12 Frases de avós sábios que todos precisam conhecer

You are currently viewing 12 Frases de avós sábios que todos precisam conhecer

Os avós são como segundos pais que sempre estarão lá para nos ajudar e nos dar as lições mais importantes. Sua sabedoria não tem limites e eles nos ensinam muitas coisas. Os laços de avós e netos são únicos.

São eles que têm uma frase sábia com uma moral inesquecível para cada situação. Todos nós certamente nos lembramos de uma frase usada pelo avô. Talvez os tenham repetido um milhão de vezes e nós os conhecêssemos a todos, mas nunca nos cansaremos de ouvi-los. É por isso que hoje veremos algumas frases de avós carregadas de sabedoria.

1. “Querida neta, deves saber que ser boa pessoa não significa ser submissa e deixar ser pisada pelos outros”

Sem dúvida, essa avó estava muito certa em suas palavras. Queria expressar à neta que na vida você tem que se defender e ser forte para que ninguém abuse da boa pessoa que somos. O avô realmente foi muito preciso em suas palavras.

2. “Se você quer conhecer uma pessoa, não dê ouvidos às suas palavras, observe suas ações”

O que o avô quis dizer com a neta com essa frase é que as pessoas podem dizer muitas coisas, mas o que importa mesmo é o que elas fazem. Os atos são aqueles que marcam verdadeiramente como uma pessoa é.

3. “O meu avô me disse um dia: Trabalhe sempre e nunca dependa de ninguém. Nem financeiramente nem emocionalmente.”

Sem dúvida que o avô tem razão e a verdade é que ele foi um avanço já que em sua época os homens pensavam de forma diferente. Com essa frase, ele queria dizer à neta para ser independente, não para se colocar sob a asa de um homem, mas para construir o seu próprio caminho.

4. “Sempre que você pedir três desejos, peça paz, pão e trabalho”

Essa frase se refere às coisas que são importantes na vida e que devem ser valorizadas. Neste caso, refere-se ao fato de que ter paz de espírito, um trabalho para se sustentar e a possibilidade de dormir dentro de uma casa é o que é preciso para estar bem.

5. “O diabo sabe por ser velho do que por ser o diabo”

Este ditado fala de como a velhice está ligada à sabedoria. Ele dá como exemplo um personagem como o diabo, que supostamente existe há muito tempo e que é considerado astuto, mas atribui sua astúcia à idade e não à sua condição de poder.

6. “Os irmãos devem ser unidos”

Frase que nos mostra que não devemos lutar com o mesmo sangue porque são os únicos que estarão sempre ao nosso lado para nos acompanhar. Sem dúvida o avô que disse que era uma pessoa muito familiar.

7. “A vida é curta, aproveite cada momento”

Refere-se ao fato de que tudo acontece mais rápido do que pensamos e que não há nada melhor do que aproveitar cada dia da nossa vida. A verdade é que essa frase dita por um avô faz muito sentido porque são pessoas muito experientes que já viveram a vida.

8. “Um copo d’água não deve ser negado a ninguém”

Raramente algo mais nobre foi dito. Uma frase simples, mas contundente. Isso apoia a ajuda dos pares e promove a consideração por estranhos e por pessoas de quem podemos não gostar muito.

9. “Não dê ouvidos a quem não te ama, eles sempre encontrarão algo para te criticar”

Uma lição sábia e um olhar interessante de um avô. Essa frase nos faz pensar em quantas vezes nos preocupamos com o que dizem de nós. Quando isso não deve nos causar desconforto, porque é isso que essas pessoas querem alcançar.

10. “Trate os outros como você quer ser tratado”

Uma comparação inesquecível. Algo como se colocar no lugar do outro para saber o que ele sente. Essa frase toca nosso coração e nos faz querer ser mais empáticos com as pessoas ao nosso redor.

11. “Melhor um pássaro na mão do que cem voando”

Um ditado antigo e conhecido. Seu significado se refere à ambição e ao desejo de querer percorrer muitos caminhos. São essas atitudes que podem nos levar a perder oportunidades. É melhor prestar atenção e cuidar de uma coisa do que ter centenas de oportunidades perdidas em todos os lugares.

12. “Quando as pessoas te virem crescer e perceberem que não te alcançam, vão tentar te sujar. Isso se chama inveja”

Um avô que explica perfeitamente o que é a inveja em poucas palavras. Um conselho conciso que você deu à sua neta para usar na vida. Realmente é para levar em conta já que se trata de um avô com muita experiência na vida.

Deixe um comentário