10 Razões pelas quais você não deve ter medo de errar

10 Razões pelas quais você não deve ter medo de errar

Todos os seres humanos estão suscetíveis a errar, durante as várias fases da nossa jornada pela vida.

Os erros nem sempre têm uma conotação negativa, embora tendam a se alimentar de suas inseguranças e preocupações. Afetando negativamente suas decisões e desempenho.

Mas, não se esqueça que errando também pode-se obter resultados positivos, pois tudo depende do contexto, do cenário e dos sentimentos envolvidos naquela situação.

O medo de cometer alguns erros em vários aspectos de sua vida só aumenta a carga de estresse e exaustão em sua mente e corpo. Daí a importância de reconhecer o valor de cometer erros de vez em quando para encontrar um novo caminho a seguir.

10 Motivos pelos quais você deve perder seu medo de errar:

Ao cometer um erro, você é forçado a sair da sua zona de conforto e analisar suas decisões ou motivações e iniciar um novo projeto. O que torna os erros fundamentais para o desenvolvimento e evolução das pessoas, pois as incentiva a encontrar novos caminhos para seguir em frente.

Aqui estão os 10 motivos pelos quais você deve parar o medo de cometer um erro no seu dia a dia.

1. Nós aprendemos com os erros

Ao cometer um erro é natural saber quais os motivos, implicações e como evitar errar novamente no futuro. Através das falhas, você adquire conhecimentos e experiências que o ajudam a lidar melhor com qualquer situação em que se encontre.

Para a ciência, cada procedimento requer tentativa e erro, pois é esse processo que beneficia encontrar o caminho certo para atingir um objetivo.

2. Você aprende mais sobre você

Como nossos sentimentos e pensamentos são afetados diretamente pelos erros, cometê-los inevitavelmente ajuda você a se entender melhor. Depois de apontar as fraquezas e vantagens que você manifesta ao enfrentar determinadas situações.

3. Sem erros, não podemos experimentar limites

Os desafios normalmente têm 50% de probabilidade de sucesso, então a incerteza e a possibilidade de fracasso estão sempre presentes quando confrontados com novos desafios.

Embora as chances de cometer um erro sejam suficientes para desanimar, se você não ousar testar seus limites, nunca descobrirá quais são suas capacidades e até onde pode ir por conta própria sem a ajuda de outras pessoas.

4. Nós perdoamos os erros dos outros mais facilmente

Por mais incrível que pareça, muitas pessoas acham mais fácil entender e perdoar os erros que outras pessoas cometem quando sabemos que também erramos. Isso nos torna mais compreensível.

5. Errar é humano

Todas as pessoas podem cometer erros, pois isso mostra a vulnerabilidade do ser humano à vida e seus diversos cenários. Portanto, não tenha medo de errar, todo mundo já falhou em algum momento, mas saber corrigir o erro e seguir em frente é algo que poucas pessoas conseguem.

6. Sem erro, sem progresso

Como já mencionamos acima, para seguir em frente e superar os obstáculos e desafios da vida, às vezes é necessário cometer erros. 

A necessidade de alcançar o sucesso é o que o motiva, após cometer um erro, a buscar uma nova alternativa que permita atingir a meta traçada.

7. O medo do erro produz estagnação

Por ter medo de cometer erros na maneira de agir, você tende a ficar na sua zona de conforto, onde sabe o tipo de resultados que vai obter. No entanto, isso significa que você não experimenta novas ideias, nem corre o risco de tentar coisas novas, mantendo-se sempre o mesmo.

8. O erro aumenta a autoestima

Depois de enfrentar seus erros e encontrar uma nova maneira de atingir seus objetivos, você inconscientemente aumenta sua confiança em si mesmo.

Pois apesar da sensação de fracasso, você continua lutando, acreditando em suas próprias habilidades para encontrar novos caminhos em direção ao seu objetivo. Dessa forma, ao cair e se levantar novamente preparado para um novo desafio, você aumenta sua autoestima.

9. Todo mundo tem o mesmo direito de estar errado

Toda pessoa tem o direito de errar, independente de seu nível intelectual ou posição social, pois nenhum ser humano é perfeito. Afinal, o indivíduo tem suas próprias experiências com as quedas e sua recuperação.

10. Pessoas como você até cometem erros também

Muitas vezes você teme pela reação de outras pessoas aos seus erros, entretanto, você deve se lembrar que todos ao seu redor em algum momento se sentiram fracassados. 

Se o seu ambiente é a compreensão de suas falhas, eles são sobre seres que genuinamente se preocupam com você e entendem e aceitam seu lado humano.

Deixe uma resposta