses são os 10 motivos

Aprenda neste artigo porque é importante rir várias vezes ao dia, não só para sua aparência, mas também a saúde física e mental.

Quem não gosta de rir seja com amigos, família ou até sozinho? E o riso é uma das reações mais bonitas das pessoas, sinônimo de alegria e felicidade, embora nem sempre seja assim.

E muitos sujeitos conseguiram rir das situações mais difíceis e estressantes que tiveram que viver, e isso tem a ver com ver as questões de outras perspectivas, ser capaz de ser resiliente e encontrar humor nas coisas.

Rir é sinônimo de que as pessoas estão passando por um momento agradável e que, mesmo por esses segundos, conseguiram esquecer o que lhes está causando mal ou ainda, conseguiram encontrar um lado engraçado ou bizarro em uma determinada situação que, talvez, possa causar preocupação.

No entanto, a maioria das pessoas quando fala em rir relaciona isso com felicidade. E embora tenha algo a ver com isso em algum momento, por outro lado não implica que coisas ruins não aconteçam com pessoas que estão de bom humor no dia a dia, mas sim no que fazem com elas e como eles os recebem.

Embora pareça banal falar sobre isso, sobre encontrar o lado bom ou rir de situações feias, a verdade é que não tem apenas a ver com uma forma de ser e de encarar as coisas, mas também com ter consciência dos efeitos do riso tanto na saúde mental quanto física.

Portanto, embora seja importante encontrar a felicidade nos diversos momentos e situações da vida, não existe receita para alcançá-la, para mantê-la ao longo do tempo e como passar mais tempo com acessos de riso que fazem doer a barriga.

Não existem fórmulas mágicas para ser sempre feliz. Cada um deve identificar quais são as questões que o fazem se divertir, rir e se sentir feliz mesmo que por alguns momentos.

E isso não tem apenas a ver com estar bem emocionalmente e com a forma como as pessoas se mostram aos outros, mas também com os efeitos positivos do riso na saúde.

Efeitos do riso: razões pelas quais deveríamos rir mais

Agora, vamos falar sobre alguns dos efeitos do riso e do bom humor na saúde das pessoas.

1. Níveis mais baixos de estresse

Quando você pensa nos benefícios de rir, muitos podem pensar nisso. E assim como o riso ajuda na secreção de endorfinas, também inibe o hormônio do estresse através do sistema endócrino, o que causa níveis elevados no corpo.

Portanto, rir até das situações mais complicadas reduz o estresse.

2. Reduz a sensação de dor

Como explicamos no ponto anterior, quando uma pessoa ri o corpo secreta endorfinas, substâncias ligadas a um estado de bem-estar. Portanto, quando alguém sorri, é causada no corpo uma sensação semelhante à da aplicação de morfina, o que significa que ela funciona como uma espécie de analgésico e reduz a dor.

3. Regula a pressão arterial

O riso também reduz os estados de ansiedade e reduz os níveis de pressão arterial no corpo.

Por isso, se um sujeito fizesse do riso uma condição quase permanente do seu humor, conseguiria excelentes benefícios para a saúde, como a redução dos riscos associados à hipertensão.

4. Antidepressivo

O riso funciona como um excelente antidepressivo pela simples razão de que quando uma pessoa está feliz ou acha uma situação engraçada, ela não se sente triste, mesmo que esteja passando por uma situação complicada.

O riso permite que o sujeito se abstraia da situação em que se encontra e o predispõe à felicidade.

5. Fortalece o sistema imunológico

Existem várias investigações dedicadas a estudar a relação entre saúde e emoções e esta estreita ligação está mais do que comprovada. Por isso pode-se inferir que estar motivado, feliz e com pensamentos positivos pode ajudar a evitar doenças, sentir-se melhor, de bom humor e fortalecer o sistema imunológico.

6. Promove o fluxo sanguíneo

Segundo publicação da Revista Argentina de Cardiologia, o riso pode ser benéfico para a saúde cardiovascular, pois quando ocorre, os vasos sanguíneos se dilatam, o que favorece o aumento do fluxo sanguíneo.

Portanto, se a pessoa sofre de algum problema cardíaco, rir, cercar-se de pessoas que a ajudem a ser feliz e a se divertir, além de realizar atividades prazerosas favorece o bom funcionamento dos vasos sanguíneos.

7. Purificação do organismo

Quando uma pessoa ri, causa aumento da sudorese no corpo, bem como em alguns casos a secreção de lágrimas e aumento nos níveis de troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Por isso, diz-se que o riso intervém em quase todos os efeitos fisiológicos do corpo que têm a ver com a sua purificação.

8. Ajuda a melhorar a respiração

O exercício de sorrir triplica a quantidade de ar que entra no corpo, o que faz com que os alvéolos pulmonares se expandam da mesma forma; Ou seja, três vezes mais do que quando respiramos normalmente.

Por isso, diz-se que o riso pode ajudar o sistema respiratório, pois quando acontece produz contrações intensas do diafragma, juntamente com inspirações profundas que geram exalações curtas e rápidas. 

Isso melhora todo o sistema respiratório, envolvendo a maioria dos músculos e órgãos que o compõem, e o desempenho pulmonar é elevado e o fluxo sanguíneo aumenta.

9. Funciona como antiinflamatório 

Pela mesma razão que gera endorfinas no corpo conforme explicado acima, rir também tem efeito antiinflamatório. Em alguns casos, pode até diminuir as chances de casos graves de artrite.

10. É um exercício do tipo aeróbico

Quando uma pessoa ri, ela aciona pelo menos 400 músculos de todo o corpo que, por meio de contrações e relaxamentos, tremem espasmódicamente, o que os faz tonificar como se fosse algum exercício físico.  

Agora você sabe quais são os benefícios de rir mais e por que deveria fazê-lo. Embora coisas diferentes gerem felicidade para cada pessoa, um conselho aplicável a todos é cercar-se de amigos, familiares e grupos de trabalho nos quais se promova o bom humor e o espírito alegre. 

Isso ajudará a reduzir conflitos e situações estressantes, a trazer à tona o lado positivo e engraçado disso e a evitar problemas de saúde.

Deixe um comentário