10 Sinais de alerta de que você deve ficar longe de uma pessoa o mais rápido possível

10 Sinais de alerta de que você deve ficar longe de uma pessoa o mais rápido possível

Todos nós já tivemos em mais de uma ocasião um relacionamento tóxico, seja uma amizade, um relacionamento amoroso ou mesmo em família. O problema é que percebemos tarde demais o dano que essa pessoa nos causa e, a essa altura, nos vemos envolvidos em uma dinâmica relacional da qual pode ser difícil escapar.

Hoje, vamos tentar identificar 10 sinais que nos alertam que alguém pode estar nos fazendo mais mal do que bem e, portanto, devemos começar a nos distanciar o mais rápido possível.

1. Questiona tudo o que você diz

Não só questiona se o que você diz é verdade ou não, mas também se sua opinião é relevante

Não devemos estar perto de pessoas que nos fazem sentir vergonha de expressar nossas ideias ou gostos. Com o tempo, esse comportamento fará com que você concorde com tudo o que eles dizem e duvide se você está certo sobre algo.

2. Critica os outros

Se você perceber que ele é o tipo de pessoa que critica constantemente os outros de forma destrutiva ou pelas costas, pode ter certeza de que ele faz o mesmo com você. Não é a mesma coisa simplesmente comentar que há algo sobre alguém de quem você não gosta de zombar ou humilhar os outros.

3. Falta de comunicação

A comunicação é essencial para a construção de bons relacionamentos, mas não pode haver boa comunicação sem honestidade. Se você sabe que está em algum tipo de relacionamento com alguém que mente mais do que fala, fuja o mais rápido possível. No longo prazo, isso apenas o deixará inseguro e até mesmo duvidará de seu próprio julgamento.

4. Não respeita seus limites

Em qualquer tipo de relacionamento, mesmo familiar, é fundamental aprender a estabelecer limites e respeitar os outros. Uma pessoa tóxica não gostará que você diga “não” e tentará te pressionar e manipular para que ceda no final

Se você sente que cede constantemente a pedidos que recusou no início, você já sabe de quem deve ficar longe.

5. Você sempre tem que ir atrás dessa pessoa

É difícil um relacionamento ser 50/50 constantemente, pois passamos por várias dificuldades que ainda não nos permitem dar tudo de nós mesmos. 

Mas se você tem a impressão de que sempre foi e é você quem vai atrás da outra pessoa para conversar ou se encontrar, você sempre organiza os planos, etc., você ainda deve parar de se esforçar tanto por alguém que parece não mostrar o mesmo interesse por você. 

É cansativo estar atrás de alguém e dar o nosso melhor para nunca receber o mesmo.

6. Faz você perder a paciência e diminui sua autoestima

Pessoas tóxicas realmente nos irritam, mas com suas manipulações e mentiras, eles acabam nos fazendo ficar lá para eles. 

Os vínculos com os quais trabalhamos devem nos dar alegria e bem-estar. Mas se alguém faz você ficar ansioso, com medo e até com raiva regularmente, afaste-se, pois, além disso, todos esses sentimentos também podem prejudicar sua autoestima.

7. É uma pessoa muito negativa

Estar com pessoas negativas, críticas, reclamonas, etc., é contagioso e pode prejudicar nossa saúde mental

Em geral, estar rodeado de negatividade e de pessoas que só sabem reclamar, nos deixa de mau humor e pode fazer com que acabemos sendo como eles.

8. Sua família e amigos te alertam sobre essa pessoa

Provavelmente não o fazem conscientemente, mas, por exemplo, quando os pais do seu parceiro contam a você sobre relacionamentos anteriores do seu parceiro, eles podem lhe dar alguma pista sobre a dinâmica que tiveram naquele relacionamento e você pode ver semelhanças com o seu relacionamento. 

Você também pode ver sinais na maneira como eles se relacionam com os amigos e como os amigos falam sobre essa pessoa.

9. Ele só encontra você quando tem drama

Sabemos que nos relacionamentos verdadeiros você tem que estar presente para o bem e para o mal. Todos nós encontramos alguém que nunca poderia se encontrar, exceto quando tinha um problema. 

Essas pessoas falam sobre si mesmas e seus problemas, mas nunca perguntam como você está porque, no fundo, não têm interesse em você, só querem desabafar. Além disso, eles tendem a abusar de sua confiança e hospitalidade, mas nunca estão lá para te apoiar.

10. Você está ciente do comportamento dessa pessoa

Todos nós temos comportamentos e atitudes tóxicas, mas o importante é perceber isso e mudar. Uma pessoa completamente tóxica não assumirá responsabilidade por suas ações, culpará os outros ou as circunstâncias, mas não reconhecerá que faz coisas erradas ou tenta mudá-las, pensa que é perfeito.

Deixe uma resposta