12 Ensinamentos de Buda para aplicar em tempos difíceis

12 Ensinamentos de Buda para aplicar em tempos difíceis

Para começar, quero que você saiba que Buda não é um deus, não é um profeta e não é um messias. Siddhartha Gautama (seu nome verdadeiro) foi alguém que, por meio de suas experiências de vida, despertou e atingiu um estado de grande sabedoria e iluminação.

Hoje, ele é considerado o fundador do budismo. Da mesma forma, ele nos deixou um grande legado de ensinamentos e conselhos que focam na busca espiritual e na descoberta desse potencial interior que pode nos permitir ser sábios, prósperos, sensíveis, humildes, pacientes, abundantes e iluminados.

Desta vez, trago 12 dicas inspiradas nos ensinamentos de Buda, que o ajudarão a refletir em tempos de crise.

12 Ensinamentos de Buda:

Para Buda, a maneira mais calma, amorosa e inteligente de enfrentar tudo o que nos acontece na vida tem a ver com a nossa atitude em relação a cada experiência. E também tem a ver com o que está dentro de nós. Aqui está a chave para tudo.

Siga estes sábios conselhos de Buda:

1. A mudança começa com você

Seu mundo externo nada mais é do que um reflexo de seu mundo interno. Em geral, temos o mau hábito de pensar que tudo ficará bem quando as circunstâncias passarem ou mudarem. Mas a verdade é que suas circunstâncias só mudarão quando uma mudança genuína começar a ocorrer dentro de você.

2. Aprecie o presente, hoje, aqui e agora

A única coisa que você tem agora é o presente. Portanto, não deixe isso escapar de suas mãos perdendo tempo com o passado ou pensando muito no futuro. Valorize o seu presente, é a única coisa importante que você tem. Lembre-se de que, a partir dele, você pode criar seu futuro.

3. Admita! As coisas são como são!

Às vezes, resistimos demais às coisas. E isso, a única coisa que nos causa é o sofrimento. Decida então, observe tudo ao seu redor como é. Não resista, e se não puder fazer nada relaxe, não lute contra a corrente, aceite ou será consumido pelo sofrimento.

4. Nada é estático, tudo muda

Tudo, absolutamente tudo nesta vida, é dinâmico. Sempre haverá mudanças. Mesmo a cada segundo que passa, tudo muda. Então, não viva se arrependendo. Se você não sabe o que fazer, de preferência não faça nada, porque o universo não para de mudar ou se expandir. Espere, tudo vai passar.

5. Não há melhor aprendizado do que cometer erros

Isso mesmo!… Tente entender uma coisa:

O fracasso é inevitável. Mas o que você pode fazer é se levantar, seguir em frente e melhorar.

Todas as pessoas de sucesso falharam em algum momento de suas vidas. Às vezes, a queda é até repetida. Portanto, aproveite todas as suas falhas como se fosse um grande aprendizado. Se você fizer assim, da próxima vez estará mais perto do sucesso. O fracasso sempre deixa uma grande lição de aprendizado.

6. Se você acha que tem um problema, então sim, você tem um problema

Às vezes, tudo é visto por uma única perspectiva, o que faz com que as coisas pareçam difíceis em um determinado ponto. Em outros casos, acontece o contrário, vemos a situação vantajosa.

Sabendo disso, ao se deparar com uma dificuldade, escolha a opção de entendê-la como um desafio, ou como uma oportunidade de aprendizado. Se, em vez disso, você vê isso como um problema, essa dificuldade sem dúvida será um problema.

7. Tudo na vida é possível

Milagres acontecem todos os dias. Mas, você deve entender que nós, seres humanos, somos responsáveis ​​por isso. Acredite nisso e confie.

Tudo está associado a uma mudança de consciência. Aqui está outro grande segredo.

8. Pare de se comparar com os outros

Você está nesta vida para cumprir sua própria missão. E isso, é claro, é tão importante quanto a missão de qualquer outra pessoa.

Por outro lado, se você acha difícil evitar comparações, compare-se com aqueles que têm menos do que você, essa é uma ótima estratégia para perceber que sempre teve muito mais do que precisava para ser feliz.

9. Você não é uma vítima

Você é o único criador de sua própria experiência e tudo o que acontece com você na vida é atraído por você. E como dito acima, isso é necessário para o seu aprendizado. Portanto, quando algo desagradável acontecer com você, apenas diga obrigado e pergunte-se… “por que trouxe isso para minha vida?” “O que eu preciso aprender com essa experiência?”

10. Se algo não acontecer como você esperava, significa que o melhor ainda está por vir.

Lembre-se disso:

O universo sempre estará a seu favor.

Tudo na vida acontece com perfeição. Mesmo quando as coisas dão errado.

Normalmente, quando olhamos para trás, percebemos que o que consideramos ruim foi, na verdade, a melhor coisa que poderia ter acontecido conosco. Agora, se algo funciona ou corre como esperávamos, é porque, sem dúvida, estamos alinhados com o nosso propósito de vida.

11. Entenda seus medos e seja grato

O medo é o oposto do amor. Isso geralmente atrapalha nosso desenvolvimento. Porém, é importante vivê-lo, pois também nos dá uma grande oportunidade de aprendizado.

Portanto, se você conseguir superar o medo, ficará mais forte e mais confiante. Superar o medo exige prática, é claro. Embora você deva ter em mente que o medo muitas vezes é apenas uma ilusão e, às vezes, é opcional.

12. Seja feliz e experimente alegria

Tem gente que gosta de tudo que acontece com ela. Mesmo na pior situação pela qual podem passar, eles riem, e às vezes riem de si mesmos.

Essas, é claro, são pessoas que veem crescimento em tudo. São pessoas que aprenderam como é importante focar na alegria e não nas dificuldades. Procure seguir o exemplo deles, pois o resultado que obterá com isso será atrair situações muito mais felizes do que tristes em sua própria vida.

Espero que você tenha entendido cada um desses ensinamentos que Buda nos deixou. E lembre-se, só você tem a possibilidade de transformar o seu mundo… Chegou a hora de mudar! É hoje!

Na vida, tudo é uma grande oportunidade…

Deixe uma resposta