As frutas são um alimento indispensável em qualquer dieta saudável. Muitas vezes, o costume é descascar, mas elas contêm nutrientes e compostos vitais para o corpo. Estas são quatro frutas que você não deve descascar.
Se você é um daqueles que descasca a fruta, não está sozinho. É muito frequente a maioria remover a pele, mesmo quando é bastante comestível, como é o caso de maçãs ou peras.
Você deve saber que, ao fazer isso, estará eliminando uma parte essencial. Isso ocorre porque a casca contém nutrientes e componentes essenciais para o corpo.
A casca da fruta é baixa em calorias, açúcar e gordura. É uma fonte interessante de fibras que favorece o trânsito intestinal, gera uma sensação de saciedade e protege a membrana mucosa do intestino.
Certas peles são ricas em minerais e vitaminas, como é o caso das frutas cítricas.
Alguns estudos também sugerem que, em geral, a casca e as sementes são mais ricas em antioxidantes do que a polpa de muitas frutas.
Essas são as frutas com cascas nutritivas:
1. Banana
Acredite ou não, a casca de banana é consumida e também é nutritiva.
Você pode não conhecer ninguém no Brasil que faz isso, mas em outros países, como a Índia, não é tão raro.
É comum consumir a casca de banana assada ou frita, embora também seja ótima em shakes. Para fazer isso, você pode tentar ferver para deixar um pouco mais mole.
Se a banana é rica em potássio, magnésio, fibra e certas vitaminas como B6 e B12, ao ingerir a casca, você aumentará a porcentagem de todos esses nutrientes.
2. Limão
O limão é um alimento que traz inúmeros benefícios à saúde.
É rico em vitamina C, ácido cítrico, potássio, é um antioxidante importante e também é pobre em calorias. E boa parte desses nutrientes também é encontrada na pele, como é o caso dos antioxidantes.
Este cítrico também é rico em fibras solúveis, o que favorece digestões mais lentas e melhor trânsito intestinal. Mas, essas qualidades não são encontradas em seu suco, mas estão localizadas na casca branca do limão, por isso seria aconselhável tentar consumir toda a fruta.
3. Laranja e outros cítricos
A casca da laranja contém mais vitamina C do que a polpa. Enquanto a casca fornece cerca de 136 miligramas de vitamina C por 100 gramas, sua polpa contém aproximadamente 71 miligramas.
Sua contribuição de vitamina A e B e minerais como cálcio, selênio, manganês e zinco também é maior na casca do que na polpa.
Além disso, algumas indicações sugerem que a pele da laranja pode favorecer a perda de peso.
Em geral, a pele das frutas cítricas é muito rica em nutrientes. Também ocorre, por exemplo, com cascas de tangerina, que possuem uma potente capacidade anti-inflamatória, sendo ricas em flavonóides como a hesperidina e, em menor grau, tangeretina e nobiletina.
4. Maçãs
Um ditado diz que comer uma maçã por dia pode nos manter afastados do médico. É uma fruta realmente benéfica para a saúde.
Uma maneira de aumentar esses efeitos positivos no corpo é comer maçãs sem descascar.
A maça com casca contém 332% mais vitamina K, 142% mais vitamina A, 115% mais vitamina C, 20% mais cálcio e até 19% mais potássio do que uma maçã descascada.
Além disso, a casca da maçã contém pectina e ácido ursólico, com efeitos positivos a saúde.
A pectina é uma substância semelhante às fibras, que favorece o trânsito intestinal e pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Pode ser encontrada nas maçãs, mas também na casca de frutas cítricas.
Por seu lado, o ácido ursólico favorece a ativação do colágeno, melhorando a condição da pele e do cabelo.
A casca de maçã também é rica em polifenóis, com uma excelente atividade antioxidante e anti-inflamatória no intestino.